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quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

RECORDANDO UMA ÉPOCA MARCANTE - Eduardo Ribeiro


- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -

Eduardo Gomes Ribeiro (Dudu)

Em diversas ocasiões aqui no blog ressaltamos a importância que teve o saudoso Dudu, no automobilismo da nossa cidade do Salvador nos anos 60/70.
Eduardo Gomes Ribeiro, junto com Adriano Fernandes, Aristóteles Moreira, Renato Caría e Álvaro da Silveira, era uma das principais "engrenagens" que faziam com que as corridas fossem realizadas com sucesso! 
Por este motivo, além da grande amizade e afeto que tinha por ele, solicitei ao Eduardo (filho) que escrevesse algo sobre as recordações que tinha daquela época que foi tão marcante para algumas gerações de automobilistas e aficionados do esporte a motor.
Eduardo apesar de muito jovem naqueles anos, acompanhava sempre o pai nos preparativos das corridas e dos encontros automobilísticos realizados no Posto do Cristo. 

Posto do Cristo na década de 60.

Premiações no Posto do Cristo:(acima- Eduardo Ribeiro, Leonardo Godoi e André Burity (com a taça). (abaixo)- Elias Uanus recebendo prêmio das mãos de Renato Caria, sob o olhar atento de Dudu.


Puma Espartano da escuderia AF, em exposição no Posto do Cristo.

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DEPOIMENTO

RECORDANDO UMA ÉPOCA MARCANTE





Num breve encontro com Mauricio no Shopping Barra ele me pediu para escrever um pouco sobre as corridas da Avenida Centenário.



Escrever não é o meu forte, mas como o assunto é uma época marcante na nossa vida ficamos motivados a tentar transmitir um pouco do que vivemos naquela época.



Com já noticiado amplamente nesse blog meu pai Eduardo Gomes Ribeiro, mais conhecido por todos como Dudu do Posto do Cristo, teve uma participação ativa nesse período. A sede do automóvel Clube de Salvador era no nosso Posto do Cristo.



Porem a participação de meu pai não se limitava simplesmente a emprestar a nossa sede ao Automóvel Clube, lá também eram feitas as reuniões que preparavam as provas, onde eram guardados todos os materiais utilizados pela organização, exposição dos carros após as corridas, entrega de prêmios das competições,  além de ser o  ponto de encontro no dia a dia, de todos que curtiam a paixão pelo automobilismo.



Gostaria de destacar um episódio, como prova do envolvimento dele com o Automóvel Clube. Era o dia que seria disputada uma das provas da Av. Centenário e ao vistoriar a pista logo cedo com meu pai  a encontramos  coberta de areia em alguns pontos, pois uma  forte chuva que havia caído durante a noite.



Diante daquela situação meu pai não pensou duas vezes, reuniu algumas pessoas que já estavam no circuito entrou no mercado comprou algumas vassouras e metemos a mão na massa, para garantir que no horário da prova tudo estivesse limpo e em segurança para os pilotos e espectadores, assim meu pai dava vazão a sua paixão pelo automobilismo não medindo esforços para que as corridas acontecessem mesmos com os poucos recursos da época.



Nos dias que antecediam às  corridas a movimentação era intensa no Posto do Cristo, pilotos organizadores e curiosos ali se reuniam  nos finais de tarde.



Em especial gostaria de destacar a presença marcante  de Lulu Geladeira, que continuou mesmo depois desse período frequentando nosso Posto, durante muitos anos, era raro o dia que Lulu não dava uma passadinha por lá, sempre disposto a ajudar.

Esse era um grande ser humano e extraordinário piloto que marcou época nas corridas da centenário e em outras capitais onde disputou provas com varias vitórias.

Espero ter contribuído contando um pouco sobre essa época muito boa que marcou em minha vida.

Um grande abraço a todos, um feliz 2016!



Eduardo Bandeira Ribeiro


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Clique no link abaixo e veja também a matéria Posto do Cristo - 1968
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/posto-do-cristo-1968.html



Depoimento e fotografias de Eduardo Bandeira Ribeiro.
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quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

HISTORIA DA INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA - WILLYS

 História da indústria automobilística 
 brasileira  - Willys Overland do Brasil



 Vídeo compartilhado do YouTube.
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Indústria Automobilística brasileira anos 60


 Vídeo sobre a indústria automobilística brasileira nos anos 60





Vídeo compartilhado do YouTube

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sábado, 12 de dezembro de 2015

MINIATURAS


As miniaturas de carros sempre foram alvo de cobiça dos colecionadores, principalmente as artesanais de carros raros e/ou históricos, como é o caso da peça abaixo:


Primeiro Karmann Ghia Porsche da Dacon, pilotado em diversas provas por José Carlos Pace (Moco)




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sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

VEM AI ....

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -





Vem ai um mega post sobre os 500 Km da Bahia de 1969, a prova mais importante disputada no circuito de rua da Avenida do Centenário em Salvador.
Serão duas matérias com muitas informações e fotografias inéditas desta histórica corrida, que teve como principal estrela a fabulosa Alfa Romeo P33 da Equipe Jolly Gancia.

 Aguardem!!!

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terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Miniature 911 engine




 Já a alguns anos tenho visto ou ouvido falar de miniatura perfeitas de maquinas e ou motores que funcionam perfeitamente como os originais.
A primeira que vi em funcionamento era uma locomotiva a vapor de aproximadamente 40 cm, que funcionava perfeitamente igual à original e pertencia ao já falecido piloto e colecionador mineiro Clemente Faria, foi em 1993 durante uma das visitas que fiz a sua bela e rica coleção de automóveis.

Hoje em dia com a atual tecnologia faz-se miniaturas que funcionam de todo tipo, a exemplo dos motores a jato dos aviões do aeromodelismo.
No vídeo abaixo achei genial a miniatura deste ícone que é o motor Porsche seis cilindros do 911.



Vídeo compartilhado do YouTube

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quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

FOTO DO MÊS - dezembro 2015




O que restou da espetacular Alfa P33 da Equipe Jolly Gancia após o acidente com Marivaldo Fernandes
em 1970.

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terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Old Races - 1.000.000





Mauricio Castro Lima - 01/12/2015
22 seguidores|1.000.202 visualizações


Hoje é um dia muito especial, pois superamos a marca de um milhão de visualizações de nossa pagina no Google + , em pouco mais de dois anos e quatro meses, período em que publicamos 246 matérias do Blog Old Races. 
Obrigado a todos que nos prestigiaram com a sua leitura ao longo destes quase dois anos e meio.
                                               Mauricio Castro Lima - 01/12/2015





domingo, 29 de novembro de 2015

Mazda 787 B




Mazda 787B



Mazda 787B vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1991
Mazda 787B
Mazda 787B
Fabricante Mazda
Modelo
Carroceria monocasco de Kevlar e fibra de carbono
Designer Nigel Stroud
Ficha técnica
Motor Mazda R26B de embolo rotativo Wankel.
Transmissão Mazda/Porsche de 5 velocidades manuais
Dimensões
Entre-eixos 2640 mm (787)
2662 mm (787B)
Peso 830 kg
O Mazda 787B é um O Sport Protótipo com velocidade máxima de 358km/h e vai de 0-100km/h em 3 segundos, possui 699cv a 9000rpm e pesa 830 kg. 
Em 1991 o 787 B tornou-se o primeiro e único veículo de corrida com motor de embolo rotativo Wankel a vencer as 24 Horas de Le Mans .  


 O poderoso motor Wankel de embolo rotativo.


No vídeo abaixo nós poderemos ouvir o som brutal deste espetacular motor.





 Pesquisa: Wikipédia, a enciclopédia livre, vídeo compartilhado do YouTube, fotografias retiradas de pesquisas na Internet, sem indicações de direitos autorais

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sábado, 14 de novembro de 2015

III 24 Hs Interlagos, 1966

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -


O filme abaixo das 24 Horas de Interlagos é mais um dos importantes registros históricos da "era de ouro" do automobilismo brasileiro, que foram os anos 60/70.
No filme podemos ver com boa nitidez as vencedoras Alfas Giulia TI da Equipe Jolly, os Renault R8 da Equipe Willys, os DKW da Equipe Vemag, vários Gordini, Simca e FNM Jk.
Vale salientar que a presença maciça dos Volkswagen nas pistas começou a partir de 1967 com o lançamento dos motores 1300, 1500 e posteriormente 1600, o que veio possibilitar um maior desenvolvimento para as competições. 


Largada das 24 Horas de Interlagos de 1966





Fotografia do arquivo ACP e filme postado no YouTube por Luis Salomão 

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segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Chico Landi e a garagem dos BMW

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -

                                 O BMW 2 litros nº2 da Equipe CBE.


Estrategicamente próxima ao circuito da Avenida do Centenário em Salvador, a Rua Manoel Barreto é uma descida que vai dar direto na pista, exatamente entre o antigo posto de gasolina Esso (hoje com bandeira Shell) e a entrada onde ficava a pista de acesso aos boxes.
Este deve ter sido o motivo pelo qual Chico Landi escolheu a garagem do amigo Mazzo, como local para os dois BMW da Equipe CBE passarem a noite do sábado, dia dos treinos, para o domingo seguinte dia da corrida.

                                        A garagem.


A corrida em questão eram os 500 Km da Bahia de 1968, que acabou sendo vencida por Piero Gancia e Emílio Zambello, com a Alfa Romeo GTA nº 23 da Equipe Jolly Gancia.
Nesta época eu já estava envolvido com o automobilismo, mas não tinha ainda a graduação necessária (carteira P.O.C.), para uma prova desta magnitude, por isso fiquei ajudando na organização de pista. Terminado o treino, já ao entardecer, subi andando a rua Manoel Barreto para ir para minha casa que ficava no bairro da Graça, quando me deparei com a cena histórica dos dois BMW sendo recolhidos à dita garagem, sob o olhar atento de Chico Landi, que em pé na rua comandava tudo.
Lembro bem que deu um pouco de trabalho para os carros descerem a rampa de acesso, pois muito rebaixados que eram, raspavam o assoalho no chão da calçada.
Fiquei por ali até os carros finalmente serem guardados, cumprimentei o mestre Landi e continuei seguindo o meu caminho, mas com aquele momento histórico já registrado para sempre na minha memória!

O mestre Chico Landi ao lado do BMW nº 2, no grid de largada dos 500 Km da Bahia em 25 de agosto de 1968.


O BMW 1600 nº 4 da Equipe CBE, alinhado no grid de largada dos 500 Km.
 
                                   
  A largada dos 500KM da Bahia em agosto de 1968


O BMW #4 alinhado para a largado, ao lado do Volkswagen # 22 de Andre Burity/Ubaldo Lolli que ficou na segunda colocação.


Por Mauricio Castro Lima - outubro de 2015.





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sábado, 7 de novembro de 2015

Anísio Campos - Oito Décadas na Velocidade da Criação e da Arte

 -HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -


 Vários títulos já foram dados ao ex piloto, artista plástico e designer de automóveis Anísio Campos: "O homem carro", "O arquiteto do automóvel" e por ai vai!
É fato que Anísio se sobressaiu mais como construtor e designer de automóvel do que como piloto, nem por isso deixando de ser considerado sempre um excelente piloto, tanto é que nas décadas de 60/70 esteve entre os melhores do país, pilotando para algumas das principais equipes da época, a exemplo da Equipe Vemag, da Dacon onde correu com os Karmann Ghia Porsche e da CBE-BMW.
Em todas elas teve como companheiros de equipe pilotos do quilate de José Carlos Pace, Wilsinho Fittipaldi, Emerson Fittipaldi,Chico Landi, Pedro Vitor De Lamare, Marinho, Jam Balder, Chiquinho Lameirão e Lian Duarte, entre outros. 

Anísio Campos piloto: 



Pilotando os Malzones DKW da Equipe Vemag.

Na Dacon com o Karmann Ghia Porsche nº6

Em dupla com José Carlos Pace nas 1000 milhas
500 Km de Salvador, em dupla com Pedro Victor De Lamare.

Anísio Campos designer :



 O AC de competições e o Mini DACON também foram suas criações.

O Carcará foi desenhado por Anísio Campos.

O Buggy Kadron que tanto sucesso fez nos aos 70, foi também projetado por Anísio.
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Veja aqui o documentário de VERA VAZ, Anísio Campos - Oito décadas na velocidade da criação e arte.



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 Clique no link abaixo para ler a auto biografia completa de Anísio Campos.
 http://www.anisiocampos.com/bio.html

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O HOMEM CARRO - Documentário feito por Raquel Valadares, filha de Anísio, que vale a pena ser visto para se poder conhecer um pouco mais sobre a vida deste personagem que foi tão importante para a história do automobilismo brasileiro.

Clique no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=sXtoJRY_Jhc





Material utilizado: Fotografias da revista autoesporte, Quatro Rodas e do documentário "O homen carro" . Documentário de Vera Vaz, compartilhado do YouTube
Fotografias compartilhadas de pesquisas na INTERNET sem indicação de direito autoral.
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terça-feira, 3 de novembro de 2015

GP IV Centenário do Rio de Janeiro - 1965



- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -



O filme de Omar Ferreira do GP IV Centenário do Rio de Janeiro no Circuito da Barra da Tijuca em 19 de setembro de 1965, é um dos melhores registros da "época de ouro" do automobilismo brasileiro, as décadas de 60 e 70.
A corrida que foi disputada no circuito de rua da Barra da Tijuca, reuniu o que tinha de melhor no nosso automobilismo àquela época, Ferrari GTO, os Abarth da Simca, os Alpines A110 da Equipe Willys, Alfa Romeo Giulia Super, Alfa Romeo Zagatto, os Malzones e carreteras DKW da Equipe Vemag, os Simcas Tufão da Equipe Simca, as Berlinetas Interlagos e Gordinis da Equipe Willys, além de vários Volkswagen, Simcas, Gordines e Interlagos, dos pilotos independentes.
 Para quem curte o automobilismo antigo, é uma verdadeira joia, principalmente pela nitidez com que se pode apreciar os carros nas curvas, em derrapagens controladas bem ao estilo de pilotagem da época! 
Vale aqui uma referencia ao excelente trabalho de recuperação feito em 2008 por José Carlos Tadeu, Paulo Faria e Célio Guedes.





Classificação Final do GP IV Centenário de 1965

1. Camilo Christófaro – Ferrari GTO, 60 voltas, em 1h58m23s08, média 132,894 km/h

2. Mario Cesar de Camargo Filho – Malzoni DKW

3. Wilson Fittipaldi Junior – Alpine A 110

4. Jaime Silva – Abarth Simca 

5. Eduardo Scurrachio –  Malzoni DKW

6. Bird Clemente – Willys Interlagos

7. Ubaldo Cesar Lolli – Simca Tempestade

8. José Carlos Pace – Willys Interlagos 

9. Carol Figueiredo – Willys Interlagos 

10. Emilio Zambello – Alfa Giulietta



 Vídeo compartilhado do YouTube

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FOTO DO MÊS - novembro 2015





Autódromo do Rio, um quase acidente entre dois Simcas.



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segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Encontro Mensal de Veículos Antigos - novembro 2015





Encontro Mensal do Veteran Bahia, é sábado dia 07 de novembro de 2015, a partir das 14:00 hs no Parque da Cidade.

Não percam !!


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