Translate

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

RECORDANDO UMA ÉPOCA MARCANTE - Eduardo Ribeiro


- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -

Eduardo Gomes Ribeiro (Dudu)

Em diversas ocasiões aqui no blog ressaltamos a importância que teve o saudoso Dudu, no automobilismo da nossa cidade do Salvador nos anos 60/70.
Eduardo Gomes Ribeiro, junto com Adriano Fernandes, Aristóteles Moreira, Renato Caría e Álvaro da Silveira, era uma das principais "engrenagens" que faziam com que as corridas fossem realizadas com sucesso! 
Por este motivo, além da grande amizade e afeto que tinha por ele, solicitei ao Eduardo (filho) que escrevesse algo sobre as recordações que tinha daquela época que foi tão marcante para algumas gerações de automobilistas e aficionados do esporte a motor.
Eduardo apesar de muito jovem naqueles anos, acompanhava sempre o pai nos preparativos das corridas e dos encontros automobilísticos realizados no Posto do Cristo. 

Posto do Cristo na década de 60.

Premiações no Posto do Cristo:(acima- Eduardo Ribeiro, Leonardo Godoi e André Burity (com a taça). (abaixo)- Elias Uanus recebendo prêmio das mãos de Renato Caria, sob o olhar atento de Dudu.


Puma Espartano da escuderia AF, em exposição no Posto do Cristo.

______________________________________________________________________________


DEPOIMENTO

RECORDANDO UMA ÉPOCA MARCANTE





Num breve encontro com Mauricio no Shopping Barra ele me pediu para escrever um pouco sobre as corridas da Avenida Centenário.



Escrever não é o meu forte, mas como o assunto é uma época marcante na nossa vida ficamos motivados a tentar transmitir um pouco do que vivemos naquela época.



Com já noticiado amplamente nesse blog meu pai Eduardo Gomes Ribeiro, mais conhecido por todos como Dudu do Posto do Cristo, teve uma participação ativa nesse período. A sede do automóvel Clube de Salvador era no nosso Posto do Cristo.



Porem a participação de meu pai não se limitava simplesmente a emprestar a nossa sede ao Automóvel Clube, lá também eram feitas as reuniões que preparavam as provas, onde eram guardados todos os materiais utilizados pela organização, exposição dos carros após as corridas, entrega de prêmios das competições,  além de ser o  ponto de encontro no dia a dia, de todos que curtiam a paixão pelo automobilismo.



Gostaria de destacar um episódio, como prova do envolvimento dele com o Automóvel Clube. Era o dia que seria disputada uma das provas da Av. Centenário e ao vistoriar a pista logo cedo com meu pai  a encontramos  coberta de areia em alguns pontos, pois uma  forte chuva que havia caído durante a noite.



Diante daquela situação meu pai não pensou duas vezes, reuniu algumas pessoas que já estavam no circuito entrou no mercado comprou algumas vassouras e metemos a mão na massa, para garantir que no horário da prova tudo estivesse limpo e em segurança para os pilotos e espectadores, assim meu pai dava vazão a sua paixão pelo automobilismo não medindo esforços para que as corridas acontecessem mesmos com os poucos recursos da época.



Nos dias que antecediam às  corridas a movimentação era intensa no Posto do Cristo, pilotos organizadores e curiosos ali se reuniam  nos finais de tarde.



Em especial gostaria de destacar a presença marcante  de Lulu Geladeira, que continuou mesmo depois desse período frequentando nosso Posto, durante muitos anos, era raro o dia que Lulu não dava uma passadinha por lá, sempre disposto a ajudar.

Esse era um grande ser humano e extraordinário piloto que marcou época nas corridas da centenário e em outras capitais onde disputou provas com varias vitórias.

Espero ter contribuído contando um pouco sobre essa época muito boa que marcou em minha vida.

Um grande abraço a todos, um feliz 2016!



Eduardo Bandeira Ribeiro


______________________________________________________________________________


Clique no link abaixo e veja também a matéria Posto do Cristo - 1968
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/posto-do-cristo-1968.html



Depoimento e fotografias de Eduardo Bandeira Ribeiro.
oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário