Translate

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Uma senhora coleção!


- HOMENAGEM A CLEMENTE FARIA -

O galpão dos veículos até 1950




Este magnífico Packard, um dos carros mais impressionantes da coleção, tem um compartimento específico para uma taqueira de golf ,cuja capa tem a mesma forração em couro dos bancos do automóvel.

Em 1993 fui a Brasília buscar um BMW 320 coupé que havia adquirido de um conhecido e resolvi passar em Belo Horizonte para visitar uns amigos e dai tirar alguns dias de folga na bela e simpática capital mineira.
Em um sábado pela tarde, estávamos em um barzinho, quando um amigo em comum, sabedor de minha paixão por automóveis e corridas, apresentou-me ao Clemente Faria, empresário, piloto e colecionador de automóveis.
A agradável tarde passou e após muito papo e muito chopp, ao se despedir, Clemente convidou-me para na semana seguinte conhecer a sua coleção de automóveis antigos.
No dia e hora combinados, lá estávamos eu e alguns amigos, na Minas Máquinas, uma das empresas de Faria e que abrigava em seu terreno três grandes galpões que alojavam a impressionante coleção. 
 


Vários exemplares das marcas europeias mais famosas como Porsche, Alfa Romeo, Rolls Royce, Jaguar, Ferrari, Mercedes Benz, dividem o segundo galpão com veículos americanos como Ford Mustang e Chevrolet Camaro dos anos 50 em diante.
Na foto abaixo estou entre dois belos exemplares da Jaguar.


O ilustre médico mineiro (já falecido), Dr. Er Torres (esquerda) e meu companheiro de viagem o amigo Américo Passos admirando os belíssimos automóveis da coleção. 
Fomos recebidos com a maior cordialidade pelo próprio Clemente que após dar ordens à secretária que não deveria ser interrompido por nada que não fosse de máxima urgência, foi nos acompanhar de galpão em galpão mostrando tudo com a maior satisfação. 
Com o olho do bom colecionador que era, fez de tudo para que eu lhe vendesse o BMW 320 que eu acabara de adquirir e que obviamente não tinha o menor interesse em me desfazer.
                               O colecionador e ex piloto Clemente Faria.

                               O BMW 320 1977, com pouco mais de 60.000 km rodados, era tão novo que nem parecia um carro com 16 anos de fabricado.

NOTA - O empresário, colecionador e ex piloto de automobilismo Clemente Faria, faleceu em um acidente aéreo perto de Angra dos Reis no dia 12 de julho de 2012.


 oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário