Translate

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

FORD CORCEL BINO (Parte2)


Continuação.

Teste do Corcel GT BINO 1970 – Revista Quatro Rodas


Reportagem sobre veneno para Ford Corcel
 Revista Quatro Rodas






Propagandas Bino:





Corcel Bino nas competições:


Uma curiosa observação: O rapaz à esquerda andando ao lado do Bino é o MESTRE JOCA,cujo excelente blog somos leitores  já a alguns anos. A prova foi as 200 Milhas de Brasília de 1969, a segunda do Bino da Cisa, que foi pilotado pelo piloto mineiro e hoje jornalista Bóris Feldman que aparece na foto à direita.





Formula Ford Bino

CURIOSIDADES: Anúncio de venda de um Bino 1973 nos classificados do Jornal do Brasil de 12 de dezembro de 1973, é uma prova que a Bino Sandaco ainda estava personalizando o Corcel naquele ano.

Sobrevivente:

Fotos de 27/08/2010, encontradas em pesquisa sobre Bino na Internet, provam que o mesmo tem pelo menos um sobrevivente em algum lugar do país.



OBS: Segundo informações recebidas pelo Erik Von Eye, o Bino preto acima é 1970, pertenceu ao piloto Tite Catapani e hoje é do Sr. Arthur Milanez de São Carlos- SP.

Continua:
      ↘
Veja também:
FORD CORCEL BINO  (parte 3)
https://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/ford-corcel-bino-parte-3.html 



Produzido por MAURICIO CASTRO LIMA  m.castrolima.arq@gmail.com
Material utilizado na pesquisa:Especificações técnicas e folhetos de propaganda originais BINO SAMDACO , anotações, fotografias,desenhos e documentos do acervo do autor, reportagens das revistas QUATRO RODAS,MECÂNICA POPULAR e AUTOESPORTE ,  informações e fotografias coletadas em pesquisas  pela internet., sem indicação de direitos autorais.
Fotografia do acervo pessoal de Mestre Joca.
oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

COMENTÁRIOS NO Facebook

Corcel Bino


Erik von Eye -
3 de set

Prezado Mauricio,

Vi seu site Old Races, e acompanhei com interesse suas postagens sobre o Corcel Bino.
O Corcel Bino Preto das fotos que você postou pertence ao Arthur Milanez, de São Carlos- SP.
O carro era do falecido pai dele, é de 1970 e seu primeiro dono foi o Tite Catapani. Na pagina do Tite no facebook você encontrará foto desse carro com o Tite e a esposa, ainda novo.
Também tenho um Corcel Bino 1969 verde (um cupê standard de chassis inferior a 500) em início de restauração, esse carro veio do Rio de Janeiro, e tem placas de Brasília. Comprei do filho do falecido dono, que era mecânico de formula ford. Esse carro ainda tem o  Motor Bino 1440cc com dupla carburação, suspensão mais firme, painel, scoop,volante e metade do console, todos da bino. A pintura foi descaracterizada em antigas reformas.
Há anos me interesso e pesquiso sobre a bino, e tenho inclusive alguns equipamentos bino avulsos que pretendo utilizar em outro projeto, pois tenho mais dois corcel cupê, um 70 e um 71, e um deles deverá receber os equipamentos.
Já conhecia algumas das fotos que vc postou da internet, mas fiquei especialmente interessado nas fotos de decorações, combinação de cores, etc. Nunca tinha visto essas fotos de carros decorados conforme o ano de fabricação. O material sobre o tema é escasso, e eu gostaria, se possível, de obter mais informações.
Segue reportagem do teste do primeiro corcel bino pela revista Autoesporte, fotos do meu 69 e de um emblema original da bino.
abs

Mauricio Castro Lima -
4 de set

para Erik
Caro Erik,
É um prazer conhece-lo, acho que já tínhamos trocado algumas ideias nos comentários de um blog sobre Del Rey.
Gostei muito do material que me enviou, a reportagem da auto esporte em particular, pois apesar de já ter lido no passado não consegui localiza-la quando fiz a matéria para postagem..
O Bino e todo o seu envolvimento sempre me fascinou, tive um branco na época em que estava envolvido com as corridas de automóveis (1970) ,recentemente a uns dois anos mais ou menos tentei comprar um Corcel que tinha vários equipamentos Bino mas infelizmente o dono apesar de estar em negociação comigo resolveu vender para outra pessoa ,ai desisti temporariamente do meu projeto de reconstituir um Bino.
Este seu se não me engano estava no mercado Livre na época que eu estava tentando comprar mas quando descobri tinha acabado de ser vendido, creio que a você.
Gostaria de usar este material que me enviou, inclusive as fotos do seu(como o 2º sobrevivente) para fazer uma postagem complementar sobre o Bino pois meu objetivo é reunir o máximo de informações possíveis, no intuito de informar e até ajudar quem queira tentar refazer um Bino.
Qualquer sugestão que tenha ou mesmo correção nas minhas postagens serão aceitas de bom grado,já tem meu email de modo que vamos nos comunicando para nos conhecermos melhor.
Um grande abraço,
Mauricio


Erik von Eye 
5 de set

Olá Maurício,
Fique à vontade para usar o material que lhe enviei.
No futuro, pretendo escrever sobre a Bino Samdaco, que foi primordial para o automobilismo no Brasil.
Oportunamente mando mais material para vc.
abs

11 comentários:

  1. Olá, Mauricio, parabéns pelo blog que resgata os tempos áureos do automobilismo baiano. Eu o visitarei mais vezes. Somente uma curiosidade, neste post sobre os Ford Corcel Bino o guapo rapaz moreno à esquerda do Bino # 74 do mineiro Bóris Feldman sou eu, a foto é do meu arquivo e foi publicada há tempos no blog do Flavinho Gomes.Grande abraço e sucesso. Mestre Joca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mestre Joca, muito obrigado pelo comentário e principalmente por suas palavras gentis de incentivo.
      O crédito da foto já foi acrescentado, como também uma legenda explicativa abaixo da mesma.
      Gostaria de dizer que muito me honra ter alguém com a sua bagagem de informações e prestígio no meio automobilístico, como leitor do iniciante Old Races! Um dos objetivos do nosso blog é a divulgação do automobilismo baiano nos anos 50, 60 e 70, além do automobilismo antigo em geral e o antigo mobilismo.
      Mais uma vez obrigado e um grande abraço,
      Mauricio C. Lima

      OBS: Já a alguns anos sou leitor do seu blog, o qual gosto muito, Parabéns!

      Excluir
  2. Olá Mauricio! Também sou um entusiasta do Corcel Bino, inclusive sou também um dos sortudos que tem um kit desses. Comprei de um rapaz do interior de SP esse kit. Após a compra me vi louco para comprar um Corcel Cupê 1969 ou 1970 para montar esse kit nele (Tenho outro Corcel 76, mas não iria ficar legal neste modelo). Acabei encontrando um 69 no sul, em POA, que está em condições razoáveis. Logo vou desmontá-lo para iniciar a restauração total dele, que apesar de ser um modelo Luxo (92335...) quero caracterizar ele como GT, inclusive com teto de vinil, que acho um charme nessa geração de Corcel. Se quiser me encontrar no Facebook, meu nome é Igor Germer Dal Lago. Resido em Campo Largo - PR. Caso tenha mais informações a respeito dos Binos, sou muito grato em poder recebê-las! Já consegui um volante F1 com cubo para ele e também um jogo de rodas modelo "Alfa Romeo" tala 7", Magnawheel, que irão equipar o bólido! Somente o comando de válvulas, que terei que fazer na Sobe em SP. O motor será um Renault 1.6 dos Corcel II, pistões 1,00 mm e cabeçote válvula grande devidamente preparado.
    Um grande Abraço!
    Igor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Igor,
      Obrigado por interagir com o Old Races, realmente é impressionante a legião de admiradores que tem o Corcel Bino, realmente marcou uma geração!!
      Eu posso dizer que fui um privilegiado de ter tido um em 1970, nos meus 20 anos de idade, época em que era muito envolvido com as corridas de automóveis.
      Parabéns pelo Corcel 69, se for faze-lo como réplica dos Binos vendidos prontos pela Bino Sandaco teria que ser em cima de um modelo standard porém, também personalizavam os carros levados pelos clientes, modelos luxo, Gt ou mesmo Belina.
      Com relação ao comando, a Sobe tem o F6 -( 286º ) Renault que fica com um desempenho bem legal para andar na rua.
      A propósito, vou lhe adicionar no Face sim e qualquer outra informação que precisar pode entrar em contato.
      Um grande abraço e obrigado pela leitura!
      Mauricio C. Lima

      Excluir
  3. Maurício, Boa noite! Tenho um Corcel Bino. E, vender p alguém como vc será um prazer. Ab. Marcelo Borchardt. 016 999929565. 996077767. Marceloborchardt@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcelo,
      Obrigado por visualizar o Old Races. Parabéns pelo Corcel Bino, se realmente quiser vendê-lo peço que envie fotos do mesmo para o e-mail - m.castrolima.arq@mail.com
      Seria importante fotos nítidas de frente, fundo, traseira , motor, painel, rodas e interior.
      A depender do preço se não der para eu ficar, tento arranjar um colecionador amigo.
      Abrs
      Mauricio

      Excluir
    2. O e-mail correto é m.castrolima.arq@gmail.com

      Excluir
  4. Boa noite, vc conseguiu ver as fotos no site da talladega?





    ResponderExcluir