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segunda-feira, 4 de novembro de 2013

SERENISSIMA 308V Jet-Competizione - (chassi 003)

Informações técnicas:

Motor- Serenissima 308V - V8 a 90º DOHC

Cilindrada-  2.996 cc, 02 válvulas por cilindro, aspirado.

Potência- 307 HP a 8.500 rpm

Colocação do motor- entre eixos longitudinal.

Chassi em alumínio com estrutura tubular em aço.

Cambio- manual 5 marchas.

Tração traseira.

Freio a disco nas 4 rodas.    



Para entender a existência deste fantástico e exclusivo GT, temos que voltar ao início dos anos 60 e contar um pouco da controversa estória que envolve a Ferrari, a McLaren, o Conde Giovanni Volpi, a Scuderia Serenissima Republica di Venezia (Scuderia SSS) , a ATS Automobili Turismo e Sport, Giotto Bizzarrini, Phill Hill, Laura Ferrari e muitos outros personagens.


No inicio de 1960 o Conde Giovanni Volpi, com 24 anos e herdeiro de grande fortuna do pai, Conde Giuseppe Volpi, montou sua própria equipe de competições com o objetivo de participar das provas de esporte protótipo e formula.
A Scuderia SSS utilizava carros de diversos fabricantes entre eles, Cooper Maserati, Alfa Romeu, Lotus, Porsche, etc...Nas provas de Endurance os carros que mais usavam eram as Ferrari 250GT e 250 TR. Em 1962 a Scuderia  era a segunda equipe independente em importância para a Ferrari, ficando atrás apenas da N.A.R.T.
Após a temporada vitoriosa da Ferrari na formula 1 em 1961, houve um grande desentendimento envolvendo o campeão mundial Phill Hill, Laura Ferrari e praticamente todos os principais 
membros da equipe de competições, o que fez com que Carlo Chitti, Giotto Bizzarrini, Romolo  Tavoni e outros deixassem a mesma. Os dissidentes da Ferrari fundaram então a ATS Automobili Turismo e Sport que viria a fundir-se com a Scuderia Serenissima do Conde Volpi que também se desentendera com o Comendador Enzo Ferrari por causa do atraso na entrega das novas GTO de competição.
Em 1963 após a morte dos pilotos Henri Oreiller e Ricardo Rodriguez, amigos de Volpi, a equipe de competições Serenissima encerra as atividades focando apenas na produção de carros de rua, mas no mesmo ano volta a Le Mans com uma Ferrari 250 GT preparada por Piero Drogo.
Em dezembro de 1964 o chassi Serenissima 308V 001 faz seus primeiros testes de pista visando a participação nas 24 Horas de Le Mans de 1965, o carro que era inteiramente novo foi projetado por Francisco Salomone.


                               A Serenissima ATS Spyder de rua.
                 A Serenissima ATS Spyder nas 24 Horas de Le Mans de 1966.

 Em abril de 1966 o 308V Jet chassi 003 fez sua primeira aparição nos treinos das 24 Horas de Le Mans mas sem bons resultados. Posteriormente participou de uma subida de montanha na Itália onde se classificou em segundo lugar na classe Protótipos. Após esta curta participação nas competições o protótipo teve a mecânica retirada e colocada no McLaren M2B de formula 1 com o qual Bruce McLaren disputou o campeonato de Formula 1 de 1966. A Serenissima então ficou como fornecedora de motores da Equipe McLaren por parte da temporada. Após muitas quebras McLaren conseguiu um sexto lugar em Brands Hatch, mudando depois  para a mecânica BRM que era mais potente e confiável.


                                         O McLaren M2B Serenissima

 A Serenissima encerrou as atividades em 1970, o Prototipo 003 foi vendido para um colecionador da Suíça e posteriormente teve a mecânica original recolocada sendo totalmente reformado.
A última investida do conde Volpi nas competições foi a fabricação de um monoposto de Formula1 que recebeu o nome de Serenissima M1AF, porém não chegou a participar de nenhum Grande Prêmio. Este carro também nos dias de hoje pertence a um  colecionador e já participou algumas vezes do festival de Goodwood.


                                     O Serenissima M1AF em Goodwood.


VEJA MAIS SOBRE A SERENISSIMA CLICANDO NO LINK ABAIXO:

http://woiweb.com/wiki/index.php5/Serenissima

http://www.modelfoxbrianza.it/ScuderiePrivate.htm

Material utilizado na postagem:Pesquisa- Wikipedia, Ultimatecarpage.com, Fotografias-Dirk de Jager, David Beard, Nigel Smuckatelli.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Encontro Mensal de Veículos Antigos

 

Só para lembrar, amanhã - 02 de novembro (sábado) - é dia de curtir o antigomobilismo, admirar belas máquinas, trocar idéias, rever os amigos, passear com a família.
 Encontro Mensal de Veículos Antigos - Veteran & Convidados
Estacionamento do Parque da Cidade, amanhã, a partir das 14h.
O segmento homenageado é Placa Preta, mas, todos estarão bem representados.

Compartilhem, convidem, participem!
  Carlos Seixas 
 



Publicado por Carlos Seixas no Face Book em  01/11/2013.


 

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Chevrolet C10 350 V8 - Corvette


No "Encontrão" de todos os seguimentos do ANTIGO MOBILISMO, Automobilismo, Motociclismo e afins, realizado no início do mês no estacionamento do Shopping Bela Vista, uma verdadeira preciosidade chamava a atenção dos olhos mais atentos. Uma Chevrolet C10 nova parecendo que acabara de sair da fábrica e pasmem, com a mecânica inteira retirada de uma Corvette!   



Interior com forração em couro bordô, ar condicionado, direção hidráulica, cambio automático com alavanca seletora  na coluna da direção e vidros rayban tornam a pickup muito confortável e elegante.


O motorzão 350 V8 ronca bonito e suave numa adaptação super cuidadosa e muito bem feita.
Chama a atenção o excelente acabamento tanto no interior da cabine quanto no compartimento do motor e carroceria em geral.


Nossos parabéns ao proprietário!





Fotos: Arthur Barros - texto: Mauricio C. Lima.



domingo, 27 de outubro de 2013

Colorindo as corridas dos anos 60 - ( 2 )

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -

 Old Races continua aqui a série de postagens com fotografias coloridas que retratam os grandes momentos do
automobilismo brasileiro dos anos 60. 
A origem das fotos em sua grande maioria são as revistas Autoesporte e Quatro Rodas, além do nosso arquivo e fotos eventuais retiradas de pesquisas pela Internet.
Todas as fotografias utilizadas são originalmente em preto e branco e foram coloridas manualmente e/ou utilizando recursos digitais, procurando chegar sempre ao máximo de fidelidade possível ! Nos casos de carros comuns que não conseguimos identificar a cor verdadeira usamos sempre o bom senso colocando uma cor compatível com a época e o modelo do veículo, clara ou escura conforme indica a

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Os acidentes da Centenário

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILÍSMO BAHIANO -




Durante os quase cinco anos de corridas na pista da Avenida do Centenário alguns poucos acidentes graves aconteceram, os quais felizmente não deixaram sequelas em nenhum dos pilotos envolvidos. Os principais destes acidentes estão descritos abaixo, alguns com fotos do estado em que ficaram os carros.

             Mapa do circuito assinalando os prováveis locais dos acidentes.
NOVO MAPA DO CIRCUITO COM AS DEVIDAS CORREÇÕES

1 - 500 km da Bahia em 1969, acidente nos treinos, envolvendo a Alfa GTA da Jolly Gancia pilotada por Ubaldo Lolli e o Malzoni DKW  do piloto goiano Neuder Motta (Dezinho). Na foto os destroços que restaram do carro de Neuder. Felizmente o piloto sofreu apenas ferimentos leves sem maiores consequências.  
Este Malzoni pertenceu ao piloto carioca Norman Casari que usava o numero 96. 

Foto reprodução (blog do Mestre Joca e Mocambo- Blog do Jovino)

?- Enfim identificado- Acidente com o Gordini nº 5 da Equipe Motophine, pilotado por Nagib Fadul, que após derrapar, bater no meio fio e capotar, pegou fogo ficando inteiramente destruído pelas chamas, o piloto nada sofreu.


NOTA DO AUTOR - Pesquisar o passado quase meio século depois é sempre complicado, faltam informações, fotografias e registros, então tenta-se ter a máxima certeza do que se esta publicando e afirmando, mas as vezes erros podem acontecer! A FOTOGRAFIA À ESQUERDA PODE SER UM POSSÍVEL ERRO!!! Tida por muitos pilotos durante décadas como a foto do acidente do Malzoni de Neuder Motta nos 500 km da Bahia em agosto de 1969, agora depois da publicação olhares mais atentos perceberam que a porta do carro acidentado não corresponde à do Malzoni. Eu corri os 500 km,  passei várias vezes pelo carro acidentado durante os treinos e não lembrava nem a cor do mesmo, pensava que era a foto correta, mas hoje olhando o detalhe da porta tenho minhas dúvidas! O grande problema é que a fotografia é autentica,  pertence ao acervo do ex piloto da Escuderia AF, John Brusell, é de 1969 e na Avenida do Centenário em dia de corrida, pois o carro está no sentido inverso ao do tráfego normal, além disso  pelo que me consta naquela prova não houve outro acidente, principalmente com tamanha destruição do carro. Voltarei a pesquisar com os pilotos daquela época para tentar resolver este mistério!!!
FINALMENTE O MISTÉRIO RESOLVIDO!!
ATUALIZAÇÃO E CORREÇÃO:
Mestre Joca publicou em seu blog no dia 07/11/2014 a matéria cujo link de acesso vai a seguir, com as verdadeiras fotos do Malzoni antes e após o acidente (veja abaixo), fica então parte das dúvidas esclarecidas, restando ainda se descobrir qual foi o carro do acidente acima, bem como o piloto e em qual corrida.

 http://mestrejoca.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-11-20T10:29:00-02:00&max-results=7

Veja um depoimento sobre o acidente dado pelo próprio Neuder Motta para o Jovino Benevenuto  (Mocambo- Blog do Jovino), clicando no link abaixo:

http://blogdojovino.blogspot.com.br/

2-Acidente com o Protótipo Elva da Equipe RM pilotado por Roberto Bahia que saiu bastante ferido no rosto e foi hospitalizado, porém sem lesões graves.

3-Acidente com o protótipo ELVA da Equipe Cobape que após perder os freios bateu forte na curva do posto.O piloto Carlos Medrado teve ferimentos de média gravidade sem maiores consequências, ficando o carro bastante avariado conforme mostra a foto abaixo. 


 4 - Acidente nos 500 km da Bahia em 1968, que envolveu o Puma Espartano VW da Escuderia AF e o Volkswagen nº 11 da Equipe Cascão-BRASAL pilotado por Paulo Guaraciaba de Brasília. Este acidente foi motivado segundo denuncia da Brasal por uma suposta fechada do Puma que no momento era pilotado por Norman Casari. A denuncia resultou na desclassificação do carro da AF, o que gerou uma grande polêmica e terminou em pancadaria nos boxes. Na foto o Volkswagen sendo retirado do canal onde caiu após capotar.


5 -Acidente com o Puma Espartano  1968 da Escuderia AF. O piloto Lulu Geladeira perdeu o ponto de freada e bateu forte contra o muro de uma casa na curva do Calabar sem sofrer nenhum ferimento. 
Não existem fotografias do acidente.*
* ATUALIZAÇÃO:
Pesquisando nos arquivos de Adriano Fernandes, o fundador da escuderia AF, localizamos fotografias do acidente com Lulu Geladeira

6 - Acidente com Ivan Cravo (protótipo ELVA da Equipe Cravo-Bauer), o piloto nada sofreu e o carro teve apenas avarias leves.

 7 - Acidente com o Volkswagem da Equipe Dick, pilotado por Antônio Carlos Pita Lima (Toncar) em 1968. O piloto teve que ser hospitalizado com ferimentos leves.

Abaixo algumas fotos de rodadas, uma quase capotagem e pequenos acidentes em diversas corridas:

                               Miralvo x  Fred Leal


                                          Fred Leal


                                  Luis Cardassi

                                Nelson Bastos

                                                 Albino Brentar

                                Carlos Eduardo F. Silva -(Babinho).



MATÉRIA CORRIGIDA E ATUALIZADA EM 23 DE DEZEMBRO DE 2014.
NOVA ATUALIZAÇÃO EM 06 DE AGOSTO DE 2015.
NOVA ATUALIZAÇÃO EM 30 DE DEZEMBRO DE 2017.


Material utilizado na postagem: Fotografias dos arquivos de : Carlos Medrado, Carlos Eduardo Ferraz Silva, Fred Leal, John Brusell, Mauricio de Castro Lima, Adriano Fernandes, Marcos Benevides e Ivan Cravo. Fotografias da revista Quatro Rodas, fotografias do jornal A TARDE, fotografia de MESTRE JOCA / Jovino Benevenuto Coelho. Link de acesso a mestrejoca.blogspot.com e blogdojovino.blogspot.com.

sábado, 19 de outubro de 2013

Colorindo as corridas dos anos 60

 -HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO-
                                          

Num trabalho delicado que envolve cultura automobilística, acervo histórico e arte, tudo isto com uma boa dose de paciência e perseverança, o Espaço Old Races inicia hoje uma série de postagens de fotografias coloridas por nós, que retratam os grandes heróis (máquinas e homens) do
automobilismo brasileiro dos anos 60. A origem das fotos em sua grande maioria são as revistas Autoesporte e Quatro Rodas, além do nosso arquivo e fotos eventuais retiradas de pesquisas pela Internet.
Todas as fotografias utilizadas são originalmente em preto e branco e foram coloridas manualmente e/ou utilizando recursos digitais procurando chegar ao máximo de fidelidade possível ! Nos casos de carros comuns que não conseguimos identificar a cor verdadeira seguimos sempre o bom senso colocando uma cor compatível com a época e o modelo do veículo, clara ou escura conforme mostra a fotografia.




Os Abarth Simca no autódromo de Interlagos.




Os três Karmann Ghia Porsche da Equipe Dacon, no autódromo de Interlagos.




 Tres DKW Malzone da Equipe Vemag em Piracicaba - São Paulo



Alfas Giulia da Equipe Jolly Gancia vencendo as 24 Horas de Interlagos em 1966.


Berlinetas Interlagos 12 e 21 da Equipe Willys.


Gordinis 41 e 42 da Equipe Willys no autódromo de Interlagos.



 FACEBOOK - COMENTÁRIOS:

 http://oldraces.blogspot.com/2013/10/colorindo-as-corridas-dos-anos-60.html?spref=fb
oldraces.blogspot.com





Material utilizado: Fotografias originais em preto e branco, das revistas Autoesporte e Quatro Rodas, fotografias coloridas por Espaço Old Races- m.castrolima.arq@gmail.com