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quarta-feira, 28 de agosto de 2013

FORD CORCEL BINO (Parte 1)


                     FORD CORCEL BINO


CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A BINO SAMDACO


Em 1968, tendo adquirido a revenda de automóveis SANDACO, Antônio Grecco, ex gerente da Equipe Willys e ex gerente do departamento de competições da Ford-Willys, resolveu fazer a primeira speed shopp do Brasil, que passou a chamar-se BINO SAMDACO.

A partir do Ford Corcel Sedan Standard, recém lançado pela Ford, originário do projeto M, desenvolvido pela Willys com mecânica Renault R 12, a Bino lançou kits de personalização e performance cujos itens podiam também ser adquiridos unitariamente para colocação por conta do cliente, vendendo ainda carros prontos sob encomenda previa.

Com o lançamento do Corcel Coupé Standard  em abril de 1969 este passou a ser o modelo básico para as versões do BINO, tendo sido também oferecidas a partir do lançamento do Corcel GT em Junho de 1969, versões baseadas neste modelo.

Os equipamentos oferecidos no KIT PERSONALIZAÇÃO  eram os seguintes: Painel de instrumentos completo, feito em fibra de vidro com pintura preta, revestido em lamina de Jacarandá da Bahia, constando de velocímetro até 200 km/h ,conta giros até 8.000 R.P.M., marcador de combustível, temperatura da água, pressão do óleo e temperatura do óleo --  Console em fibra de vidro preto, revestido em folha de Jacarandá da Bahia, contendo relógio, capuz com moldura e bola do cambio –Console do Teto em alumínio forrado em folha de Jacarandá da Bahia , com luz de cortesia e leitura –Tomada de ar no capo com pintura em preto fosco –Volante esportivo F1 com acabamento em couro ou madeira –Rodas esportivas de liga leve nas talas 6” ou 7”, em três modelos a escolher ALPINE, Alfa Romeu ou LOTUS –Bancos reclináveis , bem como, faróis de milha, faróis de iodo, faróis bi-iodo, lanternas cor âmbar, sinaleiras laterais, e faixas e escudos diferenciados com logo Bino

Os equipamentos oferecidos pelo KIT PERFORMANCE eram os seguintes: Kit de pistões e camisas Bino para 1450cc -- Comando de válvulas especiais -- Cabeçotes  especiais trabalhados --  Kits de dupla carburação Solex 32, DFV ou Weber 40 duplo para motores de alta performance e ou competições -- Tampas de válvulas aletadasRadiador de óleo –Cárter com  maior capacidade – Protetor de cárter – Descarga esportiva Grandprix ou KADRON.


Primeira versão Bino, baseada no Corcel Sedan 4 portas Standard 1968-1969 


 Versões baseadas no Ford Corcel Standard 1969 - 1970





 Versões baseadas no Ford Corcel GT 1969 - 1970



 Versões baseadas no Ford Corcel Standard 1971 



 Uma das últimas versões, baseada no Ford  Corcel Standard 1972

CORES E PADRÕES: 

  Preferencialmente a Bino oferecia os carros em determinadas cores e padrões de faixas e pintura de teto e capo, conforme algumas das reproduções aqui apresentadas, para os carros prontos vendidos por ela, o que porém não impedia que trabalhasse com todas as cores oferecidas pela FORD para a linha CORCEL, bem como instalava kits ou vendia para o cliente instalar em praticamente todos os modelos  CORCEL, incluindo ai também a BELINA. 

VINIL: 
 
   Os Corcéis Bino que tinham teto de vinil eram os provenientes de versões com o vinil de fabrica, ou seja o Corcel GT e eventualmente algum Corcel Luxo cujo proprietário levou para personalizar.


DIVERSOS NÍVEIS DE PREPARAÇÃO MECÂNICA:

1-  A preparação mais conhecida e a mais  usada em rua era a que utilizava 2 carburadores SOLEX 32 ou DFV, comando Bino com 276°, kit 77 para 1440 cc, cabeçotes  polidos com taxa 8.5/1, tampa de válvula aletada, descarga esportiva Grandprix, com potencia declarada pela Bino de 90 cv.

2-  A preparação de rua mais forte utilizava carburação SOLEX 40 ou dupla WEBER 40, comando ALPINE com  286°, kit 77 com eixo virabrequim mais longo, para alcançar 1550 cc, cabeçotes Bino retrabalhados com dutos polidos e válvulas maiores, taxa de 9,5/1, cárter com maior capacidade, bomba de óleo dupla, radiador de óleo, tampa de válvulas aletada, coletor de descarga duplo e descarga esportiva Kadron com saída dupla. A potencia chegava em torno dos 120 cv.

3-  Para competições utilizavam taxas mais elevadas, cabeçotes especiais Pozzi, comando Iskenderian com 300°, bielas mais longas que chegavam a cilindradas perto dos 1800 cc.       
















Painel do Corcel Bino

Continua na próxima postagem.

https://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/ford-corcel-bino-parte2.html

Material utilizado na pesquisa:Especificações técnicas e folhetos de propaganda originais BINO SAMDACO , anotações, fotografias,desenhos e documentos do acervo do autor, reportagens das revistas QUATRO RODAS,MECÂNICA POPULAR e AUTOESPORTE ,  informações e fotografias coletadas em pesquisas  pela internet., sem indicação de direitos autorais.

  oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

14 comentários:

Anônimo disse...

os corceis c/ dupla carburaçao me fascinam

Old Races disse...

Não só a você meu caro leitor! Seja bem vindo e obrigado pelo comentário .

Roberto Shigeeda disse...

É...desde aquela epoca era oferecido "esportivos" que nao correspondiam ao seu visual

Mesmo assim é um lindo carro

Old Races disse...

Levando-se em consideração a época e comparando o Corcel Bino com o Corcel normal ou até mesmo o GT de fábrica, o Bino tinha um desempenho bem satisfatório, principalmente se tivesse a melhor configuração oferecida pela "speed shop" para a mecânica.

Unknown disse...

.Nao dava p comparar com o gt de fábrica, isso deixava mais apimentado mesmo.

Old Races disse...

O GT tinha o mesmo motor dos outros modelos,o Bino era muito mais veloz!

Gema Brothers GT disse...

bom dia Mauricio,acompanho seu blog ``a algum tempo pois desde criança eu via pelas ruas de Sao Paulo esses e outros carros da epoca e,advinhe...meu primeiro carro antigo (Corcel Luxo 71 - 4 portas ) quero preparar o meu para ele ficar mais esperto...olha que eu já consegui acertar o ponto dele(está com o motor original de 1.3 carburação simples) e deixo os carros novos para trás nas arrancadas aqui pelas ruas,tenho os dois modelos do Solex duplo com segundo estagio à vácuo e o outro com engrenagens...coletor e panela de ar...nada de sair fritando pneu,só quero que os mais novos entendam a tecnologia de 50anos e que ainda mostra força nos dias de hole


Valeu......abraços

Old Races disse...

Obrigado por interagir com o Old Races,boa sorte com o Corcel, já é uma relíquia.Abs.

Plinio disse...

Parabéns pelo esse post. Me tira uma dúvida. O que é um "kit 77"?

Gema Brothers GT disse...

Plínio,esse kit se refere à cilindrada do motor....no caso do corcel original possuía 75,3 mm e com o kit essa capacidade volumétrica dentro do pistão era aumentado para 77 mm (essas medidas eram do curso do pistão)
No próprio manual Ford Corcel dizia que vc poderia transformar um corcel 1.3 em outro 1.4 trocando os pistões de curso maior usando a mesma camisa do bloco tendo em vista que o curso total das camisas permite esse up grade

Gema Brothers GT disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Old Races disse...

Kit de cilindros/pistões com medida de 77 mm para aumentar a cilindrada total do motor, conforme já respondido por outro leitor.

Anônimo disse...

A Bino era o sonho de jovens que tinham Corcel e desejavam um desempenho melhor. Eu mesmo preparei o meu Corcel 1974 com o kit Bino com pistões de 77mm que elevavam a cilindrada para 1440. Usei comando 282 , com Weber 40 , cabeçote preparado , escape com maior fluxo e tampa de válvulas em alumínio aletado e cárter também em alumínio com capacidade para cerca de cinco litros de óleo. Suspensão com amortecedores preparados e com cambagem negativa em 1grau para atenuar as saidas de frente. Com ele dei trabalho pra muitos carros mais potentes. Deixou saudades.

Old Races disse...

Verdade, era um grande carro, deixou saudades.

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