Translate

domingo, 28 de julho de 2013

Graham Hill

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO -





Graham Hill um grande campeão pouco lembrado!


O britânico Graham Hill, nem sempre é devidamente lembrado quando se trata de fazer ranking e/ou listas dos “melhores” pilotos de todos os tempos, principalmente quando estas tais listas são elaboradas por algumas “autoridades em automobilismo” da imprensa, em particular a brasileira que pensa sempre como se automobilismo fosse apenas formula 1, o que não é verdade, pois as provas de Endurance e Formula Indy que sempre tiveram muita tradição e importância a nível mundial, são até os dias atuais tão competitivas e interessantes quanto a Formula 1.

                                      Graham Hill logo após uma das suas cinco vitórias em Mônaco.
 

Graham Hill foi na minha modesta opinião, um dos pilotos mais versáteis dos anos 60, um piloto que corria simultaneamente em Formula 2, Endurance, Turismo e Formula 1, ai, muitos diriam que a quantidade de corridas por ano em cada modalidade era bem menor que hoje, o que permitiria tal flexibilidade, concordo, mas vale lembrar que nem todos os pilotos corriam em tantas categorias simultaneamente e mesmo os que o faziam, muitos não tiveram tanto sucesso quanto ele.

Entre todos os seus feitos, a maior façanha de Hill não foi vencer duas vezes o campeonato mundial de Formula 1, nem ter sido o “Rei de Mônaco”, com cinco vitórias no principado até ser desbancado pelo nosso querido Ayrton Senna, seu maior feito foi ter conquistado a “Tríplice Coroa”, ou seja, foi o único piloto do planeta que conseguiu vencer as principais provas das três maiores categorias do automobilismo mundial, O GP DE FORMULA 1 DE MÔNACO, AS 24 HORAS DE LE MANS e AS 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS.
Graham Hill em 1968,com Lotus, vencendo o GP de Formula 1 de Mônaco.
Hill vencendo com Matra, as 24h de Le Mans de 1972.
Graham Hill com Lotus-Ford vence as 500 Milhas de Indianápolis em 1966.

Na Formula 1, talvez o maior desafio da carreira de Hill tenha sido correr contra Jim Clark, que dominou de forma absoluta as temporadas de 1963 e 1965, mesmo assim ele e a BRM foram os maiores oponentes de Clark e sua Lótus 45.
 Jim Clark seguido por Hill,GP da Holanda 1965.
                                            França 1967,  Graham Hill seguido por Jim Clark.
Hill em Mônaco .
 Graham Hill no cockpit do Lotus 49B.
                                          Hill e  Clark 1968.
                                        Graham Hill e Jim Clark em Mônaco 1962.
Clark e Hill, adversários ferrenhos nas pistas e boa convivência fora delas!

 Em 1963 Graham Hill ainda competia no Campeonato inglês de motociclismo.

Graham Hill com BRM no GP de Mônaco 1965, (foto capa da revista autoesporte).

Material utilizado na elaboração da matéria: Fotos sem indicação de direitos autorais obtidas aleatoriamente em pesquisas  na  INTERNET,  texto escrito pelo autor, fotos retiradas de antigas publicações do acervo do autor, reportagem da revista Quatro Rodas de março de 1964,foto da revista autoesporte nº5 de 1965.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

NEUROSE NO TRÂNSITO - Quadrinhos dos anos 70

A violência no trânsito das grandes cidades brasileiras já era uma preocupação no final dos anos 60 e início dos anos 70, conforme podemos constatar por meio dos quadrinhos publicados na revista Quatro Rodas nº136 de Novembro de 1971.              .

                   Matéria original de duas paginas da revista Quatro Rodas.

Abaixo, a sequencia dos quadrinhos, destacados e ampliados para facilitar a leitura do texto.
                                                       Quadro1

                                                      Quadro 2
                                                 Quadro 3
                                                    Quadro 4

                                                  Quadro 5

A reportagem é de Roberto Manera e as ilustrações de Alain Voss.


Reprodução de reportagem da revista Quatro Rodas nº136, publicada em Novembro/1971-pag.150-Roberto Manera/Alain Voss.



ATUALIZAÇÕES:

 Reprodução desta matéria em" Todo dia em Blumenau", clicando no Link abaixo:

http://www.tododiablumenau.com.br/2013/11/transito-e-quandrinhos-neurose-no.html 







terça-feira, 23 de julho de 2013

SIMCA SHOW

SIMCA SHOW - (de Jean Sunny a Euclides Pinheiro)



Lembram-se do Simca Show? Era o inicio da década de 60, a Simca do Brasil, havia lançado o Chambord no ano de 1959 e o mesmo estava com a reputação de um carro frágil, devido a varias falhas mecânicas e principalmente ao fraco desempenho proporcionado pelo motor Aquillon V8 que foi usado nos primeiros Chambord até os 3 andorinhas.

Para promover o lançamento em 1964 do novo motor TUFÃO, que passaria a equipar toda a linha Simca e transmitir ao consumidor uma nova imagem de veículo robusto e resistente, a fábrica Simca contratou os serviços da equipe francesa de Jean Sunny, conhecido também como "Le Cascadeur", que fez diversos shows em varias cidades do Brasil.
Jean Sunny enquanto estava por aqui, em 1964, estabeleceu com um Simca, no Autódromo de Interlagos, o recorde mundial de velocidade em duas rodas, com a marca de 125 km por hora, batendo seu próprio recorde anterior de 81 km por hora estabelecido na França anos antes. 


 Jean Sunny apresentando seu show em plena Champs Élysées - Paris

Vídeo:
https://web.facebook.com/pariszigzag/videos/3429526027076989/

Show de Jean Sunny com Simcas franceses similares aos fabricados no Brasil.

Apresentação do Simca Show com Jean Sunny em Copacabana no Rio de Janeiro.

Após o término do contrato com os franceses, o paulista Euclides Pinheiro que era aviador e piloto de automóveis, montou com Antonio Peres e outras cinco pessoas, uma equipe para shows acrobáticos. Utilizando  os conhecimentos adquiridos com o mestre "Cascadeur", Euclides Pinheiro conseguiu um contrato com a Simca do Brasil para dar continuidade aos" Simca Shows", introduzindo novos números ao espetáculo e estendendo os mesmos às cidades do interior do país. 
 Na filmagem do Simca Show no Rio de Janeiro para o filme AS CARIOCAS,(que deve ter sido uma apresentação exclusiva para o filme), curiosamente os Simcas Chambord não ostentam os nomes da equipe, bem como do Simca Show, nem as logomarcas Shell nas portas, além de um dos veículos estar com as placas de identificação, o que foge completamente dos padrões apresentados nos demais shows.



Um dos Simca e a equipe de Euclides Pinheiro.








 Com uma Kombi (?), Euclides Pinheiro treinava andar de duas rodas e dizem que conseguiu quebrar o recorde mundial de distancia, que pertencia também a Jean Sunny, de qualquer maneira, posteriormente com um Simca Chambord, na estrada de Ponta Grossa-Curitiba, ele estabeleceu a marca de 102,3km  em       4 horas e 50 minutos , marca que ficou como recorde mundial por algum tempo e que hoje pertence ao fantástico Carlos Cunha com um Chevrolet Chevette.

A equipe do Simca Show posando com os dois Simca Chambord.
 Simca Show em Campos do Jordão

Simca Show em Londrina

Av. Beira Mar em Fortaleza.


Simca Show em Barretos - SP

Propaganda do Simca Show em Curitiba.

Simca Show em Guaçui


Aqui em Salvador, vários shows foram realizados, os primeiros no Farol da Barra (Av. Oceanica) e depois no Corredor da Vitória e no Largo dos Mares.  

Abaixo veja um trecho do filme "AS CARIOCAS", no Rio de Janeiro em que aparece o Simca Show. 




Clique no link abaixo se o vídeo não carregar:

https://www.youtube.com/watch?v=JrdcTG13xfo


Vídeo do Simca Show em Barretos 👇
https://fb.watch/npW1LKN-Mh/


Clique no link abaixo para ver a matéria complementar de Old Races sobre o Simca Show
https://oldraces.blogspot.com.br/2017/10/simca-show-cometa-filmes.html


 Clique aqui no link para ver como foi o Simca Show na cidade de Caxias do Sul, na matéria do Pioneiro:

http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/noticia/2018/05/memoria-simca-show-agita-caxias-do-sul-em-1965-10338266.html


ATUALIZADO EM 02/06/2018

Fotografias retiradas aleatoriamente de pesquisas na INTERNET e sem direitos autorais indicados. Fotografia de Gabriel Marazzi, fotografias de Mariadoresguardo.com, parte do filme As Cariocas postado no You Tube, texto escrito integralmente pelo autor, baseado em conhecimento e registros próprios. Fotografias de www.delcampe.net . Fotografias de o Pioneiro. Links para acesso a matéria de o Pioneiro e Cometa Filmes.