Nossa homenagem a todos que amam e preservam a história deste ícone do automobilismo mundial !
Old Races
Nossa homenagem a todos que amam e preservam a história deste ícone do automobilismo mundial !
Old Races
Conforme já publicamos aqui anteriormente, na matéria intitulada " Caçada ao felino", https://oldraces.blogspot.com/2016/06/puma-da-af-cacada-ao-felino.html , o histórico Puma GT Espartano 1968, carroceria nº 0001 e chassi nº 1.430.111, que pertenceu à Scuderie AF da Bahia, foi o primeiro Puma VW fabricado e também o primeiro Puma com mecânica Volkswagen a participar e a vencer uma corrida de automóveis.
O famoso veículo foi encontrado após um exaustivo trabalho de pesquisa e comprado pelo colecionador Sérgio Campos, estando agora em pleno processo de restauração.
O objetivo é torna-lo novamente um carro de corridas, exatamente com a configuração que saiu de fábrica, já que os antigos proprietários o tinham transformado em um carro de rua, alterando assim algumas das suas características únicas e exclusivas.
Nas matérias anteriores sobre a restauração, https://oldraces.blogspot.com/2021/02/restauracao-do-campeao.html e https://oldraces.blogspot.com/2021/03/restauracao-do-puma-0001-atualizacao.html , já mostramos o serviço que foi feito na fibra, cortando a saia traseira que tinha sido adaptada em uma reforma anterior, o corte dos para lamas e também a recolocação de detalhes como a entrada de ar da tampa do motor, o novo corte dos limpadores de para brisa juntos e o furo do bocal do tanque de combustível que fica externo.
No momento o Puma está já na fase da pintura, como poderão ver pelas fotografias abaixo.
Com a espetacular vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, no dia 30 de maio passado, o brasileiro Hélio Castro Neves entrou para um seleto grupo dos 3 pilotos, que já tinham conseguido vencer a famosa competição automobilística por quatro vezes.
Na fotografia abaixo estão os quatro campeões, AJ Foyt, Al Unser, Rick Mears e Hélio Castro Neves, na parte da pista onde tem uma faixa do antigo pavimento, posando com o Troféu Borg Warner.
Hélio com o representante da equipe Meyer Shank Racing e o carro vencedor, também posando junto ao famoso troféu.