Translate

segunda-feira, 25 de março de 2024

Protótipo do VW SP1/ SP2



O protótipo do SP 1 que foi apresentado pela Volkswagen do Brasil em abril de 1971, na Feira da Industria Alemã em São Paulo, era mais bonito e charmoso do que o modelo que foi de fato fabricado.
Tinha a saia traseira com os dois tubos de descarga centrais, o que dava mais elegância ao projeto, além das rodas de liga leve. Não temos porém o registro da motorização adotada neste protótipo, se 1.6 ou 1.7.





O SP1 começou a ser produzido com uma solução diferente para a saia traseira e uma descarga única lateral, adotando  rodas de ferro pintadas em vez das bonitas rodas de liga leve apresentadas no protótipo, o que lhe dava um visual um tanto simplório!






O SP 1 era pesado para o motor 1.6 e logo começou a fama de lento, com aceleração de 0 a 100 km/h em torno de 20 segundos, o que mesmo naquela época era muito ruim, visto que já tínhamos vários carros de linha “esportivados”, que tinham desempenho bem superiores, inclusive o Puma que também tinha mecânica VW e era seu concorrente direto!


Para tentar resolver lançaram então logo em seguida a versão SP2, com motor de 1700 cc e algumas alterações principalmente internas. 
Porém não resolveu e o SP2, tal qual era o Karmann Ghia anteriormente, continuou com fama de carro lento!


Propagandas do SP2

Capas das revistas Autoesporte e Quatro Rodas por ocasião do lançamento do SP1. 👇

Observem que na capa de Autoesporte, a fotografia é do protótipo, enquanto na capa da Quatro Rodas já é de um carro de série.

oldraces.blogspot.com

Fotografias de MIAU - Museu da Imprensa Automotiva, www.autosegredos.com.br, arquivos volkswagen/modellstudie, revistas Quatro Rodas e Autoesporte.

quarta-feira, 20 de março de 2024

Audiência - Dia Municipal do Antigomobilista

 

Na manhã de hoje, 20 de março de 2024, foi apresentada em Audiência  Publica no auditório da Câmara de Vereadores da Cidade do Salvador, o projeto de lei de autoria do Vereador Alberto Braga,  que institui a data de 6 DE AGOSTO como sendo o DIA DO ANTIGOMOBILISTA



O pleito, capitaneado por Jorginho Cirne, representante da Federação Brasileira de Veículos Antigos, destacado colecionador baiano, solidificou ainda mais a parceria com a Prefeitura de Salvador, sempre presente e atuante no apoio ao segmento do antigomobilismo local.





A solenidade contou com a presença de alguns expoentes dos clubes baianos tais como ACS, VETERAN, CLUBE DO FUSCA, CLUBE DO OMEGA, dentre outros.



A Praça Municipal reviveu seus tempos áureos, quando o Elevador Lacerda contemplava uma área de estacionamento dos mais variados modelos de carros, hoje tratados como relíquias.


Por : AC Gouveia

20/03/2024

A Praça Municipal ficou mais bonita e brilhante, com a presença de tantas raridades sobre rodas...






Antônio Carlos Gouveia

Mauricio Castro Lima e Jorge Cirne.

Jorge Cirne, Vereador Alberto Braga e Eduardo Tannus.

Link para o vídeo da publicação no Instagran, do vereador Alberto Braga: 👇



Publicado por Old Races


DEPOIMENTO:

Quero parabenizar aqui ao vereador Alberto Braga pela brilhante iniciativa e também aos demais envolvidos na elaboração do projeto, esperando contudo, que esta iniciativa seja um empurrão, para que as administrações públicas da nossa cidade, doravante possam enxergar o antigomobilismo como uma atividade geradora de emprego e renda e que também é cultural, além de preservar a história e movimentar a economia do município!

Mauricio Castro Lima


oldraces.blogspot.com
Fotografias de AC Gouveia e Mauricio C. Lima. Fotos e vídeo de Vereador Alberto Fraga.
Texto de AC Gouveia.
Audiência pública da Câmara de Vereadores de Salvador em 20 de março de 2024.

terça-feira, 19 de março de 2024

Motocicletas dos anos 70


 No início dos anos 70, estas foram algumas das motocicletas icônicas que se tornaram o sonho de consumo dos motociclistas brasileiros de maior poder aquisitivo, sendo a maioria delas de origem japonesa!

A Honda 500 Four era mais barata e um degrau para se chegar à 750 e também teve muito sucesso por aqui.

A Kawasaki Z 750 B ficou meio ofuscada pela ótima Kawasaki Zl 900 👇



A DUCATI 500 SL e a Laverda 750 SF 👇, eram raras no Brasil naquela época.


A Norton 750s também andou por essas bandas…

A Yamaha  TX 750 apesar de ser uma excelente motocicleta, nunca foi tão procurada quanto a RD 350…

A Suzuki GT 750, era adorada por muitos.

Kawasaki KZ 1000, era para poucos, uma das mais poderosas e icônicas daquele tempo.


A Honda 750 Four era a queridinha da rapaziada dos anos 70, por aqui no Brasil foi apelidada de 7 Galo, numa alusão ao jogo do bicho.

Dia do Antigomobilista - SSA

 




  oldraces.blogspot.com




segunda-feira, 11 de março de 2024

Chrysler GTX


Quando foi lançado em 1968, o Chrysler GTX causou uma sensação no Brasil, era o sonho de consumo da rapaziada daquela época!

O GTX tinha um design esportivo, o potente motor V8 EmiSul de 140 HP além de um belíssimo interior e apesar de ser um projeto de carro já ultrapassado, o Esplanada, que lhe serviu como base, tinha sido totalmente revisado e melhorado pela Chrysler norte americana logo quando a mesma assumiu a produção da Simca do Brasil.

O Chrysler GTX em exposição no Salão do Automóvel de 1968.


Propagandas Chrysler da época do lançamento.





Foi testado e aprovado pela revista Quatro Rodas


O belíssimo interior luxuoso e esportivo.
O GTX teve vida curta, só foram fabricados cerca de 670 carros, todos modelo 1969 e hoje restam poucos exemplares, como esse que pertence ao Museu do Automóvel.

oldraces.blogspot.com
Fotografias das revistas Quatro Rodas e Manchete propagandas antigas da Chrysler e fotografias baixadas da internet sem indicação de direitos autorais.