Translate

segunda-feira, 25 de março de 2024

Protótipo do VW SP1/ SP2



O protótipo do SP 1 que foi apresentado pela Volkswagen do Brasil em abril de 1971, na Feira da Industria Alemã em São Paulo, era mais bonito e charmoso do que o modelo que foi de fato fabricado.
Tinha a saia traseira com os dois tubos de descarga centrais, o que dava mais elegância ao projeto, além das rodas de liga leve. Não temos porém o registro da motorização adotada neste protótipo, se 1.6 ou 1.7.





O SP1 começou a ser produzido com uma solução diferente para a saia traseira e uma descarga única lateral, adotando  rodas de ferro pintadas em vez das bonitas rodas de liga leve apresentadas no protótipo, o que lhe dava um visual um tanto simplório!






O SP 1 era pesado para o motor 1.6 e logo começou a fama de lento, com aceleração de 0 a 100 km/h em torno de 20 segundos, o que mesmo naquela época era muito ruim, visto que já tínhamos vários carros de linha “esportivados”, que tinham desempenho bem superiores, inclusive o Puma que também tinha mecânica VW e era seu concorrente direto!


Para tentar resolver lançaram então logo em seguida a versão SP2, com motor de 1700 cc e algumas alterações principalmente internas. 
Porém não resolveu e o SP2, tal qual era o Karmann Ghia anteriormente, continuou com fama de carro lento!


Propagandas do SP2

Capas das revistas Autoesporte e Quatro Rodas por ocasião do lançamento do SP1. 👇

Observem que na capa de Autoesporte, a fotografia é do protótipo, enquanto na capa da Quatro Rodas já é de um carro de série.

oldraces.blogspot.com

Fotografias de MIAU - Museu da Imprensa Automotiva, www.autosegredos.com.br, arquivos volkswagen/modellstudie, revistas Quatro Rodas e Autoesporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário