- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -
O navio Anna Nery ancorado no porto.
Em janeiro de 1969 no estado do Ceará, foi inaugurado em Eusébio, próximo à capital Fortaleza, o Autódromo Virgílio Távora.
Para a grande festa de inauguração, que foi a corrida inaugural denominada Prova Mario Andreazza, participaram carros e pilotos de vários estados do Brasil, sendo que daqui da Bahia foram inscritos na competição três carros, o Puma Volkswagen 1600 nº 17 da Scuderie AF, que seria pilotado por Lulu Geladeira, o Volkswagen 1600 nº 71 também da Scuderie AF e pilotado por André Burity e o Renault 1093 nº5 da Equipe Motophine, pilotado por Leonardo Godoi.
O Puma Espartano nº 17 da Scuderie AF, sendo embarcado no Porto de Salvador no Anna Nery, rumo à cidade de Fortaleza, de onde voltaria vitorioso.
Na fotografia em destaque, da matéria abaixo, o Renault 1093 nº5 de Leonardo Godoi esta sendo embarcado no navio.
Notícia do jornal Diário de Notícias, sobre o embarque dos carros e os problemas com a superlotação do navio, o que evidencia que a pratica do "overbooking" praticado atualmente pelas companhias aéreas, já existia naquela época.
Na fotografia abaixo estão à esquerda, o piloto Leonardo Godoi e à direita o piloto Lulu Geladeira. No centro da foto está Euvaldo Pinho (de bigode), que foi um dos pilotos baianos que mais atuaram nas corridas do Ceará.
Noticia sobre a corrida em um jornal do Ceará, que erroneamente cita o nome de Euvaldo Pinho e Frederico Scheappi como os pilotos dos carros da Scuderie AF.
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A CORRIDA:
Na fotografia acima, à esquerda, está o Renault 1093 nº5 de Leonardo Godoi.
O piloto baiano Lulu
Geladeira, pilotando o Puma Volkswagen Espartano 1600cc nº 17 da Scuderie AF, largou na pole position e liderou de ponta a ponta , vencendo a corrida de forma incontestável,
sendo incomodado apenas no início da prova pelo protótipo de César Figueiredo, que terminou abandonando por quebra do motor e pela Berlineta Willys Interlagos nº 21 do piloto paulista Luiz Fernando Terra Smith, que tambem teve problemas mecânicos, sendo obrigado a entrar nos boxes e com isso perdeu várias voltas.
RESULTADO FINAL:
1º Lulu Geladeira - Puma VW 1600 - BA
2º Ramon Cortizo - Volkswagen 1600 - PE
3ºAntônio Ciríno - Protótipo Italdiesel - CE
4º Armando Barbosa - DKW - CE
5º Carlos Fernandes - Simca - CE
6º Artur Vichmann - DKW -CE
7º Leonardo Godoi - Renault 1093 - BA
8º Luiz Fernando Terra Smith - Willys Interlagos - SP
9º André Burity - Volkswagen 1600 – BA
Carros que não completaram a prova:
Neném Pimentel – Karmann Ghia - CE
Samuel Cohen - Volkswagen 1600 - PE
Eduardo Amarilio/João Quevêdo – Simca - CE
César Figueiredo - Protótipo Italdiesel – CE
Aspecto do grid de largada antes do início da corrida.
Na largada, o Puma de Lulu Geladeira pula na frente e vence a prova de ponta a ponta.
Na foto acima da largada, vemos os três carros da Bahia, que desembarcaram juntos do navio Anna Nery, partindo em posições bem diferentes:
O Puma nº 17 esta à direita na "pole position", o Volkswagen nº 71 bem no centro da foto, ocupando a nona posição e logo atrás à esquerda o Renault 1093 nº5, na 13ª posição.
A Berlineta Willys Interlagos nº 21, pilotada pelo piloto paulista Luis Fernando Terra Smidth, fazendo a "Curva do Desespero", com o pé em baixo.
O Puma Espartano nº17, em sua brilhante jornada rumo à vitória.
Autódromo Virgílio Távora em 1969
O Autódromo Virgílio Távora como era no dia da sua inauguração.
Localização: Eusébio, Ceará, Brasil
Inauguração: 12 de janeiro de 1969
Notícia do jornal A TARDE, após a segunda vitória do Puma no Ceará, em maio de 1969.
Material utilizado: Notícias de jornais diversos, fotografias de Roberto Costa, fotografias do Automóvel Clube de Salvador.