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domingo, 28 de setembro de 2014

Healey Fiesta - Não é apenas raro, é único!








Partindo da mecânica e estrutura semi acabada de um Ford Fiesta 1978 retirado da linha de montagem da Ford, a Healey Automotive Consultant Ltd. (leia-se Donald Healey preparador do famoso e lendário Austin Healey) desenvolveu o protótipo do que seria o esportivo Healey Fiesta, numa tentativa da Ford americana de enfrentar carros como o Mini Cooper, neste segmento específico do mercado automobilístico mundial.
Porem enquanto na Inglaterra a Healey Automotive desenvolvia o projeto, promovia as alterações previstas e montava o carro recebido da Ford alemã, a Ford desistiu de importar os Fiesta para os Estados Unidos, inviabilizando então a parceria  e sepultando de vez os planos de produção em série do Healey Fiesta.
As modificações no design da carroceria, na suspensão e o novo interior projetado pela Healey foram complementados com a exclusiva pintura verde (British Racing Green) e pelas novas rodas e pneus, dando um toque de elegância e esportividade ao veículo.
As alterações mecânicas mais significativas foram a elevação da taxa de compressão de 8,5.1  para 10.1, a utilização de um comando de válvulas com maior tempo de abertura, sistema de exaustão redimensionado, além da adoção de dois carburadores duplos Weber 36 DGV. Com todas estas alterações no motor, a potencia passou para 105 HP a 6.200 Rpm.   
O carro depois de pronto  foi mandado de volta para os EUA e chegou a ser exposto  no International Automotive Show de 1979 onde foi avaliado pela imprensa especializada ali presente.














REPORTAGENS PUBLICADAS SOBRE O HEALEY FIESTA






August 1979 -- Road & Track






Material utilizado: fotografias retiradas de pesquisas na Internet, sem indicação de direitos autorais, reportagens de revistas antigas, Road & Track  e Sports & Exotic Cars texto do autor baseado em pesquisas diversas.




segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Os Etceterini






Após o fim da II Segunda Guerra Mundial e com a volta das atividades do automobilismo europeu, os pequenos fabricantes de carros esportivos e de competição italianos muito contribuíram para o crescimento do esporte e foram uma grande ajuda para os pilotos independentes, que dispunham sempre de um orçamento limitado e disputavam as grandes corridas europeias contra  marcas famosas como Ferrari, Porsche, Mercedes, Alfa Romeo e Jaguar, entre outras.
 Os carros fabricados por eles geralmente tinham preços acessíveis além de fácil manutenção e baixo consumo de combustível , eram belos, leves e aerodinâmicos, projetados por muitos dos "carrozierri" italianos que vieram a ficar famosos posteriormente.
A mecânica priorizava a baixa cilindrada variando entre 750 a 2000cc e muito veneno para atingir potencias elevadas.
Na terra que abrigava duas das mais importantes corridas europeias, as Mille Miglia e a Targa Flório, as pequenas fábricas instaladas em oficinas e galpões de todos os tamanhos proliferaram e produziram verdadeiras joias do automobilismo esportivo mundial.
 Estes pequenos fabricantes ficaram conhecidos como os "Etceterini" e seus carros que conseguiram sobreviver às corridas, são hoje em dia cobiçados por colecionadores de todo o mundo!

Entre estes pequenos fabricantes alguns chegaram a crescer e fabricar carros até para a Formula 1, como é o caso de Bizzarrini , Serenissima e O.S.C.A. (ver matéria Serenissima 308 V Jet Competizione).
Entre os Etceterini mais importantes, além dos acima citados, estão SIATA, Cisitalia-(Consorzio Industriale Sportive Italia), Abarth, ATS, Moretti,  Bandini e Ermini Sport.

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BIZZARRINI  S.p.A.

Bizzarrini P538
Iso Bizzarrini 1965

Bizzarrini 5300 1968

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SIATA - Societa Italiana Auto Transformazioni Accessori

Siata Coupé 1952 - Mille Miglia 52- Itália

Siata 208 Spider  1952

Siata-Fiat 1500 Coupé Speciale 1953

           Siata 1500 TS  1961



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O.S.C.A. - Officine Specializzate Costruzione Automobili
 Fratelli Maserati Bologna


O.S.C.A. Morelli Spider 1957


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BANDINI  Automobili

 Bandini Zagatto 750 Veloce Coupé 1955


 Bandini 1000 V Competizione

Bandini GT 1000 Berlinetta


Bandini Berlinetta 1000 Saloncino 1968 

Bandini Saponette A1  1957


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ERMINI SPORT 


Ermini Fiat 1100cc Sport Barchetta

Ermini Sport Scaglietti 1957

           
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ATS Automobili Turismo e Sport S.p.A.


ATS 2500 GT  1963


Nota: A ATS veio a fundir-se com a Serenissima e com a Scuderia SSS Repubblica di Venezia, tanto para a participação em corridas, como na fabricação de veículos esportivos.

Veja a matéria Serenissima 308v Jet Competizione, clicando no link abaixo:

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/11/serenissima-308v-jet-competizione.html


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CISITALIA - Consorzio Industriale Sportive Italia


 Cisitalia D46 - ( Itália 1947)



Cisitalia 202 Gran Sport

 
Cisitalia Coupé 1946

Cisitalia Type 202 Pinin Farina - 1950

Cisitalia 30F - 1953

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Abarth

Abarth Fiat 1000 Coupé



Abarth Simca GT 2000

Encontro de carros Abarth

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NOTA: Os carros esporte e de competição dos pequenos fabricantes italianos serão (individualmente), assunto para novas matérias a serem publicadas posteriormente. 





  Material utilizado: Fotografias sem indicação de direitos autorais compartilhadas da Internet, fotografias de jornais e publicações antigas. Texto do autor baseado em pesquisas diversas.