Após o fim da II Segunda Guerra Mundial e com a volta das atividades do automobilismo europeu, os pequenos fabricantes de carros esportivos e de competição italianos muito contribuíram para o crescimento do esporte e foram uma grande ajuda para os pilotos independentes, que dispunham sempre de um orçamento limitado e disputavam as grandes corridas europeias contra marcas famosas como Ferrari, Porsche, Mercedes, Alfa Romeo e Jaguar, entre outras.
Os carros fabricados por eles geralmente tinham preços acessíveis além de fácil manutenção e baixo consumo de combustível , eram belos, leves e aerodinâmicos, projetados por muitos dos "carrozierri" italianos que vieram a ficar famosos posteriormente.
A mecânica
priorizava a baixa cilindrada variando entre
750 a 2000cc e muito veneno para atingir potencias elevadas.
Na terra que abrigava duas das mais importantes corridas europeias, as Mille Miglia e a Targa Flório, as pequenas fábricas instaladas em oficinas e galpões de todos os tamanhos proliferaram e produziram verdadeiras joias do automobilismo esportivo mundial.
Estes pequenos fabricantes ficaram conhecidos como os "Etceterini" e seus carros que conseguiram sobreviver às corridas, são hoje em dia cobiçados por colecionadores de todo o mundo!
Entre estes pequenos fabricantes alguns chegaram a crescer e fabricar carros até para a Formula 1, como é o caso de Bizzarrini , Serenissima e O.S.C.A. (ver matéria Serenissima 308 V Jet Competizione).
Entre os Etceterini mais importantes, além dos acima citados, estão SIATA, Cisitalia-(Consorzio Industriale Sportive Italia), Abarth, ATS, Moretti, Bandini e Ermini Sport.
___________________________________________________________________
BIZZARRINI S.p.A.
Bizzarrini P538
Iso Bizzarrini 1965
Bizzarrini 5300 1968
______________________________________________________________________
SIATA - Societa Italiana Auto Transformazioni Accessori
Siata Coupé 1952 - Mille Miglia 52- Itália
Siata 208 Spider 1952
Siata-Fiat 1500 Coupé Speciale 1953
Siata 1500 TS 1961
__________________________________________________________________
O.S.C.A. - Officine Specializzate Costruzione Automobili
Fratelli Maserati Bologna
O.S.C.A. Morelli Spider 1957
___________________________________________________________________
BANDINI Automobili
Bandini Zagatto 750 Veloce Coupé 1955
Bandini 1000 V Competizione
Bandini GT 1000 Berlinetta
Bandini Berlinetta 1000 Saloncino 1968
Bandini Saponette A1 1957
____________________________________________________________________
ERMINI SPORT
Ermini Fiat 1100cc Sport Barchetta
Ermini Sport Scaglietti 1957
____________________________________________________________________
ATS Automobili Turismo e Sport S.p.A.
ATS 2500 GT 1963
Nota: A ATS veio a fundir-se com a Serenissima e com a Scuderia SSS Repubblica di Venezia, tanto para a participação em corridas, como na fabricação de veículos esportivos.
Veja a matéria Serenissima 308v Jet Competizione, clicando no link abaixo:
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/11/serenissima-308v-jet-competizione.html
___________________________________________________________________
CISITALIA -
Consorzio Industriale Sportive Italia
Cisitalia D46 - ( Itália 1947)
Cisitalia 202 Gran Sport
Cisitalia Coupé 1946
Cisitalia Type 202 Pinin Farina - 1950
Cisitalia 30F - 1953
__________________________________________________________________
Abarth
Abarth Fiat 1000 Coupé
Abarth Simca GT 2000
Encontro de carros Abarth
________________________________________________________________________
NOTA: Os carros esporte e de competição dos pequenos fabricantes italianos serão (individualmente), assunto para novas matérias a serem publicadas posteriormente.
Material utilizado: Fotografias sem indicação de direitos autorais compartilhadas da Internet, fotografias de jornais e publicações antigas. Texto do autor baseado em pesquisas diversas.