- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -
CONTINUAÇÃO
Este post dá continuidade às duas matérias anteriores (equipes baianas - Escuderia AF -Parte 1 e Parte 2), sobre a lendária equipe AF de Salvador - Bahia, que dominou o automobilismo baiano no final dos anos 60 e inicio dos anos 70.
ESTRUTURA DOS BOXES, FOTOS, NOTÍCIAS E CURIOSIDADES:
Box da Escuderia AF em Salvador:
Box da Escuderia AF em Salvador:
Box da AF nos 500 km da Bahia - Lulu Geladeira esta à esquerda em pé.
O Puma 71 sendo atendido nos boxes, com problemas de motor.
Box da AF na Centenário, em pé no meio fio da esquerda p direita- José Luis Bastos, Menandro Farias, André Burity e Adriano Fernandes (de chapéu).
O Puma 71 sendo atendido nos boxes, com problemas de motor.
Box da AF na Centenário, em pé no meio fio da esquerda p direita- José Luis Bastos, Menandro Farias, André Burity e Adriano Fernandes (de chapéu).
________________________________________________________________________________
Box da Escuderia AF no Autódromo Virgílio Távora no Ceará:
Box no Ceará - José Luis Bastos, John Brusell e André Burity.
José Luis e John Brusell.
Boxe no Ceará - equipe de apoio
____________________________________________________________________________
Eduardo Ribeiro, Lulu Geladeira, André Burity, José Luis Bastos e John Brusell.
Box da Escuderia AF no Autódromo Virgílio Távora no Ceará:
Box no Ceará - José Luis Bastos, John Brusell e André Burity.
Boxe no Ceará - equipe de apoio
____________________________________________________________________________
FOTOS DIVERSAS, NOTÍCIAS E CURIOSIDADES:
Puma modelo 1968
alinhado ao lado do Puma da Carbel e atrás do Bino MarK ll na largada dos 500 km de Salvador em 1969
O Puma Porsche
perseguindo o “híbrido” protótipo Zonga da equipe SAEL, no circuito da Cidade
Universitária no Recife.
Nesta serie de fotografias no autódromo do Ceará, vemos o Puma espartano mais antigo (o primeiro Puma VW a participar de uma corrida e também o vencedor da prova inaugural do Autódromo Virgílio Távora),disputando posições em corridas.
O Puma 68 em uma vitória em Fortaleza.
Mauricio Fainstein posando ao lado dos dois Pumas, nos boxes do circuito da Avenida do centenário em Salvador.
Escudo
comemorativo 1°ano da Escuderia AF
O Puma Porsche na curva do Calabar, no circuito da Avenida Centenário em Salvador.
Noticia sobre o afastamento de Adriano Fernandes do comando da Escuderia AF em agosto de 1970.
Noticia e comentário sobre a primeira participação de Andre Burity no comando do box da Escuderia AF na Prova Duque de Caxias no Circuito da Avenida do Centenário em Salvador.
1000 Km de Brasília - 1970 - fotografia da revista Quatro Rodas, comprovando a participação de Leonardo Godoy como piloto convidado da Escuderia AF para aquela prova.
Chefes de equipe:
ADRIANO FERNANDES (até a saída do mesmo em 1970).
ANDRÉ BURITY / LULU GELADEIRA (alternaram-se no comando da equipe após a saída de Adriano Fernandes).
NOTA: Nos 500KM da Bahia em 1968, o box da AF foi comandado por Jorge Letry pois Adriano Fernandes estava correndo (em dupla com Mauricio Fainstein no Karmann Ghia nº 3)
Pilotos que correram pela ESCUDERIA AF:
LUIS PEREIRA DOS SANTOS - (Lulu Geladeira)
ANDRÉ MAY BURITY
JONH DIDRIC BRUSELL
JOSÉ LUIS BASTOS
MAURICIO FAINSTEIN
UBALDO LOLLI ( convidado eventual – 500 km da Bahia
1968)
NORMAN CASARI (convidado eventual- 500 km da Bahia
1968)
LEONARDO GODOY (convidado eventual – 1000 km de
Brasília 1970)
ANTONIO JUSTO COUTO
ANTONIO MARTINS
Principais patrocinadores da ESCUDERIA AF:
CARIA RIBEIRO –
revenda Volkswagem
LAJES VOLTERRANA-
lajes pré moldadas
BURITY – materiais de
construção
KONTIK—agencia de
viagens
PEPSICOLA- indústria
de refrigerantes
SUERDICK- fabrica de
charutos
PNEUService – revenda
PNEUS GOODYEAR
Apoio semi oficial da
PUMA e SCORRO
A Escuderia AF acabou
no final de 1971, passando a chamar-se Equipe Pepsi Cola/ Caria Ribeiro, tendo
José Luis Bastos e J. Brusell como pilotos principais.
Em 1972 após o
término das corridas na Bahia o Puma modelo 1968 bem como vários equipamentos
foram vendidos para São Paulo, não se sabendo ao certo o seu paradeiro*, já o
Puma 1969 ficou por vários anos
encostado ao lado do galpão da antiga fábrica de refrigerantes Frattelli Vita
na Boa Viagem, não se sabendo também o seu paradeiro.
ESCUDERIA AF- Caria Ribeiro
Por Mauricio de
Castro Lima 2011
*Após anos de pesquisa e procura, o primeiro Puma da Escuderia AF foi encontrado, veja a matéria clicando no link abaixo, "Puma da AF - a caçada ao felino".
Link para acesso a EQUIPES BAIANAS - ESCUDERIA AF (PARTE 1)
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-1.html
Link para acesso a EQUIPES BAIANAS - ESCUDERIA AF (PARTE 2)
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-2.html
Link para acesso à matéria "Puma da AF - a caçada ao felino"
https://oldraces.blogspot.com.br/2016/06/puma-da-af-cacada-ao-felino.html
Link para acesso a EQUIPES BAIANAS - ESCUDERIA AF (PARTE 1)
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-1.html
Link para acesso a EQUIPES BAIANAS - ESCUDERIA AF (PARTE 2)
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-2.html
Link para acesso à matéria "Puma da AF - a caçada ao felino"
https://oldraces.blogspot.com.br/2016/06/puma-da-af-cacada-ao-felino.html
ATUALIZAÇÕES:
Revisada em 24/01/2015
Revisada em 13/07/2016
Material utilizado: Fotografias dos acervos de John Brusell, Mauricio Castro Lima, Arthur Barros, Carlos Alberto Medrado e Automovel Clube de Salvador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário