Este Puma GT amarelo mixing modelo 1974, foi comprado 0 Km na revenda autorizada Caria Ribeiro em Salvador e foi preparado pela mesma, com os melhores recursos que existiam na época, para se melhorar a performance do motor Volkswagen para o uso nas ruas.
Aos que não sabem, a revenda baiana Caria Ribeiro (VW e Puma), foi patrocinadora da lendária Scuderie AF de Adriano Fernandes e Lulu Geladeira e por intermédio de um dos seus proprietários, Renato Caria, que também era um dos sócios da AF, desenvolveu estreitos vínculos comerciais com a Fabrica Puma e com a Comercial MM, o que lhes permitiu adquirir a expertise necessária para fazer excelentes preparações nos motores Volkswagen.
O Puma teve a relação de coroa/pinhão do diferencial alterada, o que fez todas as marchas ficarem mais longas e as suspensões dianteira e traseira rebaixadas com a adição de estabilizadores.
No motor foram usados Kits de 88 mm da Vicsa e eixo virabrequim roletado SPG, mais longo (82mm), para se poder chegar aos 1968 cc. Os cabeçotes de dupla entrada polidos e trabalhados para uma taxa de compressão de 8,5: 1, as molas e válvulas maiores de 40 mm e o comando de válvulas Iskenderien 10/10, somados aos enormes carburadores duplos Dellorto 40, permitiram que a potencia chegasse a cerca de 150 HP.*
Complementando a preparação, o volante do motor foi aliviado e balanceado, a embreagem foi reforçada e foi usada uma bomba de óleo duplo corpo com radiador e reservatório para 7 litros de óleo.
O resultado final foi excelente, ficou um carro muito veloz e com arrancada muito boa, mesmo com o diferencial longo.
Apesar de não dispor dos dados referentes às medidas de performance, cito aqui a título de comparação, um teste que fizemos com um Ford Maverick GT V8, do qual o Puma ganhou na velocidade final e ficou praticamente emparelhado no zero a 100 Km/h.
*Potência estimada na medida SAE (bruta), de acordo com outros motores similares desenvolvidos na época.
Fotografias - arquivo de Mauricio C. Lima.
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