sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Puma 1900 cc - receita dos anos 70


Este Puma GT amarelo mixing modelo 1974, foi comprado 0 Km na revenda autorizada
Caria Ribeiro em Salvador e foi preparado pela mesma, com os melhores recursos que existiam na época, para se melhorar a performance do motor Volkswagen  para o uso nas ruas.

Aos que não sabem, a revenda baiana Caria Ribeiro (VW e Puma), foi patrocinadora da lendária Scuderie AF de Adriano Fernandes e Lulu Geladeira e por intermédio de um dos seus proprietários, Renato Caria, que também era um dos sócios da AF, desenvolveu estreitos vínculos comerciais com a Fabrica Puma e com a Comercial MM, o que lhes permitiu adquirir a expertise necessária para fazer excelentes preparações nos motores Volkswagen.



O Puma teve a relação de coroa/pinhão do diferencial alterada, o que fez todas as marchas ficarem mais longas e as suspensões  dianteira e traseira rebaixadas com a adição de estabilizadores.
No motor foram usados Kits de 88 mm da Vicsa e eixo virabrequim roletado SPG, mais longo (82mm), para se poder chegar aos 1968 cc. Os cabeçotes de dupla entrada polidos e trabalhados para uma taxa de compressão de 8,5: 1, as molas e válvulas maiores de 40 mm e o comando de válvulas Iskenderien 10/10, somados aos enormes carburadores duplos Dellorto 40, permitiram que a potencia chegasse a cerca de 150 HP.*
Complementando a preparação, o volante do motor foi aliviado e balanceado, a embreagem foi reforçada e foi usada uma bomba de óleo duplo corpo com radiador e reservatório para 7 litros de óleo. 



O resultado final foi excelente, ficou um carro muito veloz e com arrancada muito boa, mesmo com o diferencial longo. 
Apesar de não dispor dos dados referentes às medidas de performance, cito aqui a título de comparação, um teste que fizemos com um Ford Maverick GT V8, do qual o Puma ganhou na velocidade final e ficou praticamente emparelhado no zero a 100 Km/h.


*Potência estimada na medida SAE (bruta), de acordo com outros motores similares desenvolvidos na época.

Fotografias - arquivo de Mauricio C. Lima.
oldraces.blogspot.com


quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Encontro Anual do Veteran Bahia



A má vontade e a falta de responsabilidade e bom senso  da atual administração municipal, terminaram por expulsar do Campo Grande um importante evento cultural que é o Encontro Anual de Veículos Antigos, promovido pelo Veteran Bahia e que há mais de onze anos acontecia sempre no mês de Dezembro naquela localidade.
Quem perde ? A população da cidade, os hotéis, bares,restaurantes e comércio local, sem falar nos ambulantes em geral.
O evento vai acontecer em outro local, no estacionamento fechado do Shopping Bela Vista e provavelmente será visto por muito menos pessoas do que seria no Campo Grande, sem contar o que a exposição perde em importância beleza e grandeza por não estar na nossa mais importante praça pública!!
No Brasil inteiro os eventos como esse são valorizados, movimentam a economia e trazem recursos para o município onde acontecem, no entanto aqui na terra do atraso, os responsáveis pela gestão municipal ainda não conseguiram enxergar isso.
É lamentável !!



sábado, 17 de agosto de 2019

A caminho de uma nova vida


De raridades a trapizongas, todos indo para o restauro e para uma nova vida !






















Imagens compartilhadas da Internet, sem indicação de direitos autorais.

oldraces.blogspot.com

domingo, 11 de agosto de 2019

sábado, 10 de agosto de 2019

Há exatos 50 anos!

Na fotografia, a Alfa P33 de Marivaldo Fernandes/José Carlos Pace e o Willys Interlagos de Arivaldo Carvalho/Mauricio Castro Lima.

No dia 10 de agosto de 1969, há exatos 50 anos, acontecia no circuito da Avenida do Centenário, a prova dos 500 Km da Bahia, uma corrida de longa duração,  válida pelo campeonato brasileiro de automobilismo e que contou com a participação de carros e pilotos de vários estados brasileiros.
Foi um dia de festa para o automobilismo baiano e que colocou a cidade de Salvador em evidência no cenário automobilístico nacional!


Clique no link para ler as matérias sobre a corrida, partes 1 e 2:

https://oldraces.blogspot.com/2016/01/ii-500-km-da-bahia-agosto-de-1969-i.html

https://oldraces.blogspot.com/2016/09/ii-500-km-da-bahia-parte-2.html

Leia também:

https://oldraces.blogspot.com/2013/08/cronica-de-uma-epoca_17.html




sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Colorindo a Avenida Centenário


Há 50 anos fazíamos a história do automobilismo baiano no saudoso Circuito da Avenida do Centenário e para comemorar, colorimos algumas fotografias em preto e branco da época, procurando dar às cores a maior fidelidade possível.


Nesta fotografia de uma largada no início de 1970, vemos uma grande falha na segurança, notem que a largada foi dada com um mecânico ainda entre os carros! 
Arrumando o grid dos 500 Km da Bahia de 1969.

Bino Mark II quebrado, o Puma da Carbel de Marcelo Campos e o Puma Espartano da Scuderie AF de John Brusell/José Luis Bastos.
Grid de largada dos 500 Km de 1969, Alfa Romeo P33 de José Carlos Pace/Marivaldo Fernandes.


Curva do Calabar de dentro, Puma 71 ( Escuderia AF) John Brusell/José Luiz Bastos x Puma 39 da (Carbel) Marcelo Campos/Ivaldo Da Matta.


Curva do Calabar, Willys Interlagos de Arivaldo Carvalho/Mauricio Castro Lima e Alfa Romeo P 33 de José Carlos Pace/Marivaldo Fernandes.

oldraces.blogspot.com

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

FOTO DO MÊS - AGOSTO 2019


Autódromo do Rio de Janeiro no final da década de 60, um belo pega entre um FNM JK e um Simca, mais atras vem um Renault Gordini.

oldraces.blogspot.com