A internet sem sombra de dúvidas foi um avanço tecnológico sem precedentes para a humanidade , porém também trouxe diversos fatores negativos, tais como crimes cibernéticos, fraudes, pedofilia, invasão de dados e vários outros problemas graves. Entre eles está o perigo das informações erradas, quer seja por simples desconhecimento do assunto pelo autor da publicação ou mesmo pela publicação das tão faladas "fake news ", por pessoas mal intencionadas, o que a longo prazo virá a prejudicar a própria história que ficará para as gerações futuras.
Na história do automobilismo não tem sido diferente, com frequência tenho me deparado com informações desencontradas, dados errados e narrativas equivocadas, em diversas publicações de blogs, sites e páginas especializadas no assunto.
Algumas vezes já tive aqui no Old Races, que refazer matérias nas quais descobrimos erros de informação, afinal ninguém é perfeito..., porém o que mais preocupa é ver que matérias erradas muitas vezes são corrigidas pelos leitores em seus comentários e mesmo assim o(s) autor(es) não as corrige,? ou porque não revisa as publicações que faz ou até mesmo por não ter que admitir que errou...
Como aquele dito em que " Uma mentira repetida mil vezes, torna-se verdade ", as estórias equivocadas vão se perpetuando e se tornando quase impossível de se reverter à verdadeira realidade!
Nos últimos anos tenho vez por outra me debatido com algumas narrativas equivocadas, tanto sobre a invenção do auto móvel como sobre a chegada do mesmo no Brasil, no primeiro caso, atribuindo a autoria da invenção a Carl Benz e com relação ao Brasil, que o primeiro auto móvel do país teria sido o de Alberto Santos Dumont.
Ambas as narrativas não são verdadeiras, no caso da invenção do "auto móvel ", o verdadeiro autor da invenção é o francês Joseph Cugnot, no ano de 1770, fez um veículo a vapor que se "auto movia" e tinha direção, já com relação aos primeiros auto móveis do Brasil 🇧🇷, a lista é a seguinte:
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Primeiros auto móveis do Brasil:
1º- 1871 -Thomson Road Steamer- Francisco Antônio Pereira Rocha - BA *
2º- 1891 - Peugeot com motor a combustão - Alberto e Henrique Santos Dumont - SP
3º- 1897 - Serpollet a vapor - José do Patrocínio - RJ
4º- 1897 - Benz a combustão interna - Álvaro Fernandes da Costa Braga - RJ
5º- 1900 - Decauville a combustão interna - Adalberto Guerra Duval - RJ
6º- 1901 - Clement Panhard & Levassor a combustão interna - José Henrique Lanat - BA
7º- 1901 - Rochet-Schneider com motor a combustão interna - Conde Alvares Penteado - SP
O Thonsom Road Steamer do Sr. Francisco Pereira Rocha era similar a este, com 5 rodas.
* Existem relatos de alguns Thonsom Road Steamer no Brasil, após o de Salvador, em Belém, no Ceará e no Rio Grande do Sul, porém o único com comprovação documental que achamos até agora, foi o da Bahia.
Mauricio C. Lima
oldraces.blogspot.com