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sexta-feira, 30 de outubro de 2015
Primeiro PUMA ESPARTANO - Homenagem ao campeão!
- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -
O Puma na entrada da revenda Caria Ribeiro em Salvador - escudo comemorativo do 1º ano da Escuderia AF - escudo da Escuderia AF - Propaganda Caria Ribeiro revenda Puma
Muito já se falou sobre este Puma da Escuderia AF, sobre sua mecânica e sobre suas façanhas que o colocaram definitivamente nas paginas da história, não só da Puma Veículos, mas principalmente na história do automobilismo baiano e brasileiro.
A história deste Puma confunde-se com a da Escuderia AF e é exatamente isto que desejamos contar hoje!
A recém fundada Escuderia AF, tinha entre os seus idealizadores, três pilotos baianos que já atuavam nas corridas da Barra desde o inicio dos anos 60 , Adriano Fernandes, Lulu Geladeira e Nelson Taboada.
Adriano e Lulu em 1960 já cultivavam uma amizade com Jorge Lettry, tendo Lulu já pilotado para a Vemag sob o comando Lettry, o que abriu o caminho para a futura parceria com a fábrica Puma, tornando a Escuderia AF uma espécie de equipe semi oficial da fábrica.
Este primeiro Puma de corrida iria estrear nos 500km da Bahia pilotado por Lulu Geladeira e Nelson Taboada, porém por motivos familiares Nelson desistiu de correr e indicou para lhe substituir, o piloto carioca Norman Casari.
O carro já veio da fábrica pintado na cor amarela e ostentando o nº 17, que tinha sido escolhido anteriormente por ser uma combinação do nº1 que Lulu geladeira corria na Barra com o nº 7 de Nelson Taboada, era um Puma muito especial, chassi nº1.430.111 e carroceria nº001-68, tinha detalhes externos únicos como os limpadores do para brisa juntos e centralizados, saia traseira curta e tampa do motor com entrada de ar, além do bocal do tanque de combustíveis saliente para abastecimento rápido em corridas.
Internamente era despojado de acabamentos, vindo dai a origem da denominação "Espartano" .
Foi o precursor da linhagem dos Espartanos de fibra mais fina que a fábrica produziria posteriormente.
Apesar da conturbada estreia do carro nos 500 km da Bahia em 1968, quando foi desclassificado numa decisão polêmica, a parceria com a Puma rendeu bons frutos, tendo o Puma vencido várias corridas em 68 e 69,em Recife, Salvador e Fortaleza, incluindo ai a corrida inaugural do Autódromo Virgílio Tavora.
O campeão em ação:
Primeira corrida - Circuito da Centenário - 500 Km da Bahia em 1968, (Lulu Geladeira/Norman Casari).
Primeira vitória - Circuito da Cidade Universitária no Recife, (Lulu Geladeira).
Segunda vitória - Inauguração do Autódromo Virgílio Tavora no Ceará, (Lulu Geladeira).
Terceira vitória - Circuito da Centenário em Salvador, (André Burity).
As vitórias se sucederam até a chegada do segundo Puma Espartano que tinha inicialmente mecânica Porsche e era muito mais bem preparado para as competições, com a fibra mais fina e acrílico no lugar dos vidros, sendo por isso bem mais leve que o primeiro.
O Puma Porsche, foi o segundo Puma Espartano, já com a fibra mais fina.
Ocupou portanto o lugar de principal carro da equipe, herdando até o nº17 e ficou o nº71 para o primeiro Puma que dai para a frente não teve mais uma carreira tão brilhante mas mesmo assim ainda conseguiu ainda algumas vitórias e outras boas colocações nas diversas provas em que participou.
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segunda-feira, 26 de outubro de 2015
VIII ENCONTRO BAIANO DE VEÍCULOS ANTIGOS
VEM AI :
O VIII ENCONTRO BAIANO DE VEÍCULOS ANTIGOS
Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2015, no Campo Grande em Salvador - Bahia
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terça-feira, 20 de outubro de 2015
HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO - links
- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -
Caros leitores do Blog Old Races,
Para facilitar a visualização das matérias já postadas sobre a história do automobilismo da Bahia, reunimos aqui neste post, todos os links de acesso às referidas publicações.
Notem que as dividimos em seis grupos distintos para facilitar as buscas:
- As corridas no Farol da Barra
- Elva - uma história quase esquecida
- Inicio do kart na Bahia
- As corridas na Avenida Centenário
- Equipes baianas
- Outras matérias relacionadas
Obrigado e uma boa leitura para todos!
CORRIDAS NO FAROL DA BARRA:
PARTE 1
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/automobilismo-bahiano-as-corridas-no.html
PARTE 2
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/automobilismo-baiano-as-corridas-no.html
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ELVA - UMA HISTÓRIA QUASE ESQUECIDA:
PARTE 1
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/elva-uma-historia-quase-esquecida-parte.html
PARTE 2
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/elva-uma-historia-quase-esquecida-parte_15.html
PARTE 3
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/03/elva-uma-historia-quase-esquecida-parte.html
PROTÓTIPOS
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/10/historia-do-automobilismo-baiano-os.html
_______________________________________________________________
INICIO DO KART NA BAHIA:
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/o-inicio-do-kart-na-bahia.html
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CORRIDAS NA AVENIDA CENTENÁRIO:
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/de-volta-para-o-passado.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/de-volta-para-o-passado-2.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/cronica-de-uma-epoca_17.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/posto-do-cristo-1968.html
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A PISTA DA CENTENÁRIO
PARTE 1
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/automobilismo-bahiano-pista-da-avenida.html
PARTE 2
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/automobilismo-baiano-pista-da-avenida.html
PARTE 3
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/automobilismo-baiano-pista-da-avenida_11.html
PARTE 4
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/automobilismo-baiano-pista-da-avenida_14.html
PARTE 5
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PARTE 6
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http://oldraces.blogspot.com.br/2013/10/centenario-44-anos.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/10/os-acidentes-da-centenario.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/08/acidentes-da-centenario-2.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/11/camurujipe-1969-pista-de-testes.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/06/i-circuito-da-centenario-formula-v.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/02/ll-circuito-da-centenario-trofeu.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/08/500-km-da-bahia-1968.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/05/prova-prefeito-antonio-carlos-magalhaes.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/08/prova-paulo-lanat-1969.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/01/acidente-na-centenario-toncar.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/01/os-numeros-dos-pumas-da-af.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/05/a-historia-de-um-fusca-pe-de-boi.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/09/um-papo-sobre-automobilismo.html
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EQUIPES BAIANAS:
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/10/equipes-baianas-irmaos-curvello.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/10/equipe-curvello-parte-2.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-1.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-2.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/09/equipes-baianas-escuderia-af-parte-3.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/11/equipes-baianas-equipe-racio.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/04/equipes-baianas-cravobauer.html
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OUTRAS MATÉRIAS RELACIONADAS:
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/01/autodromo-na-bahia-uma-enrrolacao-de-41.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/01/emilio-zambello.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/salvador-antiga-e-o-automovel-1871-1959.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/07/o-antigo-mobilismo-esportivo-na-bahia.html
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http://oldraces.blogspot.com.br/2014/12/jose-luis-bastos.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/06/lulu-geladeira-nos-deixou.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/06/corrigindo-uma-injustica.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/09/foto-do-mes-agosto-2015_19.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/10/bau-de-adriano-fernandes.html
Links para acesso a: oldraces.blogspot.com
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CORRIDAS NO FAROL DA BARRA:
PARTE 1
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PARTE 2
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ELVA - UMA HISTÓRIA QUASE ESQUECIDA:
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PARTE 3
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PROTÓTIPOS
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INICIO DO KART NA BAHIA:
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CORRIDAS NA AVENIDA CENTENÁRIO:
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A PISTA DA CENTENÁRIO
PARTE 1
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PARTE 6
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EQUIPES BAIANAS:
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OUTRAS MATÉRIAS RELACIONADAS:
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domingo, 18 de outubro de 2015
Baú de Adriano Fernandes
- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -
Os arquivos de Adriano Fernandes são um verdadeiro "baú" da história do automobilismo da Bahia, com algumas preciosidades históricas para fazer a alegria dos historiadores, saudosistas e amantes do automobilismo antigo.
Hoje postaremos aqui algumas das relíquias que achamos e que o amigo Adriano guardou com tanto cuidado e carinho, ao longo de todos estes anos.
Nazaré, esposa de Adriano Fernandes, com o primeiro Puma DKW da Bahia, na praia de Piatã em Salvador. Década de 60.
Cocktail de lançamento do Puma Volkswagen na Associação Atlética da Bahia promovido por Adriano Fernandes.
Adriano Fernandes e Marinho - Mario César Camargo Filho, piloto da Vemag.
Adriano Fernandes recepcionando os pilotos Ciro Caires e Bird Clemente no desembarque do avião em 1961 - Aeroporto 2 de Julho em Salvador.
André May-Burity, Adriano Fernandes e Lulu Geladeira, após mais uma vitória dos Pumas da Escuderia AF
André Burity, Lulu Geladeira, Adriano Fernandes e Nadu, junto ao primeiro Puma Espartano da AF - 500 Km da Bahia em 1968.
Carteira do Conselho Técnico Desportivo da CBA.
Escudo original da Escuderia AF.
Anuário Brasileiro de Automobilismo de 1970 que traz na capa o Puma Espartano nº 70 da Escuderia AF.
Anuário da FIA para o ano de 1970, com dedicatória de Amadeu Girão para Adriano Fernandes.
Fotografias do acervo de Adriano Fernandes. Fotografias de Old Races
oldraces.blogspot.com - m.castrolima.arq@gmail.com
Os arquivos de Adriano Fernandes são um verdadeiro "baú" da história do automobilismo da Bahia, com algumas preciosidades históricas para fazer a alegria dos historiadores, saudosistas e amantes do automobilismo antigo.
Hoje postaremos aqui algumas das relíquias que achamos e que o amigo Adriano guardou com tanto cuidado e carinho, ao longo de todos estes anos.
Nazaré, esposa de Adriano Fernandes, com o primeiro Puma DKW da Bahia, na praia de Piatã em Salvador. Década de 60.
Cocktail de lançamento do Puma Volkswagen na Associação Atlética da Bahia promovido por Adriano Fernandes.
Adriano Fernandes e Marinho - Mario César Camargo Filho, piloto da Vemag.
Adriano Fernandes recepcionando os pilotos Ciro Caires e Bird Clemente no desembarque do avião em 1961 - Aeroporto 2 de Julho em Salvador.
André May-Burity, Adriano Fernandes e Lulu Geladeira, após mais uma vitória dos Pumas da Escuderia AF
André Burity, Lulu Geladeira, Adriano Fernandes e Nadu, junto ao primeiro Puma Espartano da AF - 500 Km da Bahia em 1968.
Carteira do Conselho Técnico Desportivo da CBA.
Escudo original da Escuderia AF.
Anuário Brasileiro de Automobilismo de 1970 que traz na capa o Puma Espartano nº 70 da Escuderia AF.
Anuário da FIA para o ano de 1970, com dedicatória de Amadeu Girão para Adriano Fernandes.
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sábado, 17 de outubro de 2015
Reencontro de velhos parceiros
O Blog Old Races tem sido um agregador da velha guarda dos pilotos baianos das diversas modalidades do esporte a motor, principalmente do pessoal que corria nos circuitos da Barra e da Avenida Centenário.
Nos encontros mensais de veículos antigos no Parque da Cidade, ou mesmo no café do Shopping Barra, muito papo nostálgico tem rolado, com uma crescente adesão dos veteranos pilotos da Bahia.
Além dos nossos tradicionais colaboradores, tais como Arthur Barros, Mario Cabral Filho e Eduardo Bandeira Ribeiro, ganhamos mais uma importante ajuda nesta jornada de contar e reviver aqueles tempos gloriosos do nosso automobilismo, que foi o Mário Teles, que era ainda um garoto naquela época, mas se criou dentro das oficinas da Cidade Baixa, como a Cruz Motor e Motophine, de Jerry Weeks, Carlos Matéria e Leonardo Godoy.
Foi por intermédio de Mário que conhecemos o pessoal da Rádio Metrópole, que recentemente promoveu uma hora de programa só dedicado às corridas da Barra e Centenário.
Temos tido também a oportunidade, um pouco com ajuda das redes sociais, de protagonizar alguns encontros de antigos parceiros das pistas, que em alguns casos não se viam há muito tempo, como por exemplo foi o encontro entre Adriano Fernandes, John Brusell e Andre Burity.
Da esquerda para direita, Andre Burity, Stela e John Brusell, Nazaré e Adriano Fernandes,em uma foto recente, no restaurante do Yacht Clube da Bahia.
Box da Escuderia AF em 1969 na Avenida do Centenário em Salvador.
Puma Porsche nº 71 da Escuderia AF
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sexta-feira, 16 de outubro de 2015
História do automobilismo baiano - Os protótipos
Na época de ouro do automobilismo da Bahia, os anos 60/70, os baianos tinham um lugar de destaque no cenário automobilístico nacional, com equipes bem estruturadas, bons pilotos e patrocinadores de peso.
Tínhamos toda uma cultura automobilística que envolvia um grande público participativo e despertava muito interesse por parte da imprensa escrita e das rádios e televisões, além de várias publicações especializadas.
Numa época em que o país tinha poucos autódromos e corria-se até em pistas de paralelepípedos, Salvador tinha a bela pista da Avenida do Centenário, com suas encostas que eram verdadeiras arquibancadas naturais e proporcionavam ao público segurança e uma excelente visão da pista.
As corridas em sua grande maioria eram assistidas por numeroso público, muitas vezes acima de 40.000 pessoas, o que ainda é muito até nos dias atuais. A imprensa se mobilizava e noticiava não só as corridas, como acompanhava também os preparativos das equipes e dos carros, o que fazia com que o interesse pelo esporte só aumentasse!
As revendas de automóveis, principalmente as da marca Volkswagen (que no final dos anos 60 já era a mecânica mais usada em competições), eram envolvidas com as corridas e quase todas apoiavam alguma equipe ou tinham a sua própria.
Nos bastidores deste cenário, vinha surgindo em pequena escala uma indústria de carros de corridas, os protótipos de competição, que ficaram famosos em todo o país ao longo da década de 70.
Junto com o incremento das competições, veio também o mercado de serviços, com o surgimento de vários preparadores de motores locais, o que veio diminuir a nossa dependência dos projetistas e preparadores de São Paulo.
O Elva I nº 111 da Equipe Cravo Bauer, com o piloto Ivan Cravo, no portão da casa do escultor Mario Cravo, no bairro do Rio Vermelho em Salvador.
Rara foto de traseira, do protótipo Elva I da Cravo Bauer na antiga rotatória da Av Camurugipe, (hoje Av. ACM) em frente ao atual Parque da Cidade. Notem as enormes Weber 48 IDH do motor 2 litros. Este protótipo utilizava ainda a plataforma Volkswagen com motor traseiro.
O primeiro protótipo baiano a correr nas pistas da Avenida Centenário foi o Protótipo RM, também chamado de "Patinho Feio", em uma alusão ao Protótipo Camber de Brasília que era também conhecido como Patinho Feio. Era na verdade uma carroceria de fibra muito leve, que foi colocada sobre um chassi tubular de um Formula V e recebeu uma mecânica VW 1.9 muito bem preparada, ficando com uma excelente relação peso/potência, vindo dai o motivo pelo qual tinha uma performance tão boa nas pistas.
Em três matérias postadas anteriormente (ELVA, uma história quase esquecida, partes 1, 2 e 3) já contamos aqui um pouco da história da ELVA, marca criada pelo kartista Élcio Paiva e que foi utilizada por algumas das principais equipes da Bahia em provas automobilísticas por várias cidades do Brasil.
Clique nos links abaixo para ver ELVA, uma história quase esquecida, partes 1, 2 e 3
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/elva-uma-historia-quase-esquecida-parte.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/elva-uma-historia-quase-esquecida-parte_15.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/03/elva-uma-historia-quase-esquecida-parte.html
Protótipo Elva I da Equipe Cobape, foi o primeiro Elva de competição produzido por Élcio Paiva, tinha chassi tubular e motor entre eixos.
O protótipo Elva II da Equipe RM - Retificadora Moderna dos pilotos Roberto Bahia e Mario Monteiro, tinha chassi tubular e motor entre eixos.
Detalhe - nome Elva assinalado em branco.
Elcio Paiva e equipe, trabalhando na produção de mais um ELVA.
Além dos Elvas, vários outros protótipos foram produzidos aqui em nossa cidade, a exemplo dos protótipos construidos pelo piloto Leonardo Godoi (Motophine), com mecânica Corcel Bino, do protótipo do Team Jerry com mecânica Alfa Romeo e do protótipo da Catú Motor com mecânica Volkswagen.
O belo protótipo de Leonardo Godoi, com mecânica Corcel Bino.
Protótipo da Team Jerry com mecânica Alfa Romeo. herdada de um FNM JK 2000.
Foi construido na Oficina Cruz Motor, que pertencia a Carlos Augusto Ferreira Cruz, mais conhecido no meio automobilístico àquela época, como Carlos Matéria.
Protótipo da Catú Motor no autódromo do Ceará, sendo atendido nos boxes durante os treinos. Note-se o piloto Carlos Medrado dentro do carro.
NOTICIAS:
Fotografias do acervo de Arthur Barros, Fred Leal, Ivan Cravo e Mauricio C. Lima
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Marcadores:
automobilismo anos 60,
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protótipos Elva
quinta-feira, 8 de outubro de 2015
Apollo GT - Um verdadeiro ítalo americano!
O Apollo GT é um esportivo de pequena série, que foi fabricado entre 1962 e 1965 pela International Motor Cars, em Oakland, California.
A carroceria era fabricada na Itália em alumínio pela Intermeccanica e tinha uma motorização V8 do Buick, com 3500cc ou 5000cc,
Apollo was a United States-built sports car/personal automobile manufactured from 1962 to 1964 in Oakland, California.
Engineered by Milt Brown and designed by Ron Plescia, it featured Italian handmade aluminum bodywork with a choice between two-seater convertible or fastback styles. Power came from a 215 cu in (3.5 l) or 300 cu in (4.9 l) Buick[2] engine to a 4-speed manual. The company, International Motor Cars, built 42 cars before suspending production while seeking new financing. IMC allowed the sale of body/chassis units to Vanguard Motors in Dallas, Texas to produce cars under the Vetta Ventura name and these were made until 1966 by Vanguard Inc of Dallas, Texas. This was a stop-gap measure to keep the carrozzeria (body producer) Intermeccanica in business until new backers were found.
History
Frank Reisner, a former chemical engineer born in Hungary, raised in Canada and educated in America,[3] established a company that later produced the Apollo (and the Texas-built Vetta Ventura). Reisner, on holiday in Italy in 1959, decided that he loved Turin and set up shop there as Intermeccanica producing tuning kits for Renaults, Peugeots, and Simcas.The Apollo project was the dream of a young California engineer, Milt Brown, who desired to build an American answer to European GTs, such as the Aston Martin DB4 and Ferrari coupes. Brown, who was looking for a coachbuilder, met Reisner at the Monaco Grand Prix in 1960. A deal was made and the first Apollos were built by early 1963 by Intermeccanica. Intermeccanica made and trimmed the steel bodies in Turin, Italy and then sent them to Oakland, California, where the drive train was installed. The prototype's design was by Milt Brown's friend, Ron Plescia, but the nose was too long and the rear vision limited, so Reisner commissioned former Bertone stylist Franco Scaglione to revise it.
The finished car, sold by Brown's International Motorcars of Oakland, was well received and had famous owners such as Pat Boone. The base price was $6000 and the top speed was claimed to be 150 mph (240 km/h).
A prototype 2 + 2 was shown in New York in 1965. It was shown again in 1966 as the Griffth GT.[3]
International Motor Cars sold 42 cars (40 coupes and one spyder, including the prototype) before production stopped in mid-1964 due to lack of financing. IMC then made a contract with Reisner (to keep his operation going) allowing Intermeccanica to supply body/chassis units to Fred Ricketts, owner of Vanguard Industries, an aftermarket supplier of auto air conditioners in Dallas, Texas. Vanguard sold it as the Vetta Ventura. The intent was to give IMC time to find new financing as well as keep Intermeccanica alive.
Vanguard built only 11 cars, with shop foreman Tom Johnson purchasing the leftover 11 body/chassis units and completing them as late as 1971.
A third attempt to produce the Apollo was by attorney Robert Stevens. His Apollo International company of Pasadena, California completed only 14 cars, with foreman Otto Becker finishing another six. Four body chassis/units were never claimed by Apollo International and were sold by US Customs to Ken Dumiere.
The Apollo was featured in The Love Bug, a 1969 Disney movie.[4]
Reisner later developed projects such as the Griffith, the Murena GT, and the Italia by Intermeccanica. Intermeccanica went on to produce the Veltro 1500, the Griffin (which was a version of the prototype Apollo 2+2), the Phoenix, and the Omega among others.
Nas fotografias abaixo confiram as belas linhas do esportivo projetado por Ron Plescia e Franco Scaglione:
Motorização Buick V8 de 3500cc e 4900cc
1965 Apollo 5000 GT Coupe
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Overview | |
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Manufacturer | International Motor Cars |
Production | 90 |
Model years | 1962 - 1965 |
Assembly | Oakland, California, United States |
Designer | Ron Plescia & Franco Scaglione |
Body and chassis | |
Class | Sports Car |
Body style | fastback coupe or convertible |
Related | Construzione Automobili Intermeccanica |
Powertrain | |
Engine | |
Transmission | 4 speed manual (automatic optional) |
Dimensions | |
Wheelbase | 2,464 mm (97.0 in)[1] |
Length | 4,445 mm (175.0 in) |
Width | 1,676 mm (66.0 in) |
Height | 1,270 mm (50.0 in) |
Curb weight | 1,030 kg (2,271 lb) |
Chronology | |
Predecessor | Inter Meccanica Puch |
Successor | Vetta Ventura and Griffith GT |
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