Translate

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Prova Governador Luiz Viana Filho - 1970



- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -

A largada da Prova Governador Luis Viana FIlho.

O automobilismo baiano começou o ano de 1970 com uma prova de estreantes no dia 12 de abril, denominada Governador Luis Viana Filho, que foi vencida por Marcos Espinheira, com um Ford Corcel nº1.
Na segunda colocação chegou Luis Filho com o Volkswagen nº88 e em terceiro Carlos Alberto Medrado com o Volkswagen nº90, que na classificação oficial terminou com o segundo lugar, depois de constatadas irregularidades no motor do carro de Luiz Filho, tendo então o mesmo sido desclassificado.




O Ford Corcel vencedor da corrida.

O Volkswagen nº 90 que  terminou herdando o segundo lugar após a desclassificação do Volks nº88 de Luiz Filho.

 Acompanhem abaixo a narrativa da competição, feita por um jornal da época:




 Os pilotos antes da largada.


O vencedor Marcos Espinheira comemorando com a esposa.

Uma das muitas rodadas da corrida.

O Volkswagen da Equipe Cobape, de Carlos Medrado.

Notícia da corrida.



domingo, 22 de julho de 2018

Fabrica brasileira DKW Vemag 1964 Filme de Jean Manson

Belo filme histórico, produzido por Jean Manson sobre a fábrica DKW Vemag do Brasil.
Vale a pena ser visto:👇👇



Propaganda de 1958, com a camionete DKW, que depois passou a ser chamada de "Vemagete".

Propagandas da Vemag

Manual de instruções:  


oldraces.blogspot.com

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Vem ai, Mil Km de Brasília,Toninho da Matta e o Puma 38

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO - 


Toninho Da Matta nos dias atuais e o histórico Puma nº 38 já completamente reconstruido.

Estamos preparando uma matéria sobre os Mil Km de Brasília de 1970, com um depoimento exclusivo para o Old Races, de um dos pilotos vencedores que foi o mineiro Toninho da Matta, que deverá contar com riqueza de detalhes a sua importante vitória naquela prova histórica do automobilismo brasileiro dos anos 60/70. 
Toninho venceu a corrida em dupla com o piloto Clóvis Ferreira a bordo do Puma nº38 da Carbel, batendo feras do nosso automobilismo na época, a exemplo das Alfas GTA da Equipe Jolly Gancia de São Paulo.
No decorrer da matéria mostraremos também como está o Puma vencedor hoje, na verdade praticamente uma réplica, após o profundo e primoroso trabalho de reconstrução por que passou.

O Puma vencendo os 1000 Km de Brasília debaixo de chuva e muita confusão.


 Matéria da revista Quatro Rodas nº 118.

 O Puma nº38 sendo refeito e restaurado nos mínimos detalhes.


Aguardem, é uma matéria imperdível !!

sábado, 14 de julho de 2018

Opala 1968, existe?


Uma dúvida constante e polêmica entre os antigo mobilistas é sobre a existência do Opala modelo 1968, alguns afirmando que existiu e outros negando a sua existência, mas será que ele existiu mesmo?
Vejamos bem, o Opala foi lançado no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro de 1968, já como modelo 1969, conforme atestam as  propagandas do seu lançamento, inclusive a primeira veiculada na imprensa, que foi a da foto abaixo, como também em todas as demais propagandas da época os Opalas aparecem sempre como "1969", o que obviamente não deixa margem a dúvidas.

Pelo que sabemos alguns Opalas, cerca de 300 unidades foram produzidas no ano de 1968, são Opalas ano de FABRICAÇÃO 1968 mas MODELO 1969, logo não existe nenhum Opala 1968/1968.



 Outra duvida sempre levantada é referente à cor do motor de 6 cilindros, que nas primeiras propagandas aparece pintado na cor azul, conforme as fotografias abaixo:





Pelo que podemos atestar, como testemunha ocular do fato, pelo menos um dos Opala que foram fabricados no ano de 1968 tinha o motor pintado na cor vermelha (ver depoimento no quadro abaixo), o que nos faz supor que nas demais unidades postas à venda o motor também seria vermelho e que a pintura do motor 3800 na cor azul, foi para efeito meramente promocional e não aplicado à linha de montagem. 

 O Opala no Salão do Automóvel de São Paulo em 1968.

________________________________________________________________________
 DEPOIMENTO:

O Opala da fotografia acima, que provavelmente foi o primeiro a chegar em terras baianas, foi adquirido por meu pai, Alberto de Castro Lima, em São Paulo, no mês de Dezembro de 1968. O carro foi comprado com a intermediação do Dr. Angelo Martinelle Bonomi, que era na época muito influente nos meios automobilísticos e um dos três grandes colecionadores de automóveis antigos do Brasil, cuja ajuda se fez necessária devido ao imenso sucesso e grande procura que o carro causou no mercado automobilístico do país e devido também à existência poucas unidades disponíveis para venda.
Era um Opala luxo 68/modelo 1969 na cor azul astral, com estofamento mono cromático azul e motor 6 cilindros de 3800 cc, pintado na cor vermelha (carro igual ao das fotografias abaixo).
Coube a mim a agradável tarefa de traze-lo para Salvador nos primeiros dias de janeiro de 1969.




Por: Mauricio Castro Lima
___________________________________________________________________
Fotografias de propagandas antigas da GM, texto de Old Races, fotografia de Mauricio Castro lima.

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Dodge Brothers & Museu Costa Pinto



Este Dodge Brothers 1925, que hoje pertence ao colecionador Jorge Cirne, é o único modelo Roadster existente no Brasil e foi importado novo dos Estados Unidos em 1925 para uso da família Costa Pinto, tendo chegado à Bahia no ano de 1926. 
Jorginho que é membro do Veteran Bahia e diretor da FBVA para a região Nordeste, além de ser o maior colecionador de carros da Bahia, adquiriu o automóvel há aproximadamente dois anos e meio e fez um excelente serviço de restauração em São Paulo, de onde o carro saiu para brilhar nos encontros e exposições de veículos antigos pelo Brasil a fora.

O carro já recebeu duas premiações este ano, no Encontro Brasileiro de Veículos Antigos em Águas de Lindóia e no 23º Encontro Paulista de Veículos Antigos em Vinhedo SP.
Em setembro o Dodge deverá participar também do encontro de Araxá em Minas Gerais e em outubro no de Gravatá em Pernambuco, além do ENEVA em Maceió no mês de novembro.


 Jorge Cirne e o magnífico Dodge Brothers 1925.




 O casal Margarida e Carlos Costa Pinto, que foram os primeiros proprietários do automóvel, construiram em 1958 esta mansão no estilo colonial americano e que hoje abriga o especialíssimo Museu Carlos Costa Pinto.



 O Museu Carlos Costa Pinto em Salvador Bahia.

O belíssimo e rico Museu Costa Pinto tem entre seus mais de três mil itens, magníficas peças de mobiliário, tapeçarias, pratarias, pinturas e gravuras, louças e porcelanas, etc..., constituindo-se em um dos mais importantes museus da cidade de Salvador! 

 Era assim o Corredor da Vitória, local onde está localizado o museu, na época em que o Dodge Brothers chegou à Bahia.
Propaganda antiga do Dodge.

 Material utilizado na matéria: Informações e dados de publicação de Auto Clássico, informações e fotografias do Museu Carlos Costa Pinto, fotografias de Jorge Cirne, propaganda antiga Dodge, fotografia de Amo História Salvador.

Antigos em Lauro de Freitas



domingo, 8 de julho de 2018

Almoço na casa da familia Medrado


Amanhã é aniversário de Carlos Alberto Medrado, o que me fez lembrar do ano passado quando tivemos um dia agradabilíssimo, que foi o almoço de comemoração da data na bela casa do casal, no Bairro do Candeal em Salvador Bahia.
Foi um encontro de antigos companheiros das pistas, acompanhados de suas respectivas esposas e também alguns amigos dos filhos do casal, onde rolou muito papo sobre automobilismo, regado é claro por muita cerveja, bons vinhos e um delicioso churrasco, além das maravilhosas sobremesas.

Aninha Camelyer e Gina Medrado.


Carlos Alberto Medrado, Renato Acioly, Gina Medrado, Mauricio C. Lima e Arthur Jorge Costa Pinto. O papo ?....AUTOMOBILISMO é claro !

Zezé Medrado, o piloto churrasqueiro com uma saborosa costela assada.
Caco Medrado que também é piloto graduado de Kart, é o primeiro à direita da fotografia, com o irmão Zezé e amigos.

A garagem da casa e em destaque o belo Volkswagen SP2 vermelho de Medrado.

Aqui se respira automobilismo!


O patriarca dos Medrado, já era envolvido com as corridas de automóveis desde a época do circuito do Farol da Barra, no inicio dos anos 60.

 Carlos Medrado quando pilotava nos anos 70, na foto está participando de uma corrida no Circuito da Avenida Centenário.
Medrado no Autódromo Virgílio Távora no Ceará em 1972, pilotando um protótipo da concessionária VW, Catumotor.
Para quem não sabe, Carlos Alberto Medrado foi um dos pilotos mais atuantes no automobilismo baiano da década de 70, além de posteriormente ter ficado à frente do Automóvel Clube de Salvador, promovendo alguns importantes eventos automobilísticos realizados na Bahia, a exemplo da Subida de Montanha São Felix - Muritiba e dos primeiros encontros baianos de veículos antigos, entre outras atividades, como Rallyes e provas de arrancada.
Medrado também teve importante participação na alavancagem da carreira de seu filho José (Zezé) Medrado, piloto bastante vitorioso no kart onde começou, na Formula Junior onde foi campeão brasileiro da categoria, até alcançar a Formula 3 Sul Americana, onde disputou uma temporada com alguns bons resultados (ver no quadro abaixo a colocação em alguns treinos e algumas das corridas que participou).

Zezé Medrado no cockpit do Formula 3.

 Zezé Medrado pilotou na Formula 3 Sul-Americana pela Equipe Amir Nasr Racing.
 _____________________________________________________________________
Brasileiros ficam com 6 primeiras posições na F-3 Sexta-feira, 13 Julho de 2001, 16h26 Atualizada: Sexta-feira, 13 Julho de 2001, 16h27


São Paulo – Os brasileiros ficaram com as seis primeiras posições no treino livre desta sexta-feira da F-3 Sul-Americana, em Mar de Ajo, sul da Argentina. O mais rápido foi o piloto gaúcho Juliano Moro, da Amir Nasr, seguido por seu companheiro de equipe, o paulista Thiago Medeiros. Em terceiro ficou o baiano Zezé Medrado, e em quarto o paranaense Wagner Ebrahim, da Cesário Fórmula. Os paulistas Gastão Fráguas e Ângelo Serafim terminaram em quinto e sexto lugares, respectivamente.
O melhor argentino foi Gabriel Werner, que acabou em sétimo. O treino que define o grid acontece no sábado e a corrida no domingo>
O treino desta sexta foi disputado sob temperatura de 0º C. Confira a classificação e os tempos do treino:
1)Juliano Moro (BRA), 1min13s440
2) Thiago Medeiros (BRA), 1min14s025
3) Zezé Medrado (BRA), 1min14s783
4) Wagner Ebrahim (BRA), 1min14s887
5) Gastão Fráguas (BRA), 1min15s055
6) Angelo Serafim (BRA), 1min15s083
7) Gabriel Werner (ARG); 1min15s091
8) Henrique Favoretto (BRA) 1min15s124
9) Martín Canepa (URU); 1min15s332
10) Franco Coscia (ARG); 1min16s

_____________________________________________________________________
Nelsinho Piquet queima largada e fica em último na F-3
Domingo, 16 Setembro de 2001, 14h05

São Paulo – Nelsinho Piquet, filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet, fez neste domingo sua pior prova na F-3 Sul-americana. Na etapa de Campo Grande (MS) do torneio, queimou a largada, teve problemas no carro e acabou amargando o último lugar. A vitória ficou com o paulista Ângelo Serafim.
Serafim levou a melhor na oitava etapa do Sul-Americano ao superar o gaúcho Juliano Moro na 22ª volta. Com a vitória, o paulista reduziu para 22 pontos a vantagem de Moro na liderança do torneio e manteve suas esperanças de chegar ao título.
Os melhores colocados na prova deste domingo:
1)Angelo Serafim (BRA), 40min47s821;
2)Gabriel Furlan (ARG), a 5s531;
3)Juliano Moro (BRA), a 22s550;
4)Zezé Medrado (BRA), a 31s780;
5)Martin Canepa (URU), a 34s608;
6)Marcos Gueiros (BRA), a 38s948;
7)Thaigo Medeiros (BRA), a 1min03s598;
8)Carlos Bouflet (ARG), a 1min14s357;
9)Daniel Scandian (BRA), a 1 volta;
10)Augusto Ferreira (ARG), a 1 volta.
_____________________________________________________________________

Brasileiros fazem a festa na F-3 na Argentina
Sábado, 14 Julho de 2001, 14h40


São Paulo – Os brasileiros fizerem a festa neste sábado no treino que definiu o grid de largada para a quinta etapa do Campeonato Sul-Americano de F-3. As seis primeiras colocações foram obtidas por pilotos nacionais. A pole position ficou para Thiago Medeiros. Na primeira fila larga também Juliano Moro, líder do torneio. Na categoria ligth, a pole foi para o maranhense Daniel Scandian. A prova acontece às 12h deste domingo. A Sportv anuncia transmissão.
Os seis primeiros no grid de largada:
1) Thiago Medeiros (BRA), 1min13s131;
2) Juliano Moro (BRA), 1min13s203;
3) Ângelo Serafim (BRA), 1min13s788;
4) Wagner Ebrahim (BRA), 1min13s865;
5) Henrique Favoretto (BRA), 1min13s879;
6) Zezé Medrado (BRA), 1min14s276

_____________________________________________________________________