O protótipo Elva II , foi o melhor carro da Equipe RM, aparece aqui nesta fotografia em sua estreia na PROVA DUQUE DE CAXIAS , segunda bateria, sendo pilotado por Roberto Bahia.
A Equipe RM era uma das principais forças do automobilismo da Bahia dos anos 60/70, tinha além de patrocínios eventuais, toda a estrutura financeira, logística e operacional apoiada pela OficinaRetificadora Moderna, de propriedade do piloto português Mario Monteiro. Entre os méritos da RM, está o de ter sido a primeira equipe da Bahia que preparou carros com capacidade de enfrentar e até vencer os muito bem preparados Pumas da poderosa Escuderia AF / Caria Ribeiro de Adriano Fernandes, Lulu Geladeira e companhia!
Mario Monteiro ao lado do SAAB com o qual participou dos 500 Km da Bahia do ano de 1968, em dupla com o piloto Antônio Martins (Caramurú).
Os principais pilotos que atuaram pela Equipe RM foram Mario Monteiro, que era também o dono da Retificadora Moderna e Roberto Bahia Alice, que se firmou como o principal piloto da equipe até 1972 quando deixou a mesma. Com a saída de Bahia, o piloto Luis Mendonça passou a fazer parte da equipe.
Protótipo da Equipe RM, sendo pilotado pela dupla Antônio Carlos Pitta Lima (Toncar) / Roberto Bahia, na Prova dos 500 Km da Bahia em 1969.
Roberto Bahia liderou grande parte desta corrida, à frente dos dois Pumas da Escuderia AF, até então imbatíveis para os pilotos da Bahia. Só não ganhou porque uma falha mecânica o fez abandonar a prova.
O último protótipo da RM era na verdade uma carroceria ELVA encurtada e com suas linhas mais arredondadas. Era um carro muito veloz que por motivos diversos deixou de ganhar algumas corridas.
Mais uma largada com Roberto Bahia e o carro da RM na primeira fila do grid.
Largada de uma das etapas do Campeonato Norte Nordeste, o primeiro protótipo da Equipe RM é pilotado por Roberto Bahia e larga na pole, mostrando bem o quanto veloz eram o carro e o piloto!
NOTICIAS:
Roberto Bahia e sua história, contada pela matéria do jornal A TARDE
O português Mario Monteiro também teve a sua história contada pelo jornal A TARDE em 2005.
Notícia da época: Jornal da Bahia de 28 de Janeiro de 1972, matéria do jornalista Paulo Sérgio Brandão.
ATUALIZADA E CORRIGIDA EM 16/08/2017
Material utilizado na matéria: Fotografias do acervo de Roberto Bahia, Mario Monteiro, Mauricio Castro Lima. Noticias dos jornais A TARDE e Tribuna da Bahia. oldraces.blogspot.com - m.castrolima.arq@gmail.com
II 500 Km da Bahia (Prova Luis Viana Filho) - 10 de agosto de 1969
O Governador da Bahia Dr. Luis Vianna Filho e o Prefeito de Salvador Dr. Antônio Carlos Magalhães prestigiaram o evento e compareceram à largada da prova.
Lian Duarte e o Bino Mark ll, antes da largada.
Os dois Pumas e o Elgar GT partindo para uma disputa que iria até o fim da corrida.
As vencedoras Alfas P33 nº 33 e GTA nº 23, na curva do Calabar.
Nas fotos acima e abaixo as Alfas P33 e GTA nº 25, da Equipe Jolly Gancia fazendo a curva do Calabar.
Willys Interlagos nº 14 e Alfa P 33 na curva do Calabar.
Alfa GTA nº 25 na curva do posto.
O protótipo FNM 2000 da dupla Hugo Galina / Jaime Silva , no centro das fotos.
A Alfa P33 no inicio da reta oposta aos boxes, trecho onde se alcançava a maior velocidade no circuito.
Elgar GT nº 12 de Enio Garcia/ Antônio Martins
O protótipo com mecânica VW 1.700 nº 169, da RM - Retificadora Moderna, pilotado por Roberto Bahia Alice/ Toncar.
O novíssimo Puma Espartano Porsche da Escuderia AF da Bahia na tocada de Lulu Geladeira e Andre Burity.
O Puma Porsche da escuderia AF e a carretera Gordini de Leonardo Godoy.
Curva do Calabar - Alva GTA #23 de Emilio Zambello/Wilson Fittipaldi e Willys Interlagos de Mauricio C. Lima/ Arivaldo Carvalho.
O Bino Mark II quebrado, abandona a prova, enquanto passam os Pumas da Carbel e o 71 da Escuderia AF.
Os dois Pumas da Escuderia AF.
O Puma de Marcelo Campos (Carbel), sendo perseguido pelo Puma nº 71 de Brusell/José Luis Bastos, na curva do Calabar (de dentro), uma das mais perigosas do circuito.
O Puma Porsche e a Alfa GTA nº 23 da Jolly Gancia, vencedora dos 500 Km de 1968, na curva do Calabar.
A Alfa P33 contornando a curva do posto.
O Puma nº71 da Escuderia AF. pilotado por John Brusell / José Luis Bastos ficou em 11º lugar, vencendo a disputa com o Puma da Carbel de Minas Gerais.
As alfas da Equipe Jolly Gancia recebem juntas a bandeira quadriculada após um espetacular desempenho.
Na foto acima o Elgar GT de Brasília recebendo a bandeirada e abaixo o VW da Equipe Racio cruzando a linha de chegada empurrado por Fred Leal, após uma pane seca.
O Bino Mark II quebrado...
Curva do Calabar de dentro, Willys Interlagos (Mauricio C, Lima/Arivaldo Carvalho) e Elgar GT da Equipe Brasal (Ênio Garcia/Toninho).
Alfa GTA de Piero Gancia/Wilson Fittipaldi, Alfa P33 de José Carlos Pace/Marivaldo Fernandes e Willys Interlagos de Mauricio Castro Lima/Arivaldo Carvalho, na curva do posto.
RESULTADOS :
500 km Salvador – 10 de agosto de 1969
1. José Carlos Pace/Marivaldo
Fernandes – Alfa Romeo P-33 nº 33, Equipe Jolly Gancia - 162 v, 4h31m58s, média 110,435 km/h - Jose Carlos Pace/Marivaldo Fernandes, melhor volta- 1m31.6 s, 121,435 km/h
2. Emilio Zambello/Wilson Fittipaldi Jr. - Alfa GTA nº23, Equipe Jolly Gancia - 154v
3. Piero Gancia/Ubaldo Lolli - Alfa GTA nº 25, Equipe Jolly Gancia - 154v
4. Mario Olivetti/Pedro Victor de Lamare - Alfa GTA nº 65- 153 v
5. Ugo Galina/Jaime Silva - prot FNM 2000 nº 81 - 147 v
6. Olavo Pires/Paulo César (DF) - Lorena VW nº 69 - 142 v
7. Von Negri/Dirceu Bernardon (DF)- prot VW 1,7 nº 18 - 138 v
8. André Burity/Lulu Geladeira (BA)- Puma-Porsche nº 17,Escuderia AF -134 v
9. Ivan Cravo/Frederico Leal (BA)- Prot VW 1,6 nº 111, Equipe Racio - 128v
10. Enio Garcia/Toninho (DF) - Elgar GT 1,8nº 12, Brasal - 123v
11. John Brussel/Jose Luiz (BA) - Puma VW 1,8nº 71, Escuderia AF -119v
12. Marcelo Campos/Ivaldo da Mata (MG), Puma VW 1,8nº 39 ,Carbel - 116 v 13. Antônio Martins (caramuru)/Tomé Dias Sobrinho (BA), Volkswagen 1,6nº 717, Escuderia AF - 116 v 14. Roberto Bahia / Antônio Carlos Pitta Lima (BA), protótipo VW 1,7nº 169, RM - 105 v 15. Inacio Correa Leite Jr./ Jaques Lima , Protótipo VW 1,6 nº 13 - 103 v
Abandonos-
Totó Porto Filho/ Lian Duarte , Bino Mark II nº 47 Marcos Jardim / Lucas Motta , Protótipo DKWnº 67 Leonardo Godoi / Mario Gildo ,Carretera Gordini /Corcel nº 151 Arivaldo
Carvalho / Mauricio Castro Lima , Willys Interlagosnº 14 Miralvo Santos Souza / Silvio Revault , Volkswagen 1.600 nº 68 Luis Carlos Fonseca / Boris Feldman, Protótipo VW nº 82 J.P. Castro / Antônio Carlos Oliveira , Elgar GT nº 5
NOTICIAS:
Revista O CRUZEIRO
O filme abaixo é o único registro com áudio desta corrida, que temos conhecimento:
Filme original em super 8, fornecido por Joaquim Saback,
teve apenas um pequeno trecho possível de ser recuperado, o som
original da parte do vídeo foi repetido no trecho das fotografias .
Edição feita por Alberto de Castro Lima Neto - BT Filmes.
CORREÇÃO IMPORTANTE: Por um erro de edição, a data da corrida no filme esta 18/agosto/1969 quando na verdade é 10/agosto/1969.
Fotografias do acervo de John Brusell, do Automovel Clube de Salvador, de Mauricio Castro lima, do acervo de Ivan Cravo, de Arthur Barros e de Eduardo Bandeira Ribeiro. Reportagens das revistas Autoesporte e Quatro Rodas. Reportagens dos jornais Folha de São Paulo, A Tarde, Jornal do Brasil.