Translate

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

II 500 KM da Bahia - (Parte 2)

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -

CONTINUAÇÃO

II 500 Km da Bahia (Prova Luis Viana Filho) - 10 de agosto de 1969





O Governador da Bahia Dr. Luis Vianna Filho e o Prefeito de Salvador Dr. Antônio Carlos Magalhães prestigiaram o evento e compareceram à largada da prova.

Lian Duarte e o Bino Mark ll, antes da largada.

Os dois Pumas e o Elgar GT partindo para uma disputa que iria até o fim da corrida.


As vencedoras Alfas P33 nº 33 e GTA nº 23, na curva do Calabar.

Berlineta Willys Interlagos nº 14 de Arivaldo Carvalho / Mauricio Castro Lima.


Nas fotos acima e abaixo as Alfas  P33 e GTA nº 25, da Equipe Jolly Gancia fazendo a curva do Calabar.

Willys Interlagos nº 14 e Alfa P 33 na curva do Calabar.



Alfa GTA nº 25 na curva do posto.


O protótipo FNM 2000 da dupla Hugo Galina / Jaime Silva , no centro das fotos.
A Alfa P33 no inicio da reta oposta aos boxes, trecho onde se alcançava a maior velocidade no circuito.
Elgar GT  nº 12 de Enio Garcia/ Antônio Martins

O protótipo com mecânica VW 1.700 nº 169, da RM - Retificadora Moderna, pilotado por Roberto Bahia Alice/ Toncar.

O novíssimo Puma Espartano Porsche da Escuderia AF da Bahia na tocada de Lulu Geladeira e Andre Burity.


O Puma Porsche da escuderia AF e a carretera Gordini de Leonardo Godoy.

Curva do Calabar - Alva GTA #23 de Emilio Zambello/Wilson Fittipaldi e Willys Interlagos de Mauricio C. Lima/ Arivaldo Carvalho.




O Bino Mark II quebrado, abandona a prova, enquanto passam os Pumas da Carbel e o 71 da Escuderia AF.

Os dois Pumas da Escuderia AF.
O Puma de Marcelo Campos (Carbel), sendo perseguido pelo Puma nº 71 de Brusell/José Luis Bastos, na curva do Calabar (de dentro), uma das mais perigosas do circuito.
O Puma Porsche e a Alfa GTA nº 23 da Jolly Gancia, vencedora dos 500 Km de 1968, na curva do Calabar.

A Alfa P33 contornando a curva do posto.

O Puma nº71 da Escuderia AF. pilotado por John Brusell / José Luis Bastos ficou em 11º lugar, vencendo a disputa com o Puma da Carbel de Minas Gerais.




As alfas da Equipe Jolly Gancia recebem juntas a bandeira quadriculada após um espetacular desempenho.

Na foto acima o Elgar GT de Brasília recebendo a bandeirada e abaixo o VW da Equipe Racio cruzando a linha de chegada empurrado por Fred Leal, após uma pane seca.

O Bino Mark II quebrado...

Curva do Calabar de dentro, Willys Interlagos (Mauricio C, Lima/Arivaldo Carvalho) e Elgar GT da Equipe Brasal (Ênio Garcia/Toninho).

Alfa GTA de Piero Gancia/Wilson Fittipaldi, Alfa P33 de José Carlos Pace/Marivaldo Fernandes e Willys Interlagos de Mauricio Castro Lima/Arivaldo Carvalho, na curva do posto.



RESULTADOS :


500 km Salvador – 10 de agosto de 1969

1. José Carlos Pace/Marivaldo Fernandes – Alfa Romeo P-33 nº 33, Equipe Jolly Gancia - 162 v, 4h31m58s, média 110,435 km/h - Jose Carlos Pace/Marivaldo Fernandes, melhor volta- 1m31.6 s, 121,435 km/h
2. Emilio Zambello/Wilson Fittipaldi Jr. - Alfa GTA nº23, Equipe Jolly Gancia - 154v
3. Piero Gancia/Ubaldo Lolli - Alfa GTA nº 25, Equipe Jolly Gancia - 154v
4. Mario Olivetti/Pedro Victor de Lamare - Alfa GTA nº 65 - 153 v
5. Ugo Galina/Jaime Silva - prot FNM 2000 81 - 147 v
6. Olavo Pires/Paulo César (DF) - Lorena VW nº 69 - 142 v
7. Von Negri/Dirceu Bernardon (DF)- prot VW 1,7 nº 18 - 138 v
8. André Burity/Lulu Geladeira (BA)- Puma-Porsche nº 17,Escuderia AF -134 v
9. Ivan Cravo/Frederico Leal (BA)- Prot VW 1,6 nº 111, Equipe Racio - 128v
10. Enio Garcia/Toninho (DF) - Elgar GT  1,8 nº 12, Brasal - 123v
11. John Brussel/Jose Luiz (BA) - Puma VW 1,8 nº 71, Escuderia AF -119v
12. Marcelo Campos/Ivaldo da Mata (MG), Puma VW 1,8 nº 39 ,Carbel - 116 v

13. Antônio Martins (caramuru)/Tomé Dias Sobrinho (BA), Volkswagen 1,6 nº 717, Escuderia AF - 116 v
14. Roberto Bahia / Antônio Carlos Pitta Lima (BA), protótipo VW 1,7 nº 169, RM - 105 v
15. Inacio Correa Leite Jr./ Jaques Lima , Protótipo VW 1,6 nº 13 - 103 v 

Abandonos- 

 Totó Porto Filho/ Lian Duarte , Bino Mark II  nº 47
 Marcos Jardim / Lucas Motta , Protótipo DKW  nº 67
 Leonardo Godoi / Mario Gildo ,Carretera Gordini /Corcel  nº 151
 Arivaldo Carvalho / Mauricio Castro Lima , Willys Interlagos nº 14
 Miralvo Santos Souza / Silvio Revault , Volkswagen 1.600 nº 68
 Luis Carlos Fonseca / Boris Feldman,  Protótipo VW  nº 82 
 J.P. Castro / Antônio Carlos Oliveira , Elgar GT nº 5 


NOTICIAS:









Revista O CRUZEIRO










O filme abaixo é o único registro com áudio desta corrida, que temos conhecimento:


Filme original em super 8, fornecido por Joaquim Saback, teve apenas um pequeno trecho possível de ser recuperado, o som original da parte do vídeo foi repetido no trecho das fotografias . Edição feita por Alberto de Castro Lima Neto - BT Filmes.



CORREÇÃO IMPORTANTE: Por um erro de edição, a data da corrida no filme esta 18/agosto/1969 quando na verdade é 10/agosto/1969.

Clique no link abaixo para ver  II 500 Km da Bahia -(Parte 1):
https://oldraces.blogspot.com.br/2016/01/ii-500-km-da-bahia-agosto-de-1969-i.html


Veja também a matéria " CRÔNICA DE UMA ÉPOCA" clicando no link abaixo:
https://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/cronica-de-uma-epoca_17.html

 

MATERIAL UTILIZADO:

Fotografias do acervo de John Brusell, do Automovel Clube de Salvador, de Mauricio Castro lima, do acervo de Ivan Cravo, de Arthur Barros e de Eduardo Bandeira Ribeiro. Reportagens das revistas  Autoesporte e Quatro Rodas.
Reportagens dos jornais Folha de São Paulo, A Tarde, Jornal do Brasil.

oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário