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terça-feira, 25 de julho de 2017

SIMCA DO BRASIL - propagandas antigas


Algumas propagandas antigas dos carros Simca, que aqui no Brasil foram fabricados pela SIMCA do Brasil, de 1959 até 1968, quando a mesma foi incorporada pela Chrysler.

Em 1959 e 1960, os primeiros modelos do Chambord vinham com motor Aquillon V8, que era insuficiente para o peso do veículo.
O Chambord agradava muito pelas linhas modernas, pelo conforto e segurança, deixando a desejar no item desempenho.

Nestas propagandas o símbolo da fábrica Simca ainda era um S estilizado.

A linha 1961 já incorporava algumas mudanças estéticas e algumas  melhorias mecânicas, entre elas o aumento da potência para 90 HP.
O

 Até 1963 o fraco motor Aquillon veio sofrendo algumas modificações na tentativa de melhorar o seu desempenho e recebeu no lançamento da série 3 Sincros ( ou 3 andorinhas), um novo escalonamento das suas três marchas, ficando todas sincronizadas. Isso melhorou um pouco o desempenho, visto que um dos problemas dos Simca nas subidas de ladeiras e retomadas de velocidade era o longo escalonamento das marchas, que aliado ao peso excessivo e pouca potência do motor contribuíam para o fraco desempenho nas baixas velocidades.
A linha "três andorinhas" que tinha caixa de marchas mais bem escalonada e com três marchas sincronizadas, dai o nome " 3 sincros".

A grande mudança porém, veio em 1964 com os novos motores TUFÃO V8, que eram bem mais potentes que os antigos Aquillon, respectivamente 100 HP para as linhas Chambord/Jangada/Alvorada e 112 HP para as linhas Rallye/Presidence e ajudaram muito a melhorar a imagem do automóvel, acabando de vez com a fama de carro frágil e com fraco desempenho.
 Aliado a uma forte campanha publicitária, aos bons resultados dos Simca nas competições automobilísticas em todo o país e às apresentações do Simca Show, o teste de resistência feito na rodovia Paracatú Brasília, contribuiu muito para a consolidação da marca no mercado, passando ao consumidor uma nova imagem de um veículo veloz e resistente.


As propagandas da linha Tufão foram muito ligadas aos sucessos da marca nas pistas de corridas.


As propagandas também ligavam os modelos Rallye e Presidence, que eram os "top" de linha da marca, ao conforto, beleza, luxo e sofisticação.



A propaganda do teste de resistência Paracatu-Brasília. 

Propaganda da Simca Jangada

Propagandas do lançamento da linha 66, com os novos motores Emi Sul, que tinham respectivamente 130HP e 140 HP, para o Chambord/Jangada e Rallye/Presidence,



Clique no link abaixo para ver a matéria sobre o Simca Show:
https://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/simca-show.html

Clique no link abaixo para ver a matéria sobre o Teste de resistência Paracatú - Brasília:
 https://oldraces.blogspot.com.br/2013/12/operacao-robustez-o-teste-da-simca.html

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Fusca - equipamentos e venenos dos anos 60/70

Nos anos 60 os Volkswagen Sedan 1200 que eram apelidados por aqui de Fusca, começaram a tomar conta das ruas e estradas do Brasil, tornando-se o carro preferido da grande maioria das famílias brasileiras que já tinham automóvel.
Junto com o crescimento da produção e venda do Fusca, veio também a oferta de equipamentos os mais diversos, para se melhorar o carrinho, quer seja na parte de conforto, com oferta de capas de napa, bancos reclináveis, acendedores de cigarros, rádios, etc.., como também na estética e no desempenho, onde se podia comprar rodas mais largas, alargadores de bitola, descargas esportivas, kits de dupla carburação, faróis de milha e neblina, etc...

 As capas de "Napa", para os bancos, estavam na moda.

 
Filtros de gasolina e óleo para os Volkswagen 1200.



Propaganda de equipamentos nas paginas das revistas Autoesporte e Quatro Rodas.

 Cinto de segurança era acessório naquela época.

Os primeiros escapamentos esportivos para o Volkswagen 1200 começaram a aparecer no mercado, como também os escapamentos esportivos importados de 4 saídas, tipo a Casiraco e  Abarth.

 Tapetes.
 
Alargadores de bitola.

 Os primeiros toca-fitas de cartucho.

Acendedor de cigarros para o Fusca, era um charme! 

 Bancos reclináveis.
 
Os volantes Walrod e os Formula 1 dos irmãos Fittipaldi eram alguns dos melhores.

Mexer nos fuscas começou como mania dos paulistas e espalhou para todo o país.
Nenhum "play boy" de respeito deixava de enfeitar, equipar ou como diziam também "guaribar" o seu fusca...   


Em 1967, com o lançamento dos motores 1300 (Fusca) e 1500 (Kombi e Karmann Ghia), o pessoal envolvido com as corridas de automóveis passou a utilizar mais o Fusca, desenvolvendo novos comandos de válvulas e colocando kits para maior cilindrada, o que aumentavam muito a performance dos veículos. Para o uso nas ruas, empresas como a Kadron, Puma, Envemo, Scorro, etc..., lançaram muitos equipamentos para os fuscas, tais como rodas de tala larga em magnésio, duplas carburações, estabilizadores, descargas esportivas e Kits diversos para aumento da potência dos motores Volkswagen.

 Estabilizadores para o Fusca.

Escapamento esportivo Grand Prix SS, para Fusca.

Escapamento esportivo Norma, para o Fusca.

 A primeira roda de magnésio Scorro.

Escapamentos Kadron.


Dupla carburação Kadron.


O Kit Puma de dupla carburação e mais potencia para os motores Volkswagen foi testado por Autoesporte.

Matéria da revista Autoesporte sobre o Fusca 1600 com carburação dupla da Puma.






Pumakit e todos os equipamentos que oferecia para a linha Volkswagen.


 Teste da revista Quatro Rodas com o Fusca 1600s dos Irmãos Fittipaldi.

 
Produtos da nova linha VW, a partir de 1970.


 Cabeçote com dupla entrada, do motor VW 1600

O maior desenvolvimento na mecânica Volkswagen porém, foi em 1970, após o lançamento do motor 1600 com cabeçote de dupla entrada na admissão, o que veio permitir a utilização de carburadores importados de duplo corpo tipo Weber, Solex e Dellorto, pois com o cabeçote de apenas uma entrada, do motor 1500, a carburação utilizada na preparação dos motores até então, ficava limitada à utilização de dois carburadores Solex 40, que por aqui era originária do Opala.





A partir de 1970 além das tradicionais Puma/ MM e Envemo, muitas outras empresas trabalhavam com preparação dos motores Volkswagen, a exemplo da Amador Auto Shop, Kinko, Draco e Jocar, em São Paulo, da Heve, Lemos Brentar e Speed Motor no Rio de Janeiro, da Cirauto em Curitiba, da Camber em Brasília, da Bauer Motor e Vepel em Salvador e da Vematec em Belo Horizonte, só para citar algumas entre muitas por este Brasil afora!


Junto com os novos carburadores começaram a aparecer no mercado novos comandos de válvulas, eixos virabrequim para aumentar o curso dos pistões e consequentemente a cilindrada, Kits do motor para 1700 e 1800cc, eixos virabrequim roletados, molas e balancins especiais, etc.... 

 Kitão Vicsa 2000

Comandos, molas e válvulas Iskenderian.


Matéria da revista Quatro rodas em 1974.


Propaganda da MM - Puma


Propaganda Gledson/Amador.

Propaganda da Envenecar de São Paulo, no meado dos anos 70.

Nos anos 70, a Lacom Schwitzer já oferecia um kit TURBO para o Fusca.


Também começaram a produzir novos escapamentos, rodas, faróis, equipamentos de som e todo tipo de acabamentos para melhorar o conforto e a estética dos Fuscas.



Velocímetro Kadron para 200 Km/h.



Instrumentos importados da Empi, OKRASA e Abarth.



Filtros de óleo para motores 1300, 1500 e 1600cc.


Equipamentos de som.



FAROIS


MATÉRIA ATUALIZADA EM 10/06/2020.
MATÉRIA ATUALIZADA EM 09/11/2021.
MATÉRIA ATUALIZADA EM 10/10/2023.

Material utilizado: fotografias de propagandas publicadas em revistas antigas, reproduções de matérias das revistas Quatro Rodas e Autoesporte, fotografia de opasgarage , texto de oldraces.blogspot.com