Translate

domingo, 27 de julho de 2014

Os "campeões" abandonados!




 


Alguns ficaram obsoletos, outros foram descartados por não serem mais competitivos, alguns foram bem sucedidos outros nem tanto, porém todos foram heróis das pistas de corridas!



Esta ainda é a realidade de alguns carros de corrida que literalmente foram abandonados, muitas vezes sem a mecânica original, o que os tornava imprestáveis para restauro, na ótica dos colecionadores das décadas passadas.
Hoje em dia com o incremento do antigo mobilismo esportivo, esta situação tem mudado, alguns antigomobilistas têm voltado a atenção para o seguimento, procurando preservar os carros que participaram de provas automobilísticas, quer tenham sido eles muito vitoriosos, com participação importante na história do automobilismo, ou apenas meros coadjuvantes.



Nestas fotografias de várias partes do mundo, fica a imagem desoladora do descaso para com carros que no passado devem ter feito a alegria e diversão de tantas pessoas!









MATERIAL UTILIZADO: Fotografias compartilhadas da Internet, fotografias de Bubunon, texto do autor.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

O antigo mobilismo esportivo na Bahia






Com vários e importantes projetos e restaurações em andamento, o segmento do antigo mobilismo esportivo vem tomando força em terras baianas!
A já aqui divulgada réplica do Puma nº70 da lendária Escuderia AF dos anos 60/70 (que conduzido pelas mãos de Lulu Geladeira, André Burity, John Brusell e José Luis Bastos, venceu muitas provas em várias cidades do Nordeste), esta em fase final de conclusão, capitaneada pelo seu entusiasmado proprietário, o colecionador e grande amigo Che Gomes. 

 A carroceria do puma 70 pronta para pintura.
              O puma da Escuderia AF  com a pintura já finalizada e na fase de montagem.
 Fotografias mais atualizadas da réplica do Puma 70 da escuderia AF, já com a pintura finalizada e adesivado, esperando a mecânica.







O Puma (original) de Campêlo, ( campeoníssimo nas provas de arrancada dos anos 70/80) já é uma realidade, tendo os trabalhos de recuperação comandados  pelo competente, batalhador e detalhista Carlos Seixas, que alias também esta engajado em outra grande empreitada que é a restauração de um autentico Opala de corrida, da época da antiga Stock Car.

O Puma antes de ser iniciada a recuperação.

Aqui nesta foto já com a pintura concluída.

                                          A mecânica da fera também já esta pronta.
 

Abaixo as fotos atualizadas da restauração do Opala Stock Car:

                                 O Opalão já pintado e pronto para a montagem.
O Opala Stock mudando de oficina para ir receber a motorização. 
Passeando em plena Avenida Paralela em Salvador.



Além das três restaurações citadas acima, existem ainda mais alguns projetos em andamento, um Opala de arrancadas, que foi comprado recentemente por um colecionador daqui de Salvador, uma réplica dos Karmann Ghia da Dacon, (noticiada recentemente por Carlos Seixas no Pit Stop Bahia) e o nosso projeto de recuperação do Volkswagen nº 4 (original) da Equipe Irmãos Curvello.





Veja mais sobre estes projetos em  PIT STOP BAHIA, clicando no link abaixo:

http://pitstopbahia.blogspot.com.br/2013/09/retomada-de-velocidade.html





Material utilizado: Fotografias de Carlos Seixas , Pit Stop Bahia e Opalas SA.



segunda-feira, 21 de julho de 2014

Os belos paineis dos carros clássicos!




O período compreendido entre as décadas de 40 e 70, foi onde os carros tiveram os painéis mais belos e charmosos de toda a história do automóvel até os dias atuais!
Os painéis dos bons carros desta época eram construidos utilizando-se muito metal, couro e folheados de madeiras nobres, com acabamento primoroso feito a mão. O mesmo se aplicava aos estofamentos, feitos em couro  e/ou tecidos de primeira qualidade, com acabamentos bem cuidados feitos em metal cromado.
O que falar então dos relógios e instrumentos diversos, de uma beleza e elegância sem igual!
A seguir preparamos uma seleção de alguns destes belos painéis, só para lembrar desta época romântica da indústria automobilística que jamais voltará!



                       Abarth Zagatto 750 GT


                           Bugatti Type 57


                       Ferrari 250 GT - 1961

                            Chevy BelAir - 1956

                           Ferrari 250 Testa Rossa - 1958


                           Jaguar S

Simca 1000 Coupé


                     Porsche 356 Speedster - 1958

                     Torino -  1969

                     Triumph

                     Toyota 2000 GT

                            Shelby GT 500

                     Rolls Royce Corniche - 1975


                            Orasch

                            NSU  - Ro 80

                     Ford Mustang


                           Jaguar E Type V12


                            Facell Vega Facellia

                             Chevrolet Corvette
                        


                     Austin Healey 3000 MK3

                         Alfa Romeu Giulia TI Super

                            Pontiac GTO

                            Abarth Simca 2.000

                            Pontiac GTO  - 1967

                            Mercury Cougar - 1963

                     Triumph TR 6 - 1975

                     Ford Cortina Lotus


                          Mercedes Benz 300 SL Gullwing

                           Rolls Royce Corniche - 1986



                     Ferrari 250 GT

Maserati Ghibly Spider - 1970


OS NACIONAIS:


                            Simca Chambord

                            Alfa Romeo 2300

                             Aero Willys - 1965

      Ford Corcel Cobra GT (Não chegou a ser produzido em linha)

                        Chevrolet Chevette - 1975 (Tubarão)

                           Ford Galaxie 500

                           Volkswagen Karmann Ghia

                     Chevrolet Opala SS

                     MP Lafer

                      Volkswagen Passat TS

                         Chrysler Esplanada GTX

                         Chevrolet Chevette GP II





Material utilizado: Fotografias compartilhadas na Internet sem indicação de direitos autorais, fotografia de Noticias Automotivas.com.br, fotografias de comceptcarz.com, fotografia de www.classicargarage, fotografia de CAR.BLOG.BR,.