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quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO - 1968/1969
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United States
domingo, 24 de janeiro de 2016
BMW 2000, 1966-1972
Interessante documentário sobre o BMW 2000, produzido entre 1966 e 1972.
BMW 2000 Sedan 1966
BMW 2000 Sedan 1970CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ASSISTIR A PARTE II :
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ASSISTIR A PARTE III
https://www.youtube.com/watch?v=QA07XXlLW7A
:
Material utilizado: Reprodução da capa de edição Autobooks Special Workshop Manual, Vídeos compartilhados do YouTube e fotografias retiradas de pesquisas na Internet, sem indicação de direitos autorais.
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sábado, 23 de janeiro de 2016
Encontro da "velha guarda" do automobilismo
- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -
Reunião informal dos pilotos da "velha guarda" do automobilismo da Bahia, em recente encontro de automóveis antigos no Parque da Cidade em Salvador.
Da esquerda para a direita, Carlos Eduardo Ferraz Silva (Babinho), Ivan Cravo, o colecionador Roberto Mello, O ex piloto e ex comandante da poderosa Escuderia AF, Adriano Fernandes, Nazaré, esposa de Adriano e Mauricio Castro Lima.
Reunião informal dos pilotos da "velha guarda" do automobilismo da Bahia, em recente encontro de automóveis antigos no Parque da Cidade em Salvador.
Da esquerda para a direita, Carlos Eduardo Ferraz Silva (Babinho), Ivan Cravo, o colecionador Roberto Mello, O ex piloto e ex comandante da poderosa Escuderia AF, Adriano Fernandes, Nazaré, esposa de Adriano e Mauricio Castro Lima.
domingo, 17 de janeiro de 2016
The First Indy 500 Race
Conhecida como uma das provas mais tradicionais do automobilismo internacional, é considerada uma das principais corridas do mundo, da qual geralmente o vencedor sai como prêmio principal, com uma grande soma em dinheiro.
Atualmente fazendo parte do calendário da IRL (Indy Racing League), a tradicional corrida que já fez parte do campeonato Mundial de Pilotos, a atual Formula 1, foi disputada pela primeira vez em 1911 na pista que havia sido construída para testes automobilísticos, a Indianapolis Motor Speedway, em Indianapolis, nos EUA.
A prova é completada com os carros percorrendo 500 milhas, ou 805 quilômetros, na parte oval do circuito, com o grid composto tradicionalmente por 33 carros. A data da corrida é sempre a mesma, fim de maio, próxima ao Memorial Day, um feriado americano em homenagem aos soldados mortos em combates.
A primeira corrida aconteceu no dia 30 de maio de 1911 e o vencedor foi Ray Harroun. Os carros da época eram feitos para duas pessoas e o passageiro era sempre um mecânico, para o caso de algo dar errado durante a prova. Ray no entanto correu sozinho as 500 Milhas, obviamente com uma vantagem de carregar menos peso e para compensar a falta do mecânico que avisava dos carros que vinham pela lateral para fazer ultrapassagem, instalou no seu carro um espelho retrovisor, o que após a vitória foi um dos motivos para que o segundo colocado pedisse a sua desclassificação, o que no entanto não veio a ocorrer.
Em 30 de maio de 1911, Ray Harroun dirigiu o seu monoposto Marmon Wasp para a vitória na prova inaugural de 500 Milhas de Indianápolis, entrando definitivamente para a História das competições automobilísticas.
Em 30 de maio de 1911, 40 carros se enfileiraram na linha da largada para a primeira Indy 500. Um acidente com muitos veículos ocorreu na décima terceira volta, e o caos que se seguiu suspendeu temporariamente a pontuação, trazendo controvérsia para o resultado final, quando o vice-campeão Ralph Mulford reclamou o posto de vencedor. Foi Ray Harroun, no entanto, quem levou para casa o prêmio de U$14.250, marcando uma velocidade média de 120 km/h e um tempo total de 6 horas e 42 minutos. O Wasp foi o primeiro carro com um espelho retrovisor, o qual Harroun havia instalado de modo a compensar o fato de não ter um mecânico sentado ao seu lado para lhe avisar sobre os outros carros que estavam passando.
Imagem: Bain News Service [Domínio público], via Wikimedia Commons
Material utilizado: Imagem: Bain News Service [Domínio público], via Wikimedia Commons, Fotografias retiradas de pesquisas na Internet sem indicação de direitos autorais, Conteudo pesquisado na Internet e publicações antigas.
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quarta-feira, 13 de janeiro de 2016
II 500 KM da Bahia - ( PARTE 1 )
- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -
II 500 Km da Bahia (Prova Luis Viana Filho)- 10 de agosto de 1969.
Autorização da Federação Bahiana de Automobilismo para participar da prova.
José Carlos Pace, Marivaldo Fernandes, Emilio Zambello e Pedro Victor Delamare.
O Malzoni de Neuder Motta, antes e depois do acidente. (cortesia Blog do Mestre Joca).
Protótipo DKW nº 67 de Goiania, pilotado por Marcos Jardim/Lucas Motta
Lorena GT de Brasília, antes dos treinos, lavando no Posto Kantu no Bairro da Graça em Salvador.
Os dois Elgar GT da Equipe Brasal de Brasília.
Aspectos da formação do grid de largada,o Bino Mark II, o Puma Espartano da Equipe AF, e o Puma da equipe mineira Carbel, de Marcelo Campos.
Os pilotos da Escuderia AF, John Brusell e José Luis Bastos, que pilotaram o Puma Espartano nº71.
Aspecto geral do grid de largada, vendo-se à esquerda o protótipo Alfa Romeo FNM.
O Bino Mark II
O grid já formado para a largada.
John Brusell eo Puma da Escuderia AF.
O filme abaixo é o único registro com áudio desta corrida, que temos conhecimento:
CONTINUA
Clique no link abaixo para ver II 500 Km da Bahia-(Parte 2):
https://oldraces.blogspot.com.br/2016/09/ii-500-km-da-bahia-parte-2.html
Fotografias do blog do Mestre Joca, da página LORENA GT, do acervo de John Brusell, do Automovel Clube de Salvador, de Mauricio Castro lima e da Revista Autoesporte
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II 500 Km da Bahia (Prova Luis Viana Filho)- 10 de agosto de 1969.
A prova dos II 500 Km da Bahia foi também batizada como Prova Luis Viana Filho, em homenagem ao governador da Bahia na época. É inquestionável o valor histórico desta corrida para o automobilismo nacional e baiano, uma vez que foi válida pelo campeonato brasileiro de pilotos e dela participaram carros e pilotos lendários e que marcaram definitivamente a história do nosso automobilismo!
Os treinos do sábado dia 9 de agosto de 1969, também ficaram marcados pelo violento acidente que destruiu o GT Malzoni DKW do piloto goiano Neuder Motta, após ter sido fechado pela Alfa GTA da Equipe Jolly Gancia , pilotada por Ubaldo Loli. Este acidente já foi matéria aqui neste blog, bem como no Blog do Mestre Joca, do qual compartilhamos as fotografias do carro acidentado. O Malzoni em questão, era o famoso 96 que pertenceu ao piloto carioca Norman Casari.
Treinos e grid de largada:
O Malzoni de Neuder Motta, antes e depois do acidente. (cortesia Blog do Mestre Joca).
Protótipo DKW nº 67 de Goiania, pilotado por Marcos Jardim/Lucas Motta
Lorena GT de Brasília, antes dos treinos, lavando no Posto Kantu no Bairro da Graça em Salvador.
Os dois Elgar GT da Equipe Brasal de Brasília.
Mauricio Castro Lima e o Willys Interlagos nº 14
Aspecto geral do grid de largada, vendo-se à esquerda o protótipo Alfa Romeo FNM.
O Bino Mark II
O grid já formado para a largada.
John Brusell eo Puma da Escuderia AF.
O filme abaixo é o único registro com áudio desta corrida, que temos conhecimento:
Filme original em super 8, fornecido por Joaquim Saback, teve apenas um pequeno trecho possível de ser recuperado, o som original da parte do vídeo foi repetido no trecho das fotografias .
Por um erro na edição, a data está errada, 18 de agosto quando o correto é 10 de agosto. Edição feita por Alberto de Castro Lima Neto - BT Filmes
CONTINUA
Clique no link abaixo para ver II 500 Km da Bahia-(Parte 2):
https://oldraces.blogspot.com.br/2016/09/ii-500-km-da-bahia-parte-2.html
Fotografias do blog do Mestre Joca, da página LORENA GT, do acervo de John Brusell, do Automovel Clube de Salvador, de Mauricio Castro lima e da Revista Autoesporte
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terça-feira, 12 de janeiro de 2016
VAMPIROS, carruagens & carros.
Por alguns séculos os vampiros vêm povoando o imaginário do ser humano, eles estão presentes em contos, folhetins, revistas em quadrinhos, livros, peças teatrais e filmes que assombram e divertem as pessoas em quase todos os países do mundo.
Ao longo dos anos, desde Nosferatu e DRÁCULA, até os vampiros bonzinhos da saga Crepúsculo, eles passaram das antigas e lúgubres carruagens aos modernos e confortáveis carros dos dias de hoje.
A aterrorizante carruagem que o Conde Drácula usava nas estradas da Transilvania.
O clássico DRÁCULA de Bram Stoker
O Rolls Royce de Nosferatu no início do século XX
Quadrinhos
O muscle car americano, do filme Drácula de 1972
Christopher Lee imortalizado como Drácula.
Os carros do vampiro Edward na saga Crepúsculo
Volvo S 60
Texto do autor, fotografias compartilhadas de pesquisas na Internet, sem indicação de direitos autorais.
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