Translate

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Volvo PV 445



Na década de 50 a Carbrasa, empresa estabelecida no Rio de Janeiro,que fabricava carrocerias de caminhões e ônibus que eram montadas sobre chassi e mecânica importada da sueca VOLVO,  resolveu fabricar também carrocerias similares à da perua Volvo PV 445 e monta-las nos chassis importados da mesma.
Ao todo foram fabricadas, montadas e vendidas cerca de 200 exemplares da camionete.




A seguir reproduzimos o texto abaixo, que foi compartilhado do Facebook, com um pouco da historia da Volvo PV 445.

_______________________________________________________________________________
TEXTO E FOTOGRAFIAS COMPARTILHADOS DO Facebook

Bruno Kussler Marques para Arquivo do Carro Nacional (Grupo)
18 h ·
Um nacional virtualmente desconhecido, uma perua Volvo PV445 Carbrasa, fabricada no Brasil. Relato do próprio Bob Sharp sobre ela.
"O empresário Marcelo Luporini era importador oficial da Volvo no Brasil. Seu principal negócio era trazer da Suécia ônibus e chassis de caminhões. As carrocerias dos ônibus eram feitas pela Carbrasa, que ficava na Av. das Bandeiras (hoje Av. Brasil) na altura de Parada de Lucas, no Rio de Janeiro. E foi por conta dessa experiência que nasceu um Volvo de passeio "quase brasileiro". No meio da década de 1950 havia restrições cada vez maiores à importação de carros. Além de incentivar o surgimento de uma indústria nacional, isso evitava a evasão de divisas. A Volvo do Brasil então importou chassis do PV445 e a Carbrasa criou para eles uma carroceria exclusiva, desenhada e produzida em Parada de Lucas. O resultado foi uma pequena perua de duas portas, com a frente rechonchuda dos Volvos de passeio comuns e uma traseira retilinea, semelhanta à das Dodge Station Wagon (...)
Foram fabricadas apenas 200 dessas peruas e uma delas foi parar nas mãos de um tio. Me lembro do tio Jeff contando que precisou de "pistolão" (termo muito usado na época para quem tinha tráfico de influência numa empresa ou no governo) para conseguir uma. Eu e meu irmão andamos muito nessa perua Volvo junto com o primo Billy, cinco anos mais velho do que eu e três, que o meu irmão. Muita lenha fizemos! Ou nela, os três, ou em pegas eu e o mano no Fusca 1955 lá de casa. Antes dela, o tio teve um sedã e já naquela época percebemos que o diferencial da perua era bem mais curto. Era por volta de 1958, eu ainda não tinha carteira."
http://www.autoentusiastasclassic.com.br/…/visita-velo-citt…

 
 
______________________________________________________________________________

No link abaixo veja a história da CARBRASA contada em Lexicar Brasil :

http://www.lexicarbrasil.com.br/carbrasa/



Material utilizado:
TEXTO E FOTOGRAFIAS de Jason Vogel,  COMPARTILHADOS DO Facebook
por Bruno Kussler Marques para Arquivo do Carro Nacional (Grupo)· 
Links de acesso para  lexicarbrasil.com.br/carbrasa/ e
autoentusiastasclassic.com.br/…/visita-velo-citt



oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

E ai, vai encarar ?



Alguns são mais antigos, outros mais modernos, uns são muito potentes, outros nem tanto, mas todos têm a cara de "carro brabo"!

De cima para baixo: Ferrari GTO, Ferrari Drogo, Simca 1200 S, Alpine Renault A 110, Alpine A 110 - Requalificado para competições, Furia BMW, Pontiac GTO, BMW M5, Alfa Romeo GTA, Alfa Romeo Martini Racing, Renault Gordini, Gordini/Alpine, Porsche, Nissan Skyline, Ford Escost RS, Mercedes Benz AMG, Abarth Simca.



Créditos fotográficos: PistonHeads.com , Alfa Romeo World, Renault Dauphine Gordini Le Bombardier , Volotile Vertex, fotografias sem indicação de direitos autorais.

 oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

 

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Concessionária da DKW-Vemag no Rio Grande do Sul



DKW Vemag - DEKABRAS Ltda.




O vídeo abaixo é um exemplo de dedicação e paixão por uma marca de automóvel, que fez com que a mesma permaneça preservada e operacional quase 50 anos após o fechamento da fábrica e consequente parada de produção!






Vídeo compartilhado do YouTube
 
oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

domingo, 14 de fevereiro de 2016

PORSCHE PARA OS FANÁTICOS !


PORSCHE 

Para os fanáticos, saudosistas e puristas apreciadores da prestigiada marca alemã, aqui vão umas belíssimas fotografias de alguns dos seus ícones:















Fotografias de Singer downloads, hot cars e fotografia da Internet sem indicação de direito autoral.

oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Linhas de montagem




Henry Ford não inventou o automóvel, mas foi quem concebeu a criação da linha de montagem dinâmica para a fabricação dos automóveis Ford, no ano de 1913, sendo até hoje considerada uma das maiores inovações tecnológicas da era industrial.
Graças a ela, o tempo de produção de peças diminuiu consideravelmente, permitindo dessa maneira que se montasse uma maior quantidade de veículos no mesmo tempo, o que mais tarde acabou por se refletir no preço final dos produtos, tornando-os mais acessíveis a outras classes sociais.
As linhas de montagens são utilizadas desde então no processo de produção automobilística em série, fazendo com que o produto em fabricação seja deslocado ao longo de postos de trabalho da fábrica..

A seguir mostraremos algumas fotografias de linhas de montagens das décadas passadas, no Brasil.


 Simca do Brasil


Volkswagen


                      FNM - Timb


Willys Overland

Willys Overland - Interlagos


General Motors- Opala

Vemag - Fissore


Material utilizado: Consulta Wikipédia. Fotografias Anfavea, Simca do Brasil,fotografias pesquisadas na internet, sem indicações de direitos autorais. 

oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com