Na década de 50 a Carbrasa, empresa estabelecida no Rio de Janeiro,que fabricava carrocerias de caminhões e ônibus que eram montadas sobre chassi e mecânica importada da sueca VOLVO, resolveu fabricar também carrocerias similares à da perua Volvo PV 445 e monta-las nos chassis importados da mesma.
Ao todo foram fabricadas, montadas e vendidas cerca de 200 exemplares da camionete.
A seguir reproduzimos o texto abaixo, que foi compartilhado do Facebook, com um pouco da historia da Volvo PV 445.
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TEXTO E FOTOGRAFIAS COMPARTILHADOS DO Facebook
Bruno Kussler Marques para Arquivo do Carro Nacional (Grupo)
Um
nacional virtualmente desconhecido, uma perua Volvo PV445 Carbrasa,
fabricada no Brasil. Relato do próprio Bob Sharp sobre ela.
"O empresário Marcelo Luporini era importador oficial da Volvo no Brasil. Seu principal negócio era trazer da Suécia ônibus e chassis de caminhões. As carrocerias dos ônibus eram feitas pela Carbrasa, que ficava na Av. das Bandeiras (hoje Av. Brasil) na altura de Parada de Lucas, no Rio de Janeiro. E foi por conta dessa experiência que nasceu um Volvo de passeio "quase brasileiro". No meio da década de 1950 havia restrições cada vez maiores à importação de carros. Além de incentivar o surgimento de uma indústria nacional, isso evitava a evasão de divisas. A Volvo do Brasil então importou chassis do PV445 e a Carbrasa criou para eles uma carroceria exclusiva, desenhada e produzida em Parada de Lucas. O resultado foi uma pequena perua de duas portas, com a frente rechonchuda dos Volvos de passeio comuns e uma traseira retilinea, semelhanta à das Dodge Station Wagon (...)
"O empresário Marcelo Luporini era importador oficial da Volvo no Brasil. Seu principal negócio era trazer da Suécia ônibus e chassis de caminhões. As carrocerias dos ônibus eram feitas pela Carbrasa, que ficava na Av. das Bandeiras (hoje Av. Brasil) na altura de Parada de Lucas, no Rio de Janeiro. E foi por conta dessa experiência que nasceu um Volvo de passeio "quase brasileiro". No meio da década de 1950 havia restrições cada vez maiores à importação de carros. Além de incentivar o surgimento de uma indústria nacional, isso evitava a evasão de divisas. A Volvo do Brasil então importou chassis do PV445 e a Carbrasa criou para eles uma carroceria exclusiva, desenhada e produzida em Parada de Lucas. O resultado foi uma pequena perua de duas portas, com a frente rechonchuda dos Volvos de passeio comuns e uma traseira retilinea, semelhanta à das Dodge Station Wagon (...)
Foram fabricadas apenas 200 dessas peruas e uma delas foi parar nas mãos
de um tio. Me lembro do tio Jeff contando que precisou de "pistolão"
(termo muito usado na época para quem tinha tráfico de influência numa
empresa ou no governo) para conseguir uma. Eu e meu irmão andamos muito
nessa perua Volvo junto com o primo Billy, cinco anos mais velho do que
eu e três, que o meu irmão. Muita lenha fizemos! Ou nela, os três, ou em
pegas eu e o mano no Fusca 1955 lá de casa. Antes dela, o tio teve um
sedã e já naquela época percebemos que o diferencial da perua era bem
mais curto. Era por volta de 1958, eu ainda não tinha carteira."
http://www.autoentusiastasclassic.com.br/…/visita-velo-citt…
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http://www.lexicarbrasil.com.br/carbrasa/
Material utilizado:
TEXTO E FOTOGRAFIAS de Jason Vogel, COMPARTILHADOS DO Facebook
por Bruno Kussler Marques para Arquivo do Carro Nacional (Grupo)·
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