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sexta-feira, 14 de abril de 2017

Historia do automobilismo baiano - 1970


- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -


O ano de 1970 foi muito bom para o automobilismo da Bahia, tivemos boas competições e em maior numero que nos anos de 1968 e 1969, aconteceram também várias provas de estreantes e novatos, bem como corridas regionais do Norte/Nordeste. 



Os carros também evoluíram muito e vários protótipos foram construidos por aqui, a exemplo do protótipo Bino de Leonardo Godoi, do protótipo Alfa Romeo do Teem Jerry, além dos protótipos ELVA, que foram fabricados aqui na Bahia pelo piloto de Kart Élcio Paiva, para as equipes Cobape, Cravo-Bauer e RM de Mario Monteiro e Roberto Bahia.


 NOTICIAS DIVERSAS: 





A única má noticia do ano foi a não realização do III 500 Km da Bahia como prova válida pelo Campeonato Brasileiro de Pilotos, devido principalmente à reabertura do Autódromo de Interlagos e a inauguração do autódromo de Tarumã marcada para novembro, além das varias provas realizadas no autódromo do Rio de Janeiro, o que de certa forma diminuiu o interesse por circuitos de rua, pela imprensa, pelos dirigentes, pelas equipes e principalmente pelos pilotos.
As inscrições para os 500 km de 1970 chegaram a ser abertas, porem devido ao baixo interesse das equipes dos outros estados, a corrida foi reformulada e passou a fazer parte do primeiro Campeonato Baiano de Pilotos. 




Começaremos a partir deste post, a fazer várias matérias sobre  algumas das principais corridas realizadas no Circuito da Avenida do Centenário, durante o ano de 1970.


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quarta-feira, 12 de abril de 2017

História do automobilismo baiano - Os patrocinadores


Algumas empresas regionais, nacionais e até multinacionais, tiveram um papel fundamental na história do nosso automobilismo dos anos 60/70, quer seja patrocinando as corridas e/ou as diversas equipes que aqui atuavam, ou mesmo contribuindo com a organização e apoio logístico, além é claro das empresas de comunicação (falada, escrita e televisionada), que davam uma ampla cobertura aos eventos relacionados ao esporte a motor em Salvador.

Neste contexto vale destacar a participação maciça dos revendedores Volkswagen no automobilismo, quer seja patrocinando e dando apoio técnico e logístico a algumas equipes, ou como em alguns casos participando com sua própria equipe, onde a revenda ou os donos entravam como sócios da equipe.

Listaremos aqui os nomes de algumas das empresas e ao lado o tipo de participação que teve. Observem que a ordem é aleatória sem obedecer nenhum critério de importância e apesar de todo o esforço de pesquisa, eventuais falhas e/ou omissões poderão ocorrer:
  

- AUTOBASA - revenda Volkswagen, patrocinava a Equipe Dick e pilotos independentes

- COBAPE - revenda  Volkswagen, era sócia da Equipe Cobape (Racio Sociedade Desportiva Limitada)

 - Caria Ribeiro - revenda Volkswagen e Puma, seus proprietários eram sócios da Scuderie AF, depois Escuderia AF
- Catumotor - revenda Volkswagen, Tinha equipe própria, Equipe Catumotor.

- Irmãos Curvello - revenda Volkswagen, patrocinava a Equipe Curvello

- RM - Retificadora Moderna - retificadora de máquinas, tinha equipe própria, a Equipe RM

 - Motophine - oficina  mecânica, tinha equipe própria e preparava os carros do Team Jerry 

- Norcar - revenda Volkswagen, patrocinava a Equipe Norcar

- Cruz Motor - oficina mecânica, preparava carros do Team Jerry

- Mecânica Walman - oficina mecânica, preparava os carros de Mauricio C. Lima 

 - Mecânica Revell - oficina mecânica, preparava os carros de Fred Leal.

- Auto Mecânica Tigre - oficina mecânica, preparava os carros de Carlos Eduardo Ferraz Silva (Babinho). 

- Bauer Motor - oficina mecânica, era sócia e preparava os carros da Equipe Cravo Bauer.

-CIF Construtora Irmãos Ferreira - construção e terraplenagem, tinha equipe própria, Equipe CIF.

- Burity-  Materiais de Construção, patrocinava a Escuderia AF.

- Kontik - agência de viagens, patrocinava a Escuderia AF.

- Casas Bonfim- loja de pneus, patrocinava o piloto Fred Leal e Antônio Carlos Pitta Lima (Toncar).

- Casarão- boate e discoteca, patrocinava o piloto Ivan Cravo.

- Vilauto - revenda de veículos, patrocinava o piloto José Villar .

- Banco Francês Italiano - banco, patrocinava o piloto Carlos Eduardo F. Silva.  

- Esso Brasileira de Petróleo - distribuidora de combustíveis e lubrificantes,    patrocinava a organização das corridas.

-Sanca S.A. Nacional de Combustíveis e Acessórios- distribuidora de combustíveis e lubrificantes, patrocinava a Equipe Curvello.

- Lajes Volterrana S.A. - lajes pré moldadas, patrocinava a Escuderia AF.

- Pneucred - revenda de pneus, patrocinava a Escuderia AF

- Posto do Cristo - posto de gasolina, patrocinava e apoiava a organização das corridas. Abrigava em suas instalações a sede do Automóvel Clube de Salvador

- MM Metalúrgica e Montagens Ltda - indústria metalúrgica, patrocinava a Equipe Curvello

- Veloz HP - aditivos automotivos, patrocinava a Equipe Curvello

-Kantu- posto de lavagem e lubrificação automotiva, dava apoio e serviços a algumas equipes

- Pirelli - fabricante de pneus, patrocinava a organização das corridas.

 - Posto Fon Fon - revenda de pneus Good Year, dava apoio a vários pilotos. 

- Casaforte - banco de investimentos e poupança, patrocinava a Escuderia AF

- Touring Club do Brasil - dava apoio logístico à organização das corridas

-SUERDICK - fábrica de charutos, patrocinava a Escuderia AF.

  - ATEMDE - clínica médica de urgência, dava apoio à organização das corridas.

- Placer - fábrica de pré moldados, patrocinava o piloto Antônio Carlos P. Lima.

- BARDAHL- lubrificantes automotivos, patrocinava o piloto Antônio Carlos P. Lima.

 

-A TARDE - jornal, fazia cobertura jornalística

-Diário de Notícias - jornal, fazia cobertura jornalística

-Tribuna da Bahia - jornal, fazia cobertura jornalística

-Jornal da Bahia - jornal, fazia cobertura jornalística

-TV Aratú - televisão, patrocinava e promovia algumas corridas

-TV Itapoã - televisão, patrocinava e promovia algumas corridas


olderaces.blogspot.com