Translate

terça-feira, 31 de março de 2020

Marcos Souza



O kart baiano perdeu ontem um dos seus pilotos veteranos, eu perdi um bom amigo...

Marquinho, fique em paz!!!

Mauricio C. Lima

______________________________

Homenagem da ABK, Associação Baiana de Karts



Fotomontagem da ABK Associação Baiana de Karts

domingo, 29 de março de 2020

Salvador 471 anos


A cidade de Salvador está completando hoje 471 anos da sua fundação, com os seus problemas, mas também com a sua eterna beleza, um lugar abençoado por Deus mas que precisa ser mais bem cuidada pelo seu povo!
Salvador tem o privilégio de ter o carro mais antigo do Brasil o qual desde 1901 nunca deixou de pertencer à mesma família, a família Lanat e é ele que ilustra a nossa fotomontagem comemorativa de hoje, a Voiture Légère Clément Panhard & Levassor TYPE VCP nº 475.




O Clement Panhard & Levasor atualmente encontra-se cedido em comodato ao Museu da Santa Casa da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador.

Abaixo está a publicação no Facebook, da bisneta do patriarca Henrique Lanat, Rosa Maia:
________________________________________________

Rosa Maia compartilhou uma lembrança.
10 h
Agora são 471 anos, e é impossível, pelo menos para mim, comemorar o aniversário de Salvador, sem essa imagem da minha mãe Regina Lanat e seu primo Paulo Lanat desfilando no carro mais antigo da Bahia que foi do meu Bisavô, Henrique Lanat.
 Cresci ouvindo estas belíssimas histórias de como era tudo isso!
 Parabéns minha terra, você é linda! Te amo!
Não mudo uma palavra do que disse abaixo. Governantes, acordem!
Há 1 ano
Veja suas 



Salvador, minha terra amada em que sou privilegiada de aqui ter nascido. Esta foto representa o que há de melhor em mim, minha amada mãe Regina desfilando no aniversário de Salvador em 28 de março de 1949, exatamente a 70 anos atrás. Meus Parabéns Salvador, que nossos governantes tenham a consciência de que a educação e saúde é a base para se construir um povo que merece respeito e cuidado. Salvador, meu amor, Bahia.
_____________________________________________________________________________

sexta-feira, 20 de março de 2020

Protótipo ELVA Il da Equipe Cravo Bauer


Protótipo Elva I nº 111 da Cravo-Bauer.

Nos anos 60/70, os anos dourados do automobilismo brasileiro, a Bahia tinha bons pilotos e boas equipes, tendo uma posição de destaque no esporte, principalmente na região Nordeste.
Entre as equipes baianas uma das que mais se destacou foi a Equipe Cravo-Bauer, que pertencia ao artista plástico Mario Cravo e a Otto Bauer, dono da Bauer Motor.
Entre os carros que foram usados pela Cravo Bauer, o mais vitorioso foi o segundo protótipo ELVA II (o primeiro foi da Equipe Cobape), que chegou a ganhar uma das etapas do Torneio Norte-Nordeste, pilotado por Ivan Cravo

Nas fotos acima alguns detalhes do Elva II da Cravo Bauer, da frente, do interior e do fundo, onde da para se ver os enormes carburadores duplos Weber 48.






A sequencia de fotografias acima, mostra uma espetacular disputa pela primeira posição nas 2 Horas de Salvador, na pista da Avenida do Centenário, entre alguns dos melhores carros que disputavam as corridas do Norte-Nordeste no final dos anos 60 e início dos anos 70.

Na primeira foto aparece em primeiro o protótipo Topogigio da SAEL de Pernambuco, seguido do ELVA III da Equipe RM, do protótipo ELVA II da Cravo Bauer e do Puma Espartano da Escuderia AF.
Na segunda foto, o Elva II da Cravo Bauer, já vem em segundo lugar atrás do carro da SAEL, tendo ultrapassado o ELVA da RM.
Na terceira foto, o ELVA II, pilotado por Ivan Cravo e usando o numeral 33, já aparece na ponta, onde permaneceu até o final da prova.

Notícias sobre a corrida:


Otto Bauer e Ivan Cravo junto ao ELVA, no Autódromo Virgilio Távora no Ceará.

Ivan pilotando o protótipo no retão da Centenário. 


Elcio Paiva, à direita, foi o construtor dos carros ELVA.
Na fotografia ele trabalha com sua equipe em mais um protótipo.

Fotografias de Ivan Cravo e Mauricio Castro Lima.

oldracesblogspot.com

terça-feira, 17 de março de 2020

Tempos sombrios !


Nestes tempos difíceis e incertos, que o mundo inteiro vem enfrentando, queremos deixar aqui para os nossos amigos, parceiros e leitores, o nosso desejo de que esse pesadelo termine o mais rápido possível e que todos vocês tenham muita paz, determinação e a serenidade necessária para superar com saúde esta catástrofe que se abateu sobre a humanidade!

Um grande abraço a todos.


Old Races


sexta-feira, 13 de março de 2020

Terminou a corrida, faz tudo novamente!



Corrida de carros nos anos 60 era assim, terminou, desmontava o motor e fazia tudo de novo!
A despesa era sempre muito alta, muitas vezes peças que ainda dariam para rodar em uso comum eram descartadas e trocadas por novas, pois ficavam comprometidas para uso nas pistas, devido aos excessos a que eram submetidas nas condições de corrida. 
Fazendo uma comparação com os dias atuais, daria para afirmar que da mesma forma que hoje, naquela época a grande maioria dos pilotos e equipes dependia e muito dos patrocinadores, para poder arcar com os altos custos do esporte a motor!


 A lambança pós corrida: ferramentas e sucata do motor apos o desmonte na oficina.





sexta-feira, 6 de março de 2020

Meus 70 anos...



Fazer 70 anos é um privilégio que nem todos alcançam, principalmente aqueles que dedicam-se aos esportes mais perigosos, expondo-se mais frequentemente aos riscos que os mesmos representam.

As gerações de 40 e 50,  são únicas e privilegiadas, viram a maior evolução da humanidade, tanto em tecnologia como nos costumes e comportamentos sociais, que avançaram muito nas décadas pós segunda guerra mundial. 
Nós vimos muitas coisas boas e ruins, vimos o homem ir à Lua, vimos os Beatles, os Rolling Stones, o festival de Woodstock, os protestos pela liberdade sexual, a invenção do bikyni, a proliferação das discotecas pelo mundo afora, a queda do muro de Berlim, a Internet, mas vimos também a proliferação das drogas, as ameaças de guerras nucleares, vimos a guerra fria e os atentados terroristas!

No automobilismo, os anos dourados e românticos das corridas de automóveis, foram principalmente as décadas de 50, 60 e parte da década de 70, onde a grande maioria dos pilotos ainda corria por puro amor ao esporte, poucos eram os profissionais que viviam disso, não se ganhava dinheiro com as corridas , ao contrario, se gastava e muito!
Vale lembrar que a Formula 1, principal categoria do automobilismo, só foi criada em 1950 e que até o final dos anos 60 ainda era muito informal e muito distante do negócio em que se transformou nos dias atuais.


Um pequeno resumo de setenta anos ligados ao automóvel, às motos, ao antigo mobilismo e ao automobilismo esportivo.
Na primeira fotografia, comemorando com a minha esposa Ana Isaura. 

A minha geração cresceu com o desenvolvimento da industria automobilística e do esporte a motor, aos 7 anos quando comecei a acompanhar as corridas de automóveis, não existia ainda televisão, acompanhávamos o que se passava pelo mundo automobilístico, por meio do rádio e noticias em publicações estrangeiras, posteriormente, na década de 60, já assistia as corridas do Farol da Barra e acompanhava as transmissões feitas pelo Barão Fittipaldi, pois a Formula 1 e demais categorias internacionais não eram ainda televisionadas.
Foi em 1961, assistindo a uma corrida no Farol da Barra, no box do piloto Paulo Lanat, que era muito amigo do meu tio Anchises Castro Lima, que também era automobilista, conheci Lulu Geladeira, um grande e saudoso amigo que influenciou muito o meu ingresso nas competições.

Ao longo dessa grande jornada, dediquei-me à família, à arquitetura, à construção civil e também à hotelaria. A caça submarina, a pintura, o motociclismo e o antigo mobilismo foram meus hobbies , tendo feito boas e duradouras amizades, as quais carrego comigo até os dias atuais. 
Muitos se foram e novos amigos chegaram, alguns virtuais e com isso a vida segue até eu chegar ao meu destino final.

Mauricio Castro Lima.


segunda-feira, 2 de março de 2020

FOTO DO MÊS - MARÇO 2020


DKW Vemag no Autódromo de Interlagos nos anos 60.

Fotografia compartilhada na Internet, sem indicação de direitos autorais.

oldracesblogspot.com