Translate

sábado, 29 de novembro de 2014

FOTO DO MES (novembro 2014)







ALPINE Renault A 110, a fera dos rallyes europeus dos  anos 70




Fotografia compartilhada da Internet sem indicação de direitos autorais

sábado, 22 de novembro de 2014

Cegonhas "de competição"



Caminhões cegonha dos anos 60, carregando os bólidos da época:


O caminhão cegonha FORD, da Equipe Dacon, carregado com os três Karmann Ghia Porsche no Autódromo de Jacarepaguá no Rio de Janeiro.


 O Karmann Ghia Porsche nº6 sendo descarregado.

 Caminhões cegonha das marcas Scania e Mercedes Benz, carregados com os carros que correram as Mil Milhas Brasileiras em Interlagos no ano de 1966. Note-se o DKW nº18 que foi pilotado por Bird Clemente.

 Caminhão cegonha Ford, carregado com carros de formula 1 no ano de 1973 em Interlagos.

Caminhão cegonha Mercedes Benz em Brasília, carregado com os carros que foram correr no Ceará em 1969. O primeiro carro na parte de cima é o Patinho Feio da equipe Camber.
Nesta foto os carros estão sendo embarcados, o Elgar GT é o primeiro na parte de baixo.

 Cegonha Mercedes Benz, carregando as Alfas GTA da Equipe Jolly Gancia e outros carros de corridas, em São Paulo.

Caminhão cegonha carregando os Pumas da Scuderie AF, em 1969 no Ceará.

Cegonha com carros de corrida da Porsche.


Cegonha com carros da Shelby Cobra.


Material utilizado: Fotografias retiradas de pesquisas em revistas e na Internet, sem indicação de direitos autorais. Fotografia de Von Negri , fotografia enviada por Arthur Jorge Costa Pinto.




quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Equipes baianas - Equipe Racio



- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -


                  EQUIPE RACIO 

A história da Equipe Racio começa no ressurgimento do kart em terras baianas no ano de 1965. Foi fundada por Raimundo Castro e Élcio Paiva e teve o nome RACIO originado da combinação RAIMUNDO + ELCIO = RACIO  tornando-se a principal força nas competições de Kart daquela época.

 Élcio Paiva pilotando um Mini da Equipe Racio na pista de Água de Meninos

 Matéria da revista Autoesporte nº23 de outubro de 1966 sobre uma prova de karts na Lagoa do Abaeté.

Com o inicio das competições automobilísticas na Avenida do Centenário, a antiga equipe do kart recebeu a adesão de novos pilotos, chegando em 1969 a ser a segunda mais importante equipe de competições do automobilismo baiano, atrás apenas da poderosa Escuderia AF de Adriano Fernandes, Burity e Lulu Geladeira.

Logomarca da Equipe Racio.

Ivan Cravo  - Volkswagen 1600 (turismo melhorado) nº 111 - 4º lugar na Prova Paulo Lanat.



Mauricio Castro Lima - Volkswagen 1600 (turismo melhorado) nº 94 - 3º lugar na Prova Paulo Lanat.


Mauricio Castro Lima - Volkswagen 1600 (turismo melhorado) nº94 - Equipe Racio.


Carlos Alberto Medrado, estreante pela Equipe Racio em 1969.

Noticias sobre a Prova Paulo Lanat em 17 de julho de 1969.

Fred Leal/Ivan Cravo nos 500 Km da Bahia .

Fred Leal / Ivan Cravo - Volkswagen 1700 (força livre) nº 111 - 9º lugar nos 500Km da Bahia em agosto de 1969.
Na fotografia Fred Leal empurra o carro que quebrou a poucos metros de receber a bandeirada, garantindo assim a sua colocação.


Volkswagen 1700 (força livre) nº4 , pronto para os 500 Km da Bahia em 1969. Não chegou a participar da corrida devido a um grave acidente nos testes no Camurugipe dias antes da prova. Seria pilotado por Mauricio Castro Lima / Silvio Rivault.

PILOTOS QUE CORRERAM PELA EQUIPE RACIO:

No Kart:

ÉLCIO PAIVA
RAIMUNDO CASTRO
PAULO MEDEIROS

No automobilismo:

FRED LEAL
RENATO ACCIOLY
MAURICIO CASTRO LIMA
IVAN CRAVO
CARLOS LEAL
ORIOVALDO PEREIRA LIMA
CARLOS MEDRADO

A partir de 1970 o nome Racio continuou a ser usado por Élcio Paiva e Raimundo Castro nas provas de Kart onde obtiveram inúmeras e importantes vitórias.
Alguns dos pilotos que corriam nas provas automobilísticas foram para outras equipes, a exemplo de Ivan Cravo e Mauricio Castro Lima que foram para a Equipe Cravo-Bauer e Equipe Curvello respectivamente.
Fred Leal, Renato Accioly e Carlos Leal,  juntamente com Carlos Medrado, Joaquim Mauricio da Mota Leal, Hamilton Pedreira, Arthur Jorge Costa Pinto e Alberto Almeida, fundaram em novembro de 1969 a Racio Desportiva Sociedade Civil de Responsabilidade Limitada que veio a se transformar  posteriormente na Equipe Cobape

                                                                          -o-

Material utilizado: Fotografias do acervo de Fred Leal, Ivan Cravo, Mauricio  Castro Lima, matéria da revista Autoesporte e texto do autor.

ATUALIZADA EM 10/03/2016

oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com


domingo, 16 de novembro de 2014

Ainda o X Encontro Nordeste de Antigos!



X ENCONTRO NORDESTE DE VEÍCULOS ANTIGOS



Com belíssimos exemplares originais das décadas de 60, 70 
e 80, a indústria automobilística nacional teve uma presença marcante no X Encontro Nordeste de Veículos Antigos, conforme podemos ver pelas fotografias abaixo:

Um trio de respeito, Chevrolet Veraneio, Willys Itamaraty e MP Lafer.

 DKW Vemag
Alfa Romeo 2300 Ti 4

Chevrolet Opala 4100

Fiat 147

Chevrolet Chevette

Simca Chambord Tufão

VW Karmann Ghia 

Santa Matilde e Puma GTE

Uma frota de Fuscas originais

Volkswagen SP 2





oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com



domingo, 9 de novembro de 2014

UM QUARTETO DE PESO !



X ENCONTRO NORDESTE DE VEÍCULOS ANTIGOS





No X Encontro Nordeste de Veículos Antigos, o estado de Alagoas estava muito bem representado pelos quatro carros trazidos pelo colecionador  Mario Leão.
Um verdadeiro quarteto de peso, quer seja pelo valor histórico, quer seja pelo valor financeiro ou mesmo pelo peso propriamente dito!
Dos quatro belíssimos automóveis, o Bentley levou o premio como melhor veículo do evento. O Delage é fantástico e muito raro, um verdadeiro assombro de tecnologia para os anos 30 e o Rolls Royce dispensa qualquer comentário que eu possa fazer, as fotografias dizem tudo!


Bentley Sl 4,9   1956







 Delage D6 70  2,6  1938













Rolls Royce Silver Claud 1965








O Jensen Interceptor II é um caso a parte, um autentico "muscle car" anglo americano que tem no Brasil um sósia que é o Brasinca (Uirapuru).

Jensen Interceptor II 








 Mario Leão, o simpático e privilegiado proprietário destas quatro máquinas maravilhosas!




oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com