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sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Ainda Carnaval ! - Corso Carnavalesco em 2014 (?)





Transcrevemos abaixo o email recebido do amigo Carlos Seixas sobre a filmagem feita para o programa AUTO ESPORTE da Globo.com

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Carlos Seixas
Carlos Seixas28 de fevereiro de 2014 15:26
"A GENTE VAI SE VER NO SITE DO AUTO ESPORTE": Veteran Bahia, Mascarados de Maragogipe e Super Esportivos na matéria especial sobre Corsos Carnavalescos.

Nas vésperas do Carnaval, um resumo do encontro de culturas - antigomobilismo e carnaval dos mascarados - na paradisíaca Ponta de Humaitá.
Teremos outras postagens sobre o tema, pois aquele dia inesquecível valeu mais de 200 fotos.


Confiram o resumo:
http://pitstopbahia.blogspot.com.br/2014/02/carnaval-2014-com-ares-de-seculo-xx.html
Pit Stop Bahia: Carnaval 2014 com ares de século XX
pitstopbahia.blogspot.com
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IMPERDÍVEL !!!


Confiram a matéria no Blog PIT STOP BAHIA, clicando no link abaixo:



http://pitstopbahia.blogspot.com.br/2014/02/carnaval-2014-com-ares-de-seculo-xx.html



Abaixo o link para a matéria completa da Globo.com Autoesporte
http://g1.globo.com/autoesporte/videos/t/todos-os-videos/v/autoesporte-mostra-carroes-que-fazem-sucesso-no-carnaval-dos-mascarados-de-maragogipe-ba/3182768/


CARNAVAL - A evolução do trio elétrico



Do pequeno Ford 1929 que deu origem ao trio elétrico no carnaval de 1950, até os monstruosos trios elétricos dos dias de hoje, já se vão 64 anos de muita alegria e evolução!
Evolução na aparelhagem de som, nos equipamentos e instrumentos, nas musicas, nas bandas, no estilo da própria festa , nas ruas e avenidas, no visual, nas fantasias e principalmente é claro nos próprios veículos que foram mudando de formato, aumentando e ficando cada vez mais luxuosos e sofisticados tecnologicamente.



O Ford 1929 (chamado carinhosamente de FOBICA) que foi às ruas pela primeira vez no domingo de carnaval de 1950

  Depois do carnaval de 50 com o pequeno Ford, o trio elétrico evoluiu nos anos seguintes para uma camionete e depois para pequenos caminhões como o da foto.




 O trio Elétrico SABOROSA com a banda Dodô & Osmar tinha a forma de uma garrafa da cachaça Saborosa.




  O Trio Dodô & Osmar em plena apresentação nos anos 70.



 Osmar (à esquerda) e Dodô, os criadores do trio elétrico. 

A CAETANAVE de Orlando Tapajós, feita para homenagear Caetano Veloso que voltara do exílio em Londres foi uma enorme evolução na história do trio elétrico, tinha a forma de uma nave espacial.


 Elevadores laterais para ficar mais perto do povo, foi mais uma das invenções de Osmar Macedo.
Trio Espacial desenhado por Osmar em1987, foi um marco na história do Trio Elétrico.


 O Trio Espacial dos anos 80/90, era um Mercedes Benz 1111 com tração  e marcha especial  reduzida, construido especialmente para trio elétrico. A carroceria tinha uma ponte e escadaria rolante com sistema hidráulico que girava e subia vários metros além do ponto mais alto, com a banda tocando em cima!


No final dos anos 90 começou a era das carretas e os trios começaram a crescer cada vez mais, ganharam camarins, banheiros sofisticadas, bar e local exclusivo para convidados.


O FOBICÃO  , a última evolução do Trio Armandinho, Dodô & Osmar, é um monstro de mais de 70 toneladas, 23 metros de comprimento, 3,20 metros de largura com um gerador que daria para iluminar uma cidade de mais de 50.000 habitantes e cuja carroceria tem a forma estilizada da velha fobica Ford. 


Para puxar tanto peso, bom mesmo é o cavalo mecânico importado e especialmente projetado para cargas especiais ou então o Scania ou Volvo nacionais com marcha de tração super reduzida (5km/h). No ano de 2011, o cavalo mecânico comum não aguentou o tranco e quebrou em plena avenida Oceânica , tendo que ser rebocado por outro, numa operação complicada que atrasou o desfile por mais de 3 horas!






O primeiro trio elétrico, ainda bem preservado e exposto no Museu do Carnaval na Lagoa do Abaeté em Salvador Bahia.


Os irmãos Macedo, deram continuidade à criação do pai Osmar Macedo.



Nos anos 90 com o amigo Osmar Macedo.

Mauricio C. Lima
Old Races


Material utilizado:Fotografias da família Macedo, fotografias retiradas em pesquisa na Internet sem indicação de direitos autorais, fotografias de Mauricio C. Lima, texto produzido pelo autor.




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terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Duas ideias não tão novas assim !



Alguns carros ao longo dos anos foram lançados tendo como conceito principal uma ideia inovadora que no entanto não era tão original assim!
Dois casos em especial chamam mais a atenção por terem sido considerados pela maioria das pessoas como inovadores e únicos!
Nos anos 90 a McLaren em parceria com a BMW lançou o McLaren F1 com três lugares, o motorista posicionado ao centro com um passageiro de cada lado e um pouco recuados.





A ideia não era inédita, pois a Ferrari em 1964 já havia lançado a 365 P Berlinetta Speciale com a mesma configuração dos três lugares.








Recentemente a Hyundai lançou o Veloster, utilizando o aparente inovador conceito de três portas sendo que a porta traseira era no lado direito por motivo de segurança.
O conceito era antigo e aqui no Brasil tivemos pelo menos dois modelos que chegaram a ser comercializados com apenas uma porta traseira, a Rural Willys 3 portas e  a Chevrolet Amazonas, ambas  na década de 60,







Material utilizado:Foto CARROSMENSCH, fotografias retiradas de pesquisas na Internet sem indicações de direitos autorais.texto do autor.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

AUTOMOBILISMO BAIANO - A pista da Avenida do Centenário - (Parte 6)

 Continuação



-HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO-



Dando continuidade à série de postagens sobre o célebre circuito da Avenida do Centenário em Salvador Bahia, mostraremos aqui um pouco da estrutura que era montada para a realização das provas, no tocante a segurança, boxes, divulgação, instalações e organização geral.


ORGANIZAÇÃO



O Automóvel clube de Salvador foi fundado em 8 de dezembro de 1967 sob a  hedge da Confederação Brasileira de Automobilismo e organizou todas as corridas realizadas no circuito da Avenida do Centenário.

 

 Circuito da Centenário em 1969. MAPA DE ORGANIZAÇÃO DAS PROVAS



SEGURANÇA
Curva do posto, vê-se ao fundo uma ambulância e um caminhão dos bombeiros bem posicionados para qualquer emergência.


Como se pode perceber pelas fotografias abaixo (de corridas distintas) o público assistia de uma maneira segura com total visão para a pista, pois ficava posicionado  nas encostas que funcionavam como arquibancadas naturais.
Em todo o trajeto do circuito existiam varias encostas deste tipo com acesso pelas ruas paralelas à Avenida Centenário e vários metros acima do nível da pista.




    Por segurança a largada com chuva era com carro madrinha (carro de segurança), na foto um Jaguar MK II.



ESTRUTURA

                        Direção da prova e palanque de convidados e autoridades.

                               Estrutura de boxes




DIVULGAÇÃO
As provas disputadas na Centenário tinham muita divulgação por meio de cartazes, pelos jornais, por rádio e televisão.
Várias vezes as corridas foram promovidas por algum canal de televisão, como no caso acima pela TV ARATU.


Os pilotos da Escuderia AF, José Luiz Bastos e John Brusell sendo entrevistados ao vivo após o termino de uma corrida.

Festa de premiação transmitida ao vivo pela televisão. Na foto o piloto Carlos Eduardo F. Silva recebendo seu premio.






CONTINUA


Material utilizado: Fotografias do acervo dos pilotos Carlos Eduardo Ferraz Silva, John Brusell e Mauricio de Castro Lima. Fotografia da revista Quatro Rodas.