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sábado, 1 de fevereiro de 2014

AUTOMOBILISMO BAIANO - A pista da Avenida do Centenário - (Parte 6)

 Continuação



-HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO-



Dando continuidade à série de postagens sobre o célebre circuito da Avenida do Centenário em Salvador Bahia, mostraremos aqui um pouco da estrutura que era montada para a realização das provas, no tocante a segurança, boxes, divulgação, instalações e organização geral.


ORGANIZAÇÃO



O Automóvel clube de Salvador foi fundado em 8 de dezembro de 1967 sob a  hedge da Confederação Brasileira de Automobilismo e organizou todas as corridas realizadas no circuito da Avenida do Centenário.

 

 Circuito da Centenário em 1969. MAPA DE ORGANIZAÇÃO DAS PROVAS



SEGURANÇA
Curva do posto, vê-se ao fundo uma ambulância e um caminhão dos bombeiros bem posicionados para qualquer emergência.


Como se pode perceber pelas fotografias abaixo (de corridas distintas) o público assistia de uma maneira segura com total visão para a pista, pois ficava posicionado  nas encostas que funcionavam como arquibancadas naturais.
Em todo o trajeto do circuito existiam varias encostas deste tipo com acesso pelas ruas paralelas à Avenida Centenário e vários metros acima do nível da pista.




    Por segurança a largada com chuva era com carro madrinha (carro de segurança), na foto um Jaguar MK II.



ESTRUTURA

                        Direção da prova e palanque de convidados e autoridades.

                               Estrutura de boxes




DIVULGAÇÃO
As provas disputadas na Centenário tinham muita divulgação por meio de cartazes, pelos jornais, por rádio e televisão.
Várias vezes as corridas foram promovidas por algum canal de televisão, como no caso acima pela TV ARATU.


Os pilotos da Escuderia AF, José Luiz Bastos e John Brusell sendo entrevistados ao vivo após o termino de uma corrida.

Festa de premiação transmitida ao vivo pela televisão. Na foto o piloto Carlos Eduardo F. Silva recebendo seu premio.






CONTINUA


Material utilizado: Fotografias do acervo dos pilotos Carlos Eduardo Ferraz Silva, John Brusell e Mauricio de Castro Lima. Fotografia da revista Quatro Rodas.


4 comentários:

Anônimo disse...

Lembro bem das corridas da centenário, o pessoal botava pra quebrar, tinha Lulu geladeira, Mario Monteiro, Bahia, Burity,Godoi, Castro Lima,Toncar,Ivan, Euvaldo Pinho, Fred Leal ,Zé Luiz e Medrado,os que lembro o nome ,fui a quase todas corridas até acabar.

Old Races disse...

Legal, seja bem vindo e obrigado pela leitura.

Anônimo disse...

VENHO COMUNICAR A TODOS VOCÊS QUE FORAM COMPANHEIROS E AMIGOS (E OS ATÉ NEM TANTO)O PASSAMENTO DO CHAMADO "LENDA VIVA"CONFORME MATERIA DO JORNAL NA ÉPOCA ROBERTO ANGELO BAHIA ALICE, QUE NOS DEIXOU AOS 77 ANOS DE IDADE,DEPOIS DE LUTAR MUITO NÃO RESISTIU APESAR DE TUDO.DEIXOU 2 FILHAS E UM NETINHO.
ROBERTO ERA UM HOMEM ALEGRE,MAS ÀS VEZES POR ALGUNS ERA ANTIPATIZADO POR SER INDEPENDENTE. NÃO PRECISAVA DE ELOGIOS E NÃO LIGAVA PARA OPINIÕES DE TERCEIROS.UM HOMEM COM PERSONALIDADE FORTE PORÉM AMIGO
E ÀS VEZES UM MENINÃO.
AGORA DESCANSOU DESTE MUNDO LEVANDO EXCELENTES MEMÓRIAS E VOCÊS ESTARÃO NELAS COM CERTEZA.

MARIANGELA MENEZES BAHIA ALICE
EMBORA DIVORCIADA ,FUI A ÚNICA QUE NA SUA VIDA OCUPOU "O CARGO" DE ESPOSA.

Anônimo disse...

Agradeço a Mauricio pelos elogios ao amigo Roberto Bahia Alice,em nome também do automobilismo Bahia no.
Ele adorava essa equipe que foi formada,e os encontros que o fazia lembrar um passado feliz.
Deus abençoe a todos e com certeza ele agradeçe.

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