HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO
Translate
segunda-feira, 27 de julho de 2020
terça-feira, 14 de julho de 2020
ll Encontro de Veículos Antigos da Bahia
como no ano anterior, o lI Encontro de Carros Antigos e Fora de Série da Bahia, aconteceu também no Passeio Público em Salvador e foi realizado no final de semana de 02 a 05 de outubro de 2003.
Esta foi a segunda exposição de veículos antigos organizada pelo Automóvel Clube de Salvador, na gestão do ex piloto Carlos Alberto Medrado e teve o patrocínio da BR Distribuidora.
Tal qual em 2002, apesar das dificuldades enfrentadas para reunir os poucos colecionadores da Bahia, já existia uma lista dos proprietários de carros antigos que participaram no evento anterior, o que ajudou bastante a organização da exposição, facilitando para que tenha sido um sucesso de público, com um total de mais de 120 veículos expostos.
A estrela do evento foi o automóvel mais antigo do Brasil, a Voiture Légère Clément Panhard & Levasor TYPE VCP Nº 475, fabricado em 1898 e pertencente à familia Lanat. Este veículo chegou ao Brasil em 1901, importado pelo Sr. Henrique Lanat e pertence á mesma familia até hoje, atualmente encontra-se em exposição permanente no Museu da Santa Casa da Misericórdia em Salvador.
Carlos Medrado e Lulu Geladeira, junto ao Clément Panhard & Levasor.
Alpine A 108.
Chevrolet Impala do Governo da Bahia.
Ford Landau.
Chevrolet 51.
Ford Maverick.
Opel Record.
Opalas.
Pick Up Ford.
Veículos militares e do Corpo de Bombeiros.
A seguir, uma visão geral dos diversos veículos presentes ao evento:
sexta-feira, 10 de julho de 2020
terça-feira, 7 de julho de 2020
segunda-feira, 6 de julho de 2020
Opala de corrida
Dois Opalas, uma disputa por posição, quem será que venceu...???
Fotografia compartilhada na Internet, sem indicação de direitos autorais.
oldracesblogspot.com
sexta-feira, 3 de julho de 2020
FOTO DO MÊS - JULHO 2020
Sidney Cardoso com o Ford GT 40 em 1969 - Autódromo de Jacarepaguá no Rio de Janeiro.
Fotografia - Sidney Cardoso.
oldraces.blogspot.com
Fotografia - Sidney Cardoso.
oldraces.blogspot.com
Marcadores:
Autódromo de Jacarepaguá,
Ford Gt 40,
Sidney Cardoso
quinta-feira, 2 de julho de 2020
2 de Julho
No dia 2 de Julho é comemorada a dita "Independência da Bahia", mas foi na realidade, o dia em que se consolidou a independência do Brasil.
Naquele memorável 2 de julho de 1823, finalmente as tropas portuguesas foram expulsas definitivamente do nosso país. Essa vitória foi a expressão do desejo de liberdade de todo um povo que esteve sob o julgo português por muitas décadas. Foi um grito de liberdade e uma conquista marcada pela luta e pelo sangue do povo baiano.
As palavras do historiador Luiz Henrique Dias Tavares são límpidas e elucidativas da importância desse feito: “Data máxima da Bahia, o 2 de julho é igualmente do Brasil (...) Naquele julho de 1823, consolidou-se a separação do Brasil de Portugal. O 2 de julho ficou na reverencia patriótica dos baianos, que desde logo estabeleceram a tradição de comemora-lo anualmente com a repetição da entrada do Exercito Pacificador na cidade de Salvador”.
Parabéns Bahia!
___________________________________________________________________________
A verdadeira importância do 2 de Julho para a história do Brasil, podemos ver pelo relato abaixo, porém é praticamente desconhecida da grande maioria da população brasileira, pois apesar do esforço de alguns poucos historiadores, nunca teve o seu devido valor reconhecido!
Uma das maiores provas da falta de respeito e de reconhecimento da importância histórica que o 2 de Julho representa, foi a mudança do nome do aeroporto de Salvador para o nome de um político, visto que NUNCA se poderia colocar o nome de nenhuma mulher ou nenhum homem acima da data máxima da Bahia!
Tal absurdo apesar dos inúmeros protestos e tentativas de reverter, até por meio de projeto de lei na Câmara Federal, até hoje não surtiu efeito algum.
Inicialmente era o Aeródromo de Ipitanga.
Por breve tempo passou a ser apenas Aeroporto de Salvador.
Em 1955 foi oficialmente denominado Aeroporto 2 de Julho.
Posteriormente passou a ser Aeroporto Internacional Dois de Julho.
Aí veio o absurdo:
Aeroporto Internacional de Salvador
Deputado Luis Eduardo Magalhães
Salvador Bahia Airport, atualmente depois da privatização.
Protestos da população contra a mudança do nome do Aeroporto 2 de Julho.
oldraces.blogspot.com
Fotografias compartilhadas na Internet, sem indicação de direitos autorais.