Translate

sexta-feira, 20 de março de 2020

Protótipo ELVA Il da Equipe Cravo Bauer


Protótipo Elva I nº 111 da Cravo-Bauer.

Nos anos 60/70, os anos dourados do automobilismo brasileiro, a Bahia tinha bons pilotos e boas equipes, tendo uma posição de destaque no esporte, principalmente na região Nordeste.
Entre as equipes baianas uma das que mais se destacou foi a Equipe Cravo-Bauer, que pertencia ao artista plástico Mario Cravo e a Otto Bauer, dono da Bauer Motor.
Entre os carros que foram usados pela Cravo Bauer, o mais vitorioso foi o segundo protótipo ELVA II (o primeiro foi da Equipe Cobape), que chegou a ganhar uma das etapas do Torneio Norte-Nordeste, pilotado por Ivan Cravo

Nas fotos acima alguns detalhes do Elva II da Cravo Bauer, da frente, do interior e do fundo, onde da para se ver os enormes carburadores duplos Weber 48.






A sequencia de fotografias acima, mostra uma espetacular disputa pela primeira posição nas 2 Horas de Salvador, na pista da Avenida do Centenário, entre alguns dos melhores carros que disputavam as corridas do Norte-Nordeste no final dos anos 60 e início dos anos 70.

Na primeira foto aparece em primeiro o protótipo Topogigio da SAEL de Pernambuco, seguido do ELVA III da Equipe RM, do protótipo ELVA II da Cravo Bauer e do Puma Espartano da Escuderia AF.
Na segunda foto, o Elva II da Cravo Bauer, já vem em segundo lugar atrás do carro da SAEL, tendo ultrapassado o ELVA da RM.
Na terceira foto, o ELVA II, pilotado por Ivan Cravo e usando o numeral 33, já aparece na ponta, onde permaneceu até o final da prova.

Notícias sobre a corrida:


Otto Bauer e Ivan Cravo junto ao ELVA, no Autódromo Virgilio Távora no Ceará.

Ivan pilotando o protótipo no retão da Centenário. 


Elcio Paiva, à direita, foi o construtor dos carros ELVA.
Na fotografia ele trabalha com sua equipe em mais um protótipo.

Fotografias de Ivan Cravo e Mauricio Castro Lima.

oldracesblogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário