II 500 Km da Bahia (Prova Luis Viana Filho)- 10 de agosto de 1969.
A prova dos II 500 Km da Bahia foi também batizada como Prova Luis Viana Filho, em homenagem ao governador da Bahia na época. É inquestionável o valor histórico desta corrida para o automobilismo nacional e baiano, uma vez que foi válida pelo campeonato brasileiro de pilotos e dela participaram carros e pilotos lendários e que marcaram definitivamente a história do nosso automobilismo!
Os treinos do sábado dia 9 de agosto de 1969, também ficaram marcados pelo violento acidente que destruiu o GT Malzoni DKW do piloto goiano Neuder Motta, após ter sido fechado pela Alfa GTA da Equipe Jolly Gancia , pilotada por Ubaldo Loli. Este acidente já foi matéria aqui neste blog, bem como no Blog do Mestre Joca, do qual compartilhamos as fotografias do carro acidentado. O Malzoni em questão, era o famoso 96 que pertenceu ao piloto carioca Norman Casari.
Treinos e grid de largada:
O Malzoni de Neuder Motta, antes e depois do acidente. (cortesia Blog do Mestre Joca).
Protótipo DKW nº 67 de Goiania, pilotado por Marcos Jardim/Lucas Motta
Lorena GT de Brasília, antes dos treinos, lavando no Posto Kantu no Bairro da Graça em Salvador.
Os dois Elgar GT da Equipe Brasal de Brasília.
Mauricio Castro Lima e o Willys Interlagos nº 14
Aspecto geral do grid de largada, vendo-se à esquerda o protótipo Alfa Romeo FNM.
O Bino Mark II
O grid já formado para a largada.
John Brusell eo Puma da Escuderia AF.
O filme abaixo é o único registro com áudio desta corrida, que temos conhecimento:
Filme original em super 8, fornecido por Joaquim Saback, teve apenas um pequeno trecho possível de ser recuperado, o som original da parte do vídeo foi repetido no trecho das fotografias .
Por um erro na edição, a data está errada, 18 de agosto quando o correto é 10 de agosto. Edição feita por Alberto de Castro Lima Neto - BT Filmes
CONTINUA
Clique no link abaixo para ver II 500 Km da Bahia-(Parte 2):
https://oldraces.blogspot.com.br/2016/09/ii-500-km-da-bahia-parte-2.html
Fotografias do blog do Mestre Joca, da página LORENA GT, do acervo de John Brusell, do Automovel Clube de Salvador, de Mauricio Castro lima e da Revista Autoesporte
oldraces.blogspot.com - m.castrolima.arq@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário