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segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Os Etceterini






Após o fim da II Segunda Guerra Mundial e com a volta das atividades do automobilismo europeu, os pequenos fabricantes de carros esportivos e de competição italianos muito contribuíram para o crescimento do esporte e foram uma grande ajuda para os pilotos independentes, que dispunham sempre de um orçamento limitado e disputavam as grandes corridas europeias contra  marcas famosas como Ferrari, Porsche, Mercedes, Alfa Romeo e Jaguar, entre outras.
 Os carros fabricados por eles geralmente tinham preços acessíveis além de fácil manutenção e baixo consumo de combustível , eram belos, leves e aerodinâmicos, projetados por muitos dos "carrozierri" italianos que vieram a ficar famosos posteriormente.
A mecânica priorizava a baixa cilindrada variando entre 750 a 2000cc e muito veneno para atingir potencias elevadas.
Na terra que abrigava duas das mais importantes corridas europeias, as Mille Miglia e a Targa Flório, as pequenas fábricas instaladas em oficinas e galpões de todos os tamanhos proliferaram e produziram verdadeiras joias do automobilismo esportivo mundial.
 Estes pequenos fabricantes ficaram conhecidos como os "Etceterini" e seus carros que conseguiram sobreviver às corridas, são hoje em dia cobiçados por colecionadores de todo o mundo!

Entre estes pequenos fabricantes alguns chegaram a crescer e fabricar carros até para a Formula 1, como é o caso de Bizzarrini , Serenissima e O.S.C.A. (ver matéria Serenissima 308 V Jet Competizione).
Entre os Etceterini mais importantes, além dos acima citados, estão SIATA, Cisitalia-(Consorzio Industriale Sportive Italia), Abarth, ATS, Moretti,  Bandini e Ermini Sport.

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BIZZARRINI  S.p.A.

Bizzarrini P538
Iso Bizzarrini 1965

Bizzarrini 5300 1968

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SIATA - Societa Italiana Auto Transformazioni Accessori

Siata Coupé 1952 - Mille Miglia 52- Itália

Siata 208 Spider  1952

Siata-Fiat 1500 Coupé Speciale 1953

           Siata 1500 TS  1961



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O.S.C.A. - Officine Specializzate Costruzione Automobili
 Fratelli Maserati Bologna


O.S.C.A. Morelli Spider 1957


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BANDINI  Automobili

 Bandini Zagatto 750 Veloce Coupé 1955


 Bandini 1000 V Competizione

Bandini GT 1000 Berlinetta


Bandini Berlinetta 1000 Saloncino 1968 

Bandini Saponette A1  1957


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ERMINI SPORT 


Ermini Fiat 1100cc Sport Barchetta

Ermini Sport Scaglietti 1957

           
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ATS Automobili Turismo e Sport S.p.A.


ATS 2500 GT  1963


Nota: A ATS veio a fundir-se com a Serenissima e com a Scuderia SSS Repubblica di Venezia, tanto para a participação em corridas, como na fabricação de veículos esportivos.

Veja a matéria Serenissima 308v Jet Competizione, clicando no link abaixo:

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/11/serenissima-308v-jet-competizione.html


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CISITALIA - Consorzio Industriale Sportive Italia


 Cisitalia D46 - ( Itália 1947)



Cisitalia 202 Gran Sport

 
Cisitalia Coupé 1946

Cisitalia Type 202 Pinin Farina - 1950

Cisitalia 30F - 1953

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Abarth

Abarth Fiat 1000 Coupé



Abarth Simca GT 2000

Encontro de carros Abarth

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NOTA: Os carros esporte e de competição dos pequenos fabricantes italianos serão (individualmente), assunto para novas matérias a serem publicadas posteriormente. 





  Material utilizado: Fotografias sem indicação de direitos autorais compartilhadas da Internet, fotografias de jornais e publicações antigas. Texto do autor baseado em pesquisas diversas.



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