Chrysler C-300 “The Beautiful Brutes”.
O primeiro Chrysler C-300 foi lançado em 1955. Ele tinha um estilo marcante e contava com o motor 331 V8 hemisférico. Era denominado 300 porque seu motor com carburação quadrijet, comando de válvulas modificado e sistema de exaustão super dimensionado lhe rendiam exatos 300 CV.
Foi o primeiro motor moderno americano a alcançar tal potencia, o que o tornava o mais potente carro de linha do mundo.
The first Chrysler C-300 was offered in 1955. It had distinctive style
and the 331 hemi-head V8 engine. It was called 300 because with the carter 4 barrel
carburetors, solid lifter camshaft, and a larger-than-usual exhaust, the engine
generated 300 horsepower. It was the first modern American production engine to
do so, and the most powerful production car in the world.
Ele tinha suspensão mais dura e firme, o que permitia ser mais rebaixado e estável, podendo fazer curvas bem melhor que os demais carros. Fora das pistas, o Chrysler C-300 tinha algo mais do que performance, ele também oferecia no seu interior acomodações luxuosas com acabamento em couro e instrumentação completa e bem desenhada.
The car had some other distinctive features, it had extra firm
suspension, which allowed it to be lower and to corner far better than most
cars. Off the track, the Chrysler C-300 was
more them just performance, it also offered luxurious accommodations inside
with leather upholstery and well designed instrumentation.
Era um carro muito veloz. Em 1955 o piloto Tim Flock correu com o C-300 em Daytona, vencendo a corrida e também a milha lançada.
It was very fast. Tim Flock
raced the C-300 at Daytona in 1955, winning both on the road course and the
flying mile.
Tim Flock, com o Chrysler 300, largando na pole position das 100 milhas Grand National de Asheville, Carolina do Norte.
Propaganda das velas Champion, incluindo o Chrysler 300 pilotado por Tim Flock e Lee Petty.
Os Chrysler 300 dominaram ainda as provas da NASCAR, vencendo os campeonatos de 1955 e 1956 e também Daytona Beach em 1957. Estes triunfos criaram a lenda, tornando o Chrysler 300 o carro Americano mais veloz pelo terceiro ano consecutivo. Linhas simples e fortes, excelente motorização, alto nível de luxo e extraordinária performance, fizeram dos 300 os mais desejados automóveis da linha Chrysler. Eles começaram a ser chamados de "Beautiful Brutes".
The Chrysler 300s dominated NASCAR tracks in 1955 and 1956, taking the overallchampionship both years and won Daytona Beach in 1957. Those triumphs created the legend, making the Chrysler 300 the fastest American car for the third straight year. Simple strong lines, excellent engineering, a high level of luxury, and outstanding performance made 300s the most desirable of the Chrysler line. They became known as "the Beautiful Brutes".
The Chrysler 300s dominated NASCAR tracks in 1955 and 1956, taking the overallchampionship both years and won Daytona Beach in 1957. Those triumphs created the legend, making the Chrysler 300 the fastest American car for the third straight year. Simple strong lines, excellent engineering, a high level of luxury, and outstanding performance made 300s the most desirable of the Chrysler line. They became known as "the Beautiful Brutes".
Material utilizado para a elaboração da matéria:
Literatura consultada - CARS of the Fabulous ´50s , Complete Book of Collectible Cars 1930-1980.
Pesquisa pela INTERNET: Fotografias (arquivos de fotos aleatórios da internet sem autoria identificada). Publicações consultadas- Chrysler 300 Club International Inc. e Hot Rod Magazine.
OBS: As publicações aqui citados serviram apenas de base para a redação da matéria e não foram copiados na íntegra ou em partes..
Caso alguma empresa ou pessoa possua direitos autorais sobre alguma das fotografias aqui utilizadas,favor entrar em contato pelo Blog oldraces.blogspot.com ou pelo email m.castrolima.arq@gmail.com que será providenciada a remoção da mesma.
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