Translate

sábado, 24 de agosto de 2013

Fiat Dino - uma jóia da Fiat e da Ferrari!







No inicio do ano de 1965, a Ferrari tinha um problema, que era a necessidade de homologação pela FIA do conjunto propulsor da Ferrari Dino, para que o mesmo pudesse ser utilizado no Campeonato Mundial de Formula 2. O anexo J da Fia determinava que um motor para ser usado na formula 2 deveria derivar de um carro que tivesse uma produção de no mínimo 500 unidades produzidas ininterruptamente por um período de 12 meses. A produção da Ferrari Dino no entanto não era suficiente para atender a tal requisito, dai a ideia de uma parceria*com outra montadora italiana tomou forma na cabeça do Comendador Enzo Ferrari. Por outro lado, a Fiat tinha a intenção de produzir um esportivo de prestigio, o que valorizaria a marca, que era por tradição fabricante de carros médios e simples, para uso normal.

Ferrari Dino 206 GT



 Conjunto propulsor da Ferrari Dino 2,4 litros V6.

Diz a lenda que a negociação final sobre a  parceria, foi acertada durante um almoço em uma tratoria, no interior da Itália, entre o Comendador Enzo Ferrari, Gianni Agnelli e Batista Pininfarina.

 Batista Pininfarina e Enzo Ferrari.
 Giovanni Agnelli
 Nuccio Bertone.


 Fiat Dino Spider de Pininfarina.

O acordo foi anunciado em 1º de março de 1965.

O primeiro fruto desta parceria foi o Fiat Dino Spider, desenhado por Pininfarina e construido na Fiat já a partir do final de 1966. Depois, em 1967, foi lançado o Coupé, com um desenho de Bertone e posteriormente a versão Berlinetta, novamente com desenho de Pininfarina. Todos utilizaram  a mesma mecânica da Ferrari Dino 2,4 litros V6.



 Fiat Dino Coupé de Bertone.


Fiat Dino Berlinetta de Pininfarina.


Vários outros protótipos e derivados destes veículos, bem como da Ferrari Dino, foram projetados e alguns chegaram a ser construidos em pequena escala, visando principalmente as competições.


* A esta época a Fiat ainda não participava do controle acionário da Ferrari.

_____________________________________________________________________





Material utilizado na matéria: Fotografias postadas na INTERNET sem indicação de direitos autorais,fotografia de www.ritzsite.net, fotografias de www.automobile-catalog.com, fotografia de conceptcarz.com, fotografia de razão automovel, consultas a Ferrari Book, Wikipedia e publicações antigas diversas.Texto produzido integralmente pelo autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário