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quinta-feira, 7 de julho de 2016

Oficina Internacional


 Carlos Alberto Batista em uma pose na entrada da oficina em 1986. Na foto aparece ainda o nosso Alpine 1962.
 
No início dos anos 70, surgiu a Oficina Internacional localizada no Bairro da Federação em Salvador, que era especializada em consertar automóveis importados, vindo a ser uma das primeiras da cidade que recuperavam e faziam reparos em carrocerias de fibra de vidro.
Os proprietários dos primeiros Bugs, dos Lorenas, dos Pumas e de outros carros fora de série da época, passaram então a ser os principais clientes da oficina, que aos poucos foi ficando famosa pela boa qualidade de seus serviços. 


Vista panorâmica da oficina. No lado esquerdo junto ao Alpine, aparecem duas carrocerias, uma de MP Lafer e outra de Puma e no lado direito uma réplica da Mercedes Pagoda.

Fachada da Oficina Internacional e em amarelo e vermelho à direita a Internacional Auto Peças, revendia peças Puma e MP Lafer.

Nos anos 70, com a criação da Internacional Auto Peças, além da especialização em consertar carros de fibra, passaram a revender peças de Puma e MP Lafer.
Com a volta da importação de veículos nos anos 90, a oficina teve a sua melhor fase, tornando-se uma das mais requisitadas da cidade.



NOTICIA SOBRE A OFICINA: jornal A TARDE 30/03/1986
Nos tempos áureos da Internacional.Carlos Batista tinha a colaboração do pai Walter Batista e dos filhos, Marcio, Beto, Ró e Patricia, na administração da oficina.

Nos dias atuais, apesar de mais enxuta devido às turbulências na economia, a oficina continua lá no mesmo local, sendo ainda administrada por Carlos Batista e seus filhos Beto e Ró.


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Old Races 3 anos


PARABÉNS !!


Old Races está completando hoje três anos de existência, com um total de 312 matérias postadas, com 63.920 visualizações diretas em  oldraces.blogspot.com, além de 1.368.400 visualizações do nosso perfil e/ou conteúdos do blog compartilhados em nossas paginas no Google +.

https://plus.google.com/u/0/+MauricioCastroLimaarq/posts

Neste período criamos uma nova pagina Old Races ,(voltada para vídeos antigos), além da coleção "Alpine, uma paixão", publicadas no Google +

https://plus.google.com/u/0/b/112399950324453983616/+OldracesBlogspot/posts?_ga=1.261574285.1868839303.1467902133

 Agradecemos a todos os amigos, parceiros, colaboradores e principalmente aos leitores que muito nos prestigiaram ao longo destes anos!

 Muito obrigado a todos!



                         Mauricio Castro Lima - 07/07/2016.



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terça-feira, 5 de julho de 2016

Equipe Willys - Documentário


- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -

Excelente documentário com a participação do ex piloto Bird Clemente, sobre a inesquecível Equipe Willys de Competições que foi um verdadeiro marco no automobilismo brasileiro dos anos 60. 




fff

domingo, 3 de julho de 2016

FOTO DO MÊS - julho 2016

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -


1968 - Largada no Autódromo Virgilio Távora no Ceará


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sexta-feira, 1 de julho de 2016

2 DE JULHO


Na data de 2 de julho comemora-se a Independência da Bahia, com um grande cortejo popular e político, que sai do centro histórico e atravessa parte da cidade de Salvador até a Praça 2 de Julho (o Campo Grande).
Neste tradicional cortejo são as atrações principais, os dois carros alegóricos que homenageiam os heróis das sangrentas batalhas aqui travadas, contra as tropas portuguesas que em 1823 ainda resistiam ferozmente à Independência do Brasil, que havia sido proclamada meses antes.
Por motivos nunca explicados, esta data que deveria ser comemorada como a VERDADEIRA independência do país, pois foi quando as tropas portuguesas finalmente foram derrotadas e expulsas do solo brasileiro, é esquecida e até mesmo desconhecida pela maioria do nosso povo.
Mas como o blog não é de História do Brasil , vamos lá ao que interessa, os dois carros alegóricos cujas imagens vão a seguir:

 Os carros são recuperados da ação do tempo por restauradores profissionais.
Abaixo um dos carros já decorado com flores deixa o Pavilhão para seguir no cortejo
O carro do Caboclo.

 O Pavilhão ou Casa 2 de Julho, onde os carros ficam guardados


A verdadeira História

Os carros no Campo Grande, onde ficam expostos por alguns dias.

 
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sábado, 25 de junho de 2016

PUMA da AF - a caçada ao felino!

O vitorioso Puma nº 17 da Escuderia AF da Bahia, exposto no Posto do Cristo em Salvador.

Como esta história começou, eu não sei, mas lá pelo mês de abril de 2014, respondendo aos comentários aqui no Blog Old Races, conheci Leonardo Flach, o Léo Gaucho, que estava buscando informações sobre os Pumas da antiga Escuderia AF da Bahia. Ele queria saber detalhes sobre os carros, sobre o motor e principalmente sobre o paradeiro do primeiro Puma Espartano, o modelo 1968, que reconhecidamente foi o primeiro Puma VW a disputar e também o primeiro a vencer uma corrida de automóveis.

O Puma GT Volkswagen Espartano carroceria nº 0001 e chassi nº 1.430.111, com as placas do fabricante, em uma seção de fotos e filmagens, dias antes de ser entregue à Scuderie AF.

De pronto, como o faço com todos os que me procuram em busca de informações, contei a ele tudo o que sabia sobre o assunto, inclusive que o famoso carro após a dissolução da Escuderia AF em 1972, teria sido vendido para o Estado de São Paulo pelo advogado que tinha atuado no processo, o Dr. Marcelo Gomes, que era o pai do colecionador e amigo Che Gomes, o qual vinha trabalhando na preparação de uma réplica do Puma da AF. 

Leonardo se comunicou com Che Gomes, André Burity e Lulu Geladeira, que confirmaram a venda do Puma para São Paulo.   Na verdade Leonardo estava procurando as informações para ajudar ao Felipe Nicoliello, na tentativa de localização do carro e/ou da pessoa que o havia adquirido.

Felipe Nicoliello para quem não conhece, é o editor do excelente Puma Classic e uma das pessoas que tem mais conhecimentos sobre a marca Puma e toda a sua apaixonante história na indústria automobilística e no automobilismo esportivo brasileiro.

 Nestes dois anos que se seguiram eu ainda ajudei o Che na preparação da réplica do Puma da AF, mas com relação à procura pelo veículo original, dei o assunto por encerrado.

Conforme e-mail que recebi do Felipe, ele e seus colaboradores, baseados nas informações que conseguiram com a ajuda dos registros da Puma Veículos e ainda de acordo com a data que o carro foi vendido para a Escuderia AF, chegaram a um numero de chassi que provavelmente teria sido o dele e consequentemente ao numero da carroceria que o chassi em questão teria recebido. 

Isto feito, conseguiram localizar um Puma que tinha aquela determinada numeração de chassi, (nº 1.430.111) e portava em sua carroceria o correspondente nº001, o que os fez chegarem à conclusão que o mesmo seria o histórico veículo que tanto procurávamos.  

Ainda faltava porém uma prova documental que comprovasse, mas mesmo assim o carro foi adquirido do antigo proprietário que não tinha a menor ideia do que poderia ter em mãos....

Em 2015  Felipe Nicoliello já relatava o fato da descoberta do possível Puma da Escuderia AF, em uma matéria intitulada "Especial Puma Volume I" para a revista Fusca & Cia.

Na semana passada porém, me chegou às mãos um documento original da Equipe AF que é altamente esclarecedor sobre a numeração de chassi e motor do primeiro Puma Espartano, procurei então o Leonardo e o informei, tendo o mesmo se comunicado com Felipe e a informação já foi passada ao Sérgio Campos que é o atual proprietário do automóvel.

O DOCUMENTO

É um oficio endereçado à fiscalização do Estado da Bahia, pedindo a emissão de uma nota fiscal avulsa para o Puma ser transportado para o Estado de Pernambuco onde o mesmo participaria de uma corrida, que de fato veio a ganhar, conduzido pelas hábeis mãos de Lulu Geladeira. 

Na correspondência além de ter confirmado o nº 1.430.111 do chassi e BH 54.703 do motor, está inclusa ainda referencia a sete rodas com pneus, dois tambores de gasolina e ferramentas diversas que acompanhariam o veículo. O documento esta assinado pelo ex piloto e sócio da Escuderia AF, Mauricio Fainstein, em nome do qual o carro havia sido faturado pela fábrica.

Uma observação interessante é que este Puma, enquanto esteve em poder da equipe AF, nunca foi licenciado pelo DETRAN, ele saiu da fabrica rodando, com uma licença especial e veio para a Bahia conduzido por Mauricio Fainstein.

A fera finalmente foi encontrada!

Deixo aqui os meus parabéns ao Felipe Nicoliello, ao Leonardo, ao Sérgio e a todos os que ajudaram nesta difícil tarefa de localização deste carro tão valioso para as memórias do automobilismo da Bahia e também do automobilismo brasileiro.


MAURICIO CASTRO LIMA

24 de junho de 2016

Fotografias: Puma Classic e Eduardo Ribeiro

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sexta-feira, 24 de junho de 2016

Veteran no Parque (2)


No sábado dia 2 de julho de 2016, tem o Encontro Mensal de Automóveis Antigos do Veteran Bahia & Convidados. 
O encontro que é na data que se comemora a Independência da Bahia, será no reinaugurado Parque da Cidade a partir das 14 horas.

É um programa para toda a família, vale a pena conferir!




domingo, 19 de junho de 2016

DIA MUNDIAL DO FUSCA




Dia 22 de junho é o dia mundial do Fusca, este fantástico e inesquecível automóvel que participou da vida de tantas pessoas em todo o planeta.

E entre tantos milhões de Fuscas em todo o mundo, muitos famosos e com tantas histórias a contar, este ano escolhemos para homenagear o Antárctica 1, que foi o primeiro automóvel a rodar no longínquo continente gelado.




Aos Fuscas a nossa homenagem!!








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Le Mans 2016 - Alpine





Após 38 anos a Alpine volta a vencer nas 24 Horas de Le Mans (categoriaLMP2), com o Alpine A 460 Nissan e levando novamente o nome de um fabricante francês a uma posição de destaque na famosa corrida de resistência.

O nº36 da Equipe Signatech Alpine, pilotado por Gustavo Menezes, Nicolas Lapierre e Stéphane Richelmi foi o vencedor absoluto da LMP2.




Com uma performance perfeita, o Alpine nº36 dominou de forma convincente a concorrida categoria LMP2, correndo sempre atrás dos protótipos mais potentes da LMP1.
On board do Alpine A 460 Nissan

O Alpine nº 36 fazendo o seu ultimo pit stop


 Rumo à vitória na LMP2
A alegria da torcida francesa pela vitória da Alpine.




 O vitorioso Alpine A 460 Nissan


Equipe Sgnatech Alpine
sede- Bourges, Cher (França)
Carro- Alpine A 460
Motor- Nissan VK45DE com 4,5 litros V8
Potência- 450 HP
Capacidade do tanque de combustível- 75 litros
Peso- 900 Kg
Pneus- Dunlop

Chefe de Equipe- Philippe Sinault
Diretor Esportivo- Lionel Chevallier




Renault Alpine A 442 B, o grande vencedor das 24 Horas 
de Le Mans de 1978












A trinta e oito anos atrás, a espetacular vitória da Alpine
na classificação geral das 24 horas de Le Mans, foi o
maior feito já conseguido pela carismática marca francesa
que foi criada por Jean Rédélé e atualmente pertence à
montadora Renault.




Pos [1]ClassNoEquipePilotosChassis           Voltas       
Motor
1S
+2.0
2França Renault SportFrança Didier Pironi França Jean-Pierre JaussaudRenault Alpine A442B369
Renault 2.0L  V6Turbo
2S
+2.0
6Alemanha Martini Racing Porsche SystemFrança Bob Wollek
Alemanha Jürgen Barth
Bélgica Jacky Ickx
Porsche 936/78364
Porsche Type-935 2.1L Turbo Flat-6
3S
+2.0
7Alemanha Martini Racing Porsche SystemEstados Unidos Hurley Haywood
Estados Unidos Peter Gregg
Alemanha Reinhold Joest
Porsche 936/77362
Porsche Type-935 2.1L Turbo Flat-6
4S
+2.0
4França Equipe Renault Elf Sport CalbersonFrança Guy Fréquelin França Jean Ragnotti França José Dolhem França Jean-Pierre JabouilleRenault Alpine A442A358















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