Translate

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Legendary Silver Arrows: the 1954 Italian GP



 GP da Itália de 1954 - MONZA
  VITÓRIA DA MERCEDES BENZ  FLECHA DE PRATA

        Flecha de Prata de Fangio recebendo a bandeirada da vitória.



Vitória espetacular de Juan Manuel Fangio com Mercedes, seguido pelas duas Ferraris de Mike Hawthorn e Froilán González, depois outra Flecha de Prata com Hans Herrmann e mais uma Ferrari de Maurice Trintignant.
Acompanhe algumas partes da corrida neste histórico vídeo dos arquivos da Mercedes AMG Petronas.

        

Classification/classificação

Pos No Driver/piloto Constructor Laps/voltas Time/Retired

1 16 Argentina Juan Manuel Fangio Mercedes 80 2:47:47.9

2 40 United Kingdom Mike Hawthorn Ferrari 79 +1 Lap

3 38 Italy Umberto Maglioli
Argentina José Froilán González
Ferrari 78 +2 Laps

4 12 Germany Hans Herrmann Mercedes 77 +3 Laps

5 30 France Maurice Trintignant Ferrari 75 +5 Laps

6 42 United States Fred Wacker Gordini 75 +5 Laps

7 10 United Kingdom Peter Collins Vanwall 75 +5 Laps

8 26 France Louis Rosier Maserati 74 +6 Laps

9 18 Italy Sergio Mantovani Maserati 74 +6 Laps

10 28 United Kingdom Stirling Moss Maserati 71 +9 Laps

11 8 Argentina Jorge Daponte Maserati 70 +10 Laps

Ret 34 Italy Alberto Ascari Ferrari 48 Engine/motor

Ret 22 Italy Luigi Villoresi Maserati 42 Clutch/embreagem

Ret 14 Germany Karl Kling Mercedes 36 Accident/acidente

Ret 24 Argentina Roberto Mieres Maserati 34 Suspension/suspensão

Ret 20 Italy Luigi Musso Maserati 32 Transmission

Ret 32 Argentina José Froilán González Ferrari 16 Gearbox/cambio

Ret 6 France Robert Manzon Ferrari 16 Engine/motor

Ret 46 Argentina Clemar Bucci Gordini 13 Transmission

Ret 44 France Jean Behra Gordini 2 Engine/motor

DNQ 20 Italy Giovanni de Riu Maserati
Did Not Qualify/n qualificado

           
   


                       


Pesquisa: Wikipedia, the free encyclopedia. Fotografia : diariomotorsport.com
 Vídeo compartilhado de MERCEDES AMG PETRONAS




quarta-feira, 11 de setembro de 2013

AUTOMOBILISMO BAIANO - A pista da Avenida do Centenário (parte 3)

Continuação


- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO-


Dando continuidade ao túnel do tempo apresentamos a seguir o segundo trecho do circuito, com o efeito comparativo das fotos  atuais nos mesmos locais e sempre que possível nos mesmos ângulos das originais da época.

TRECHO B - da curva do Calabar de dentro, retornando antes do túnel e voltando até o inicio da curva do Calabar de fora.


                                         Circuito da Centenário em 1969.

  Foto 6 original- Puma VW seguido pelo Puma Porsche da Escuderia AF, nos 500 Km da Bahia de 1969.
Foto 7 original- Puma VW da AF seguido do Elgar GT de Brasilia, nos 500 Km da Bahia em 1969.

Foto 8 original- Puma da AF no retorno do túnel (Prova TV Aratu- 1969).

 Foto 9 original- Puma da Carbel de Minas Gerais seguido por um protótipo VW também de Minas e pelo Puma VW da AF - (500 Km da Bahia 1969).

Foto 10 original- Volkswagem protótipo da equipe Curvello (Norte-Nordeste 1969).




O túnel do tempo continua na próxima semana.

AGUARDEM!


ATUALIZADA EM 10/09/2017

Material utilizado na matéria: fotos e desenho do arquivo Old Races, fotos de Carlos Seixas.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Acidente de Lauda em Nurburgring (1976)

Lauda com a Ferrari 312 T2 antes do acidente.

Na semana que vem acontecerá o lançamento mundial do filme RUSH que é baseado na historia real da rivalidade nas pistas entre James Hunt e Niki Lauda, lutando pelo campeonato mundial de Formula 1 de 1976. Como um dos ápices do filme, esta a cena do acidente em Nurburgring que quase tirou a vida de Lauda, após bater violentamente com sua Ferrari que pegou fogo. O austríaco ficou no meio das chamas pouco mais de um  minuto o que lhe deixou marcas em algumas partes do corpo e o rosto desfigurado.

Na sequencia abaixo fotos do resgate alguns segundos após o acidente.








O filme também explora a vida desregrada de Hunt, que até hoje é considerado o maior" bom vivant" e playboy que já passou pela formula 1.
 Veja o vídeo do acidente e também no mesmo link o trailer do filme RUSH.


Vídeo compartilhado do You Tube. Fotografias de publicações antigas sem direitos autorais.

sábado, 7 de setembro de 2013

FORD CORCEL BINO (Parte 3)

Continuação



                               Ford Corcel  Bino coupé.

O primeiro Corcel Bino quatro portas 1969 foi testado e aprovado pela revista Autoesporte.







 Mais um Bino sobrevivente! 

O amigo Erik Von Eye enviou estas fotos do Corcel Bino 1969 que ele comprou e esta reformando, apesar da pintura com faixas dos GTs mais novos ainda tem detalhes que atestam ter sido um Bino legitimo.

 
 O painel é do tipo parcial para colocação direto no carro, vinha nos primeiros modelos Bino baseados no Corcel quatro portas 1969. Volante Formula 1 com logo Bino.

Externamente o motor apresenta o visual Bino, tampa de válvulas, dupla carburação com filtro e mangueiras dos primeiros modelos de 4 portas.

Tampa de válvulas aletada e tampa do bocal de óleo com logo Bino.

Mais Bino nas corridas:

 
Corcel 1969 com mecânica Bino, da equipe CIF de Salvador- Bahia

Curiosidades:

Mensagem e fotografia recebida do leitor Hilton Vaz Pezzoni :
"Envio em anexo a única foto que tenho do Bino 70 preto (placas WB 0356, de Santos), adquirido 0km na Bino e que pertenceu aos meus pais por 4 anos, e que foi vendido em 1974 aos 60.000km, para dar entrada num Alfa 2300.
Eu sou o que está em pé, a esquerda da foto (tirada por minha mãe em 1970 ou 1971) no sítio de meu avô em Paulínia-SP, meus irmãos Hayton e Hilma no teto e meu pai, Hilton Liviero Pezzoni, ainda vivo e bem aos 82 anos, em pé. 
O Bino chegava a 160kph, no velocímetro". 

NOTA DA EDIÇÃO:
O objetivo destas três postagens (FORD CORCEL BINO 1,2 e 3) foi de reunir no mesmo espaço tudo o que já se tinha publicado sobre este ícone do automobilismo brasileiro, que encantou (e continua encantando) toda uma geração de automobilistas.
Acrescentei ao material conhecido de todos, um texto elaborado com base em cuidadoso estudo e pesquisa sobre os Binos.
O assunto continua em aberto para quem tiver novas fotografias e/ou informações e queira compartilhar!

Produzido por MAURICIO CASTRO LIMA  m.castrolima.arq@gmail.com
Material utilizado na pesquisa:Especificações técnicas e folhetos de propaganda originais BINO SAMDACO , anotações, fotografias,desenhos e documentos do acervo do autor, reportagens das revistas QUATRO RODAS,MECÂNICA POPULAR e AUTOESPORTE ,  informações e fotografias coletadas em pesquisas  pela internet., sem indicação de direitos autorais.
           Fotografias de Erik Von Eye e Hilton Vaz Pezzoni.



sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Encontro de Antigos

É amanhã pessoal !!!! IMPERDÍVEL








HOMENAGEM AO UNIVERSO FORD - Encontro Mensal de Veículos Antigos.
Veteran Bahia & Convidados - dia 07 de setembro
SALVADOR  -  BAHIA
 Publicado por Carlos Seixas no Face Book em 06/09/2013

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

AUTOMOBILISMO BAIANO - A pista da Avenida do Centenário (Parte 2)


-HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO-

Continuação


 Começaremos aqui um passeio pelo nosso antigo circuito a partir da linha de largada, em uma volta completa até a última curva, mostrando fotos da época e suas correspondentes atuais numa verdadeira viagem ao....
                                                    

 ....................... TÚNEL DO TEMPO!!!

A seguir observem o mapa do traçado com o lugar de cada foto assinalado e junto, para um interessante efeito comparativo, as fotos atuais tiradas nos mesmos locais das antigas.

Procuramos tirar as novas fotografias nos mesmos ângulos das originais mas nem sempre foi possível pois foram feitas alterações nas curvas, no traçado da pista e em alguns casos árvores cresceram impedindo a visão.
De qualquer maneira, tentamos tirar as fotos o mais próximo possível das originais.

Para exibir as fotos do túnel do tempo dividimos o circuito em quatro trechos, os quais serão mostrados em quatro postagens diferentes ao longo deste mês.



TRECHO A - Início em frente ao atual Habib's indo até mais ou menos a curva antes da saída da rua Barão de Loreto.

                         Circuito da Centenário em 1969.

   Foto 1 original- largada da Prova PAULO LANAT em 19 de julho de 1969.

   Foto 2 original- largada dos 500 km da BAHIA em 10 de agosto de 1969.

                                    Foto 3 original- 500 km da BAHIA em 1969.

   Foto 4 original- Prova PAULO LANAT em 1969.

Foto 5 original- Prova PAULO LANAT em 1969.




O túnel do tempo continua,


                     AGUARDEM !



Material utilizado na matéria: fotos e desenho do arquivo Old Races, foto arquivo Eduardo Ribeiro, fotos de Carlos Seixas.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Le Mans Classic - Group 5 - Incredible Sound



Acompanhe as máquinas sendo levadas para o grid e a fantástica largada das 24 horas de Le Mans na década de 60, o som é de arrepiar!
São carros únicos, de uma época que jamais  voltará.

AUMENTE O VOLUME E CURTA!!!


  Vídeo compartilhado do You Tube