Translate

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

FORD CORCEL BINO (Parte 3)

Continuação



                               Ford Corcel  Bino coupé.

O primeiro Corcel Bino quatro portas 1969 foi testado e aprovado pela revista Autoesporte.







 Mais um Bino sobrevivente! 

O amigo Erik Von Eye enviou estas fotos do Corcel Bino 1969 que ele comprou e esta reformando, apesar da pintura com faixas dos GTs mais novos ainda tem detalhes que atestam ter sido um Bino legitimo.

 
 O painel é do tipo parcial para colocação direto no carro, vinha nos primeiros modelos Bino baseados no Corcel quatro portas 1969. Volante Formula 1 com logo Bino.

Externamente o motor apresenta o visual Bino, tampa de válvulas, dupla carburação com filtro e mangueiras dos primeiros modelos de 4 portas.

Tampa de válvulas aletada e tampa do bocal de óleo com logo Bino.

Mais Bino nas corridas:

 
Corcel 1969 com mecânica Bino, da equipe CIF de Salvador- Bahia

Curiosidades:

Mensagem e fotografia recebida do leitor Hilton Vaz Pezzoni :
"Envio em anexo a única foto que tenho do Bino 70 preto (placas WB 0356, de Santos), adquirido 0km na Bino e que pertenceu aos meus pais por 4 anos, e que foi vendido em 1974 aos 60.000km, para dar entrada num Alfa 2300.
Eu sou o que está em pé, a esquerda da foto (tirada por minha mãe em 1970 ou 1971) no sítio de meu avô em Paulínia-SP, meus irmãos Hayton e Hilma no teto e meu pai, Hilton Liviero Pezzoni, ainda vivo e bem aos 82 anos, em pé. 
O Bino chegava a 160kph, no velocímetro". 

NOTA DA EDIÇÃO:
O objetivo destas três postagens (FORD CORCEL BINO 1,2 e 3) foi de reunir no mesmo espaço tudo o que já se tinha publicado sobre este ícone do automobilismo brasileiro, que encantou (e continua encantando) toda uma geração de automobilistas.
Acrescentei ao material conhecido de todos, um texto elaborado com base em cuidadoso estudo e pesquisa sobre os Binos.
O assunto continua em aberto para quem tiver novas fotografias e/ou informações e queira compartilhar!

Produzido por MAURICIO CASTRO LIMA  m.castrolima.arq@gmail.com
Material utilizado na pesquisa:Especificações técnicas e folhetos de propaganda originais BINO SAMDACO , anotações, fotografias,desenhos e documentos do acervo do autor, reportagens das revistas QUATRO RODAS,MECÂNICA POPULAR e AUTOESPORTE ,  informações e fotografias coletadas em pesquisas  pela internet., sem indicação de direitos autorais.
           Fotografias de Erik Von Eye e Hilton Vaz Pezzoni.



5 comentários:

  1. Mauricio Castro Lima muito obrigado pela postagem sobre o Corcel Bino espero que se Deus quiser eu possa comprar um Corcel 4 portas para o deixar como o Corcel Bino, esse modelo com motor envenenado pela Bino é extremamente raro, vi apenas um vermelho com o painel igual a este, cara meus parabéns pois o seu site é show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado caro Welton, seja bem vindo!
      Quando conseguir comprar o Corcel 4 portas, dê preferência ao modelo standard pois era o que a Bino /Samdaco utilizava para personalizar.
      Na época se precisar de informações pode entrar em contato.
      Um grande abraço.

      Excluir
  2. Como no comentário que teve aqui tu falou no corcel standard ele tem algo diferente na motorização? Ou é igual ao luxo? Tenho um standard 76 e já tive um luxo e pra mim única coisa que teve de diferença é os frisos
    Desculpe minha ignorância

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Bruno,
    Estávamos tratando aqui nos comentários anteriores de como personalizar um Corcel para que fique patacudo com um Corcel Bino dos anos 60. Recomendei ao leitor Welton que partisse de um modelo Standard pois era o que a Bino Sandaco fazia, exatamente por que o de Luxo tinha muitos frisos e acabamentos que fatalmente seriam arrancados na personalização. Com referência à motorização, era igual em todos os modelos, a Bino é que os "envenenava" ao gosto do cliente, para ficar com melhor desempenho.
    Obrigado pelo comentário e seja bem vindo.

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo o comentário acima: "PARECIDO COM O CORCEL BINO"

    ResponderExcluir