Em 19 de outubro de 1969 foi realizado no Autódromo Virgílio Távora no Ceará, os 500 Km de Fortaleza, prova denominada oficialmente de GP do Nordeste.
A corrida foi vencida pela dupla Marivaldo Fernandes/ Luiz Fernando Terra Smith, pilotando uma Alfa Romeo GTA 1600 cc da Equipe Jolly Gancia de São Paulo.
Detalhe interessante é que este carro inicialmente não iria correr, tendo a Equipe Jolly resolvido inscreve-lo de ultima hora, o que desencadeou uma primeira corrida (contra o tempo), onde Luiz Fernando "pilotou" um caminhão F 6000 com a Alfa GTA vencedora na carroceria, em uma verdadeira maratona pela BR 116, conforme conta o próprio Luiz Fernando no texto abaixo:
# A epopeia da viagem São Paulo a Fortaleza #
Alguns amigos como Luis Carlos Carrano, Erik Von
Eye, Jovino Benevenuto Coelho e outros vinham me cobrando há tempos o relato da
viagem que fiz de SP a Fortaleza para participar de uma corrida
automobilística. Em função disto hoje resolvi fazer o relato.
A Jolly; firma sediada em São Paulo na década de
60 / 70 era a representante Alfa Romeu e Ferrari, sendo habilitada também para
fazer a manutenção dos mesmos, e para promover e divulgar a sua marca e os
produtos que representava. Possuía duas Alfas GTA, uma 2000 cc e outra 1600 cc.
para participar de corridas.
Certa ocasião em uma reunião na sua sede em SP.
foi decidido que seria enviada para Fortaleza a GTA 2000 para participar do GP
Nordeste (500 km. de Fortaleza) a ser realizada no dia 19 de outubro de 1969,
tendo como pilotos Emilio Zambelo e Ubaldo Cezar Lolli. Os preparativos foram
feitos com duas semanas de antecedência e o carro foi enviado para lá.
Passada uma semana em outra reunião chegou-se à
conclusão que a prova seria muito mais importante do que se previa e seria uma
oportunidade da Jolly ser mais conhecida nesta região, já que esta prova
contaria com mais equipes do RJ, SP, RG, além de outros estados do norte e
nordeste. Em função disto a Jolly resolveu que a outra Alfa GTA 1600 deveria
participar e os pilotos seriam o Marivaldo Fernandes e Luiz Fernando Terra Smith.
Aí surgiu um problema, que seria o tempo para este carro estar no local da
prova, já que via aérea seria impossível. Assim sendo só restou via terrestre,
mas o tempo era escasso, então de imediato me comprometi a resolver o problema.
Contatei um amigo empresário que sabia ser proprietário de alguns caminhões e
relatei a ele o problema, e de pronto me disse que poderia ir até a fábrica
pegar o caminhão que quisesse e ainda colocaria um funcionário a minha
disposição para o que fosse necessário. Ao chegar á fabrica e analisar a sua
frota de caminhões, percebi que o único em condições de enfrentar os 3200 km ou
mais de estrada até Fortaleza ,era um Ford 6000 a gasolina já que a sua manutenção
preventiva havia sido feita há dois dias.
Peguei o caminhão com o funcionário que havia sido
designado para me acompanhar e me dirigi até a Jolly para colocar a GTA na
carroceria do caminhão com a recomendação que a amarração fosse a mais apertada
possível ,já que enfrentaria longos trechos de serra e seria o tempo todo de PÉ
em BAIXO para tentar chegar lá dentro do prazo.
Peguei a estrada , Pé em Baixo e o carro na
carroceria perfeitamente estável. Ao me aproximar do 1ºposto da polícia fui
logo parado e aí pensei comigo mesmo, estou ferrado, excesso de velocidade,
carteira de motorista que não era para dirigir caminhão etc. Para minha
surpresa o guarda quando viu o carro de corrida logo se entusiasmou e queria
saber tudo a respeito do carro e para onde estava indo. Depois de saciar a sua
curiosidade fui liberado e me desejando uma ótima viagem e sucesso na prova. Lá
fui eu fazendo das tripas coração com este caminhão que bebia uma gasolina que
não estava no gibi. Para encurtar a história fui parado em todos os postos de
fiscalização e respondendo as mesmas perguntas. Depois de 3 dias lá estava eu
em Fortaleza são e salvo sem nem um furo de pneu ou qualquer outro
inconveniente. Resumindo o Marivaldo e Eu ganhamos a corrida e voltei para SP
com o caminhão já em um ritmo de passeio.
Bons tempos e muitas boas histórias.
Abraços aos amigos que queriam saber um pouco mais
desta epopeia.
Luis Fernando Terra Smith
***
RESULTADO FINAL DA CORRIDA:
2º Silvio Toledo Pisa/Rafaele Rosito, Prot. VW, (RS)
3º Alex Dias Ribeiro/João Luis da Fonseca, Prot Camber 2000 (DF)
4º Olavo Pires/Jorge Pappas, AC VW (DF)
5º John Brussel/Jose Luis Bastos , Puma (BA)
6º Carlos Fernandes/Arialdo Pinho, Prot VW (CE)
7º André Gustavo/Luis Carlos Brás, VW (DF)
8º Milton Amaral/Jose Morais, Prot VW (RJ)
9º Enio Garcia/Antonio Martins, Elgar (DF)
10º Waldemar Santos/João Quevedo, Prot VW (CE)
11º Arivaldo Carvalho/Eduardo Pina, Alfa Romeo 1600 (SE)
12º Fernando Ary (CE)/Francisco Lameirão (SP), VW
13º Mario Olivetti/Lair Carvalho, Alfa GTA (RJ)
2 comentários:
Muito boa a matéria. Parabéns Mauricio. Abraço
Obrigado campeão, mas o maior mérito é todo seu, tanto pelas vitórias quanto pelo ótimo relato, eu só fiz ajudar na formatação da matéria.
Grande abraço!
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