Anteriormente já publicamos aqui algumas matérias sobre os protótipos Elva de competições e também sobre o Elva GT, que fizeram sucesso no final dos anos 60 e início dos anos 70, principalmente por terem sido construídos por estudantes de engenharia, de forma totalmente artesanal e em uma simples garagem residencial.
A história começa em 1967, com a ideia surgindo de uma conversa entre Elcio Paiva e Francisco Ribeiro, durante uma disputa com carros de autorama e a inspiração vindo do Ford GT 40 e da Lamborghini P 250, conforme podemos constatar pelas proprias palavras de Chico Ribeiro em um email que nos enviou: Caro amigo Mauricio,sobrevivente de uma era......Estou te mandando este email para vc completar o seu acervo sobre o ELVA. Este anuncio foi quando fomos convidados pela 4 rodas e a primeira viajem do Elva para SP. O Elva tem uma historia que começou em cima de um carro de autorama que eu comprei e foi um sucesso, o FORD GT 40. Elcio com a maluquice falou, vamos construir um carro igual a este, e ai começou a aventura. Paulo Roberto que vc vai ler foi um amigo que acabou sendo contratado pela Ford como estilista e foi para S.P. A primeira cor foi branco, amarelo limão e morreu vermelho. Castrão foi o eletricista e eu o peão de obra juntamente com Elcio. Eu praticamente morava com Elcio pois tínhamos BANDA DE MUSICA, OFICINA, KART e etc. Também sou um sobrevivente pois fiz muita maluquice de moto e fusca era craque no pega para o RIO DE JANEIRO ,kkkkk . Fico por aqui aguardando suas noticias , um abraço CHIQUINHO.
Naquela época Elcio além de estudar engenharia, já era um piloto consagrado no Kart, um dos pioneiros da modalidade na Bahia e contou com a ajuda de mais dois amigos além de Chiquinho Ribeiro, Raimundo Castro e Paulo Roberto Sá dos Santos.
No início de tudo em 1968, a difícil confecção da fôrma em arame, para dai fazerem os moldes em gesso para posterior fabricação das carrocerias.
Em 1969 o Elva GT ainda estava assim, quando Elcio resolveu produzir algumas carrocerias para equipes de competições baianas.
No final de 1969, a equipe Racio/Cobape tinha necessidade de construir um carro mais veloz para as competições, em substituição aos Fuscas que vinha utilizando e encomendou a Elcio a construção do mesmo. Utilizaram os moldes adaptados do GT, sem a capota e montaram em um chassi tubular feito por um polonês chamado Jô, que fabricava Karts.
Em 1970 mais dois protótipos ELVA foram construidos, um para a Equipe Cravo Bauer e o outro para a equipe RM, sendo que o da Cravo Bauer foi montado no atelier da artista plástico Mario Cravo.
ELVA ll da Equipe Cravo Bauer, tinha motor Volkswagen com 1800 cc e foi o segundo carro Elva a ficar pronto em 1970.
O ELVA III da equipe RM em construção, na foto Elcio Paiva e Chico Ribeiro, dentro do carro.
Na sequencia de fotografias abaixo que foram tiradas na rua da garagem de Elcio, no Bairro da Pituba em 1970, temos o ELVA GT ainda inacabado, o Protótipo Elva III em finalização e o Protótipo Elva I da Equipe Cobape que estava sendo recuperado de prováveis avarias que sofreu nas pistas.
O Protótipo Elva III da RM, o terceiro a ficar pronto, na sua estreia nas pistas em 1970 com o piloto Roberto Bahia.
O Protótipo Elva IV da Equipe Cravo Bauer.
Elcio Paiva com o Elva GT no Farol da Barra em Salvador.
MATÉRIA DA REVISTA AUTOESPORTE - 1971
Old Races.blogspot.com
2 comentários:
Eu ajudei a fazer os bancos tenho foto dele em Interlagos.
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