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segunda-feira, 15 de julho de 2013

ELVA, uma História quase esquecida! (Parte 1)



ELVA, uma história quase esquecida!    
    
                                                                            ELVA GT   (ilustração Old Races)

No final da década de sessenta Élcio Paiva, carioca, engenheiro e piloto de Kart, que veio com os pais morar na Bahia, decidiu fazer um carro para uso próprio, baseado nos moldes dos GTs esportivos e de competição que estavam muito em moda àquela época. Para realizar uma empreitada de tal envergadura Élcio contou com a ajuda do amigo e também engenheiro elétrico Raimundo Castro, mais conhecido como “Castrão”. Também participaram da construção do carro os amigos Francisco (Chiquinho) Lima Ribeiro, Paulo Roberto dos Santos e o piloto Lulu Geladeira (mecânica).
O GT usaria o chassi e mecânica Volkswagen como era a maioria dos fora de série brasileiros da época, pois não haviam muitas opções no mercado para servir de base para um projeto de porte como a criação de um automóvel esportivo.
Após a fase inicial de projetos eles começaram a fazer os moldes da carroceria de fibra, na garagem da casa dos pais de Élcio no bairro da Pituba em Salvador.
Além do chassi e da mecânica o ELVA GT herdou dos VW muita coisa da parte elétrica e de acabamentos, tendo algumas peças sido fabricadas com exclusividade para ele, a exemplo de vidros laterais e traseiro, bancos e acabamentos diversos, herdando também dos PUMAS alguns componentes como os limpadores de para brisa.
Os primeiros testes de rua foram um sucesso e o GT agradou em cheio, por onde passava chamava muito a atenção de curiosos e automobilistas de todas as idades. Após os devidos procedimentos técnicos e aprovação no DETRAN o garboso GT, já devidamente emplacado, passou a circular pelas ruas de Salvador enchendo de orgulho os seus projetistas e construtores.
 
Era a época de ouro do automobilismo baiano, a cidade tinha corridas com regularidade e varias equipes de competição sedentas para evoluir dos carros de turismo, preparados para correr na categoria força livre e migrar para a coqueluche do inicio dos anos setenta, que eram os protótipos de corrida.

                                Elcio (à direita) e Chico Ribeiro (dentro do carro), finalizando a construção do Elva da Equipe RM.

No final dos anos 60 e inicio dos anos 70 construíam-se protótipos por todo o Brasil a fora, do Rio Grande do Sul ao Ceará e como não poderia deixar de ser, a Bahia seguiu a tendência do resto do país. Neste contesto, o Elva se encaixou perfeitamente e logo entrou em cena com uma versão sem capota, baseada nas linhas do belo e aerodinâmico GT.  



O ELVA GT,  no antigo Kartódromo do Stiep em Salvador, ainda com a pintura branca, diferente das tonalidades amarelo limão e vermelho com as quais foi pintado posteriormente.

TEXTO CORRIGIDO E ATUALIZADO EM 19/03/2014
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA VER - ELVA UMA HISTÓRIA QUASE ESQUECIDA (PARTE 2):

 https://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/elva-uma-historia-quase-esquecida-parte_15.html

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA VER - ELVA UMA HISTÓRIA QUASE ESQUECIDA (PARTE 3):
 https://oldraces.blogspot.com.br/2014/03/elva-uma-historia-quase-esquecida-parte.html


(Continua na próxima postagem)


2 comentários:

  1. Pena que as fotos não estejam nítidas, mas foi bom ler algo sobre os ELVA, que eu via nas reportagens da época. Muitos construtores talentosos fizeram belos protótipos pelo país afora e ainda fazem, mas a imprensa especializada pouco divulga. Por sorte temos os blogs nos refrescando a memória.

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    1. Caro Mirion Francisco,obrigado pelo comentário. tem razão quanto à pouca divulgação sobre os protótipos de competição que foram produzidos no país por pequenos fabricantes, a maioria deles de "fundo de quintal" mas que mesmo assim fabricaram verdadeiras preciosidades sobre rodas! Aqui no blog eu contei a história dos Elva em 3 partes, na terceira parte tem uma reportagem de Autoesporte sobre o Elva de rua, vale a pena ler.
      Obrigado mais uma vez e seja bem vindo!

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