Translate

terça-feira, 16 de julho de 2013

AUTOMOBILISMO BAIANO - As corridas no Farol da Barra. (Parte 1)


-HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO-

                    

AS CORRIDAS DA BARRA.

Nos anos 50 e inicio dos anos 60, as corridas de carros em Salvador eram no circuito da Barra, largando no Farol da Barra, seguindo pela Avenida Oceânica até o retorno na Rua Airosa Galvão, voltando pela Rua Miguel Bournier, Rua Afonso Celso e chegando novamente ao Farol, com extensão de aproximadamente 2.000 metros.

Neste celebre circuito que já viu ”voar” por suas ruas, carros de ponta a nível mundial para a época, tais como Jaguar XK 120, Ferrari 250 MM, Ferrari 166 MM, Ferrari 250 LM, Maserati, MG, Crisitália e Allard, entre muitos outros, o recorde ficou com Chico Landi pilotando uma Ferrari 250 MM de 3 litros, com o tempo de 01 minuto cravado. 


                                                                        Circuito da  Barra 1960



Largada de uma corrida promovida pelo Automóvel Club do Brasil no inicio dos anos 50. Observem os carros, da para identificar um MG no lado direito e aparentemente um Hilmann ou um Crisitália ao centro e o da esquerda é um protótipo fabricado aqui por Augusto Lima, conhecido como Lima Chapista.

Paulo Lanat com MG.

Lev Smarcevscki com Jaguar XK 120.



Gil Ferreira na curva do Oceania em uma corrida no ano de 1954, notem os tapumes do Oceania, aparentemente ainda em final de construção. 

 
                                                
Ferrari LM 3000cc alinhada para a largada da segunda corrida internacional promovida pelo Automóvel Clube do Brasil, no circuito do Farol da Barra em Salvador Bahia. 
                   


Três Ferrari alinhadas na primeira fila do grid de uma largada em 25 de outubro de 1954, a da esquerda  é uma 250 MM de 3.000 cc de Chico Landi que ficou com o 1º lugar.



 As Ferrari largando, da para imaginar o ronco dos 3 litros, só pelas marcas deixadas no asfalto. 

Observem a fantástica largada de Chico Landi, sumindo pela esquerda da fotografia e deixando para trás a Ferrari 250 MM do piloto português Vasco Sameiro e a Ferrari 225 S de Arthur Souza Costa, que terminou em terceiro lugar. 


 Lulu Geladeira com Jaguar XK 120 .Este jaguar foi batido em uma corrida no Farol da Barra e existe até hoje o chassi com a mecânica, (pertence a Aristóteles Moreira).


  Lulu Geladeira e Paulo Lanat na Barra, junto da Ferrari 250 LM,  com a qual correu na prova de 1954, que foi vencida por Chico Landi com outra Ferrari.



Transporte de alguns carros que vieram correr em 1954, as Ferraris de Chico Landi, Vasco Sameiro e Henrique Casini.


Após um intervalo de alguns anos sem corridas, elas recomeçaram em 1960, aí, já se utilizavam carros brasileiros, principalmente DKW, VW, DAUPHINE, Gordini, Simca e FNM JK.

Nesta época, algumas montadoras brasileiras mantinham departamentos esportivos com equipes de competições e pilotos contratados, usando as corridas como campo de provas para desenvolvimento de seus produtos e ao mesmo tempo para divulgação dos mesmos.

As fábricas que mais se envolveram com o automobilismo foram a Vemag, a Willys Overland e a Simca do Brasil. A FNM - Fabrica Nacional de Motores, entrava de uma maneira semi oficial.

Aqui na Bahia por algumas ocasiões elas se fizeram presentes, principalmente a Vemag e a Simca.


ATUALIZAÇÕES:
NOVEMBRO/2015
SETEMBRO/2021
SETEMBRO/2023

  Continua na próxima postagem.
👇

2 comentários:

  1. Olá Mauricio. Achei fantástico os posts das corridas no Farol da Barra, muito desconhecida da maioria , mas eu tinha uma boa lembrança das matérias da 4 Rodas ,mais as ultimas corridas. De qualquer forma esta pista será muito lembrada pelo menos no seleto grupo que ainda corre on line com o simulador GPL (grand prix legends) pois estou finalizando esse traçado do farol.
    https://gpl-clandestines-trophy.webnode.com/
    Abraço, Jonny'O

    ResponderExcluir