Nos anos 60 o Brasil tinha pouquíssimos autódromos e por isso a maioria das corridas de automóveis era realizada em circuitos de rua, muitos deles improvisados e com muito pouca segurança!
Vou tentar mostrar aqui por meio de fotografias alguns dos mais tradicionais circuitos do país onde se realizavam corridas com uma certa frequência.
Além das capitais e regiões metropolitanas como Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Goiânia, Porto Alegre, Maceió, Teresina, Curitiba, Florianópolis, Natal, Niterói e Fortaleza, algumas outras cidades também tinham suas corridas com certa regularidade, é o caso de Petrópolis, Lajes, Piracicaba, Araraquara, Cascavel, Passo Fundo, Pelotas, Chapecó, Itajaí, Joinville, Blumenau, Joaçaba, Rio Grande, São Leopoldo, Camaquã, Juiz de Fora, além dos circuitos de Ilha do Fundão, Novo Hamburgo, Praias do Atlântico Sul e Teresópolis, entre muitos outros.
Cito aqui também apesar de não ter registros fotográficos, os circuitos de Caxias do Sul -RS, Campinas -SP, Tramandaí -RS, São Francisco - RS, Poços de Caldas - MG, São José dos Pinhais - PR, Caruaru -PE, Torres - RS, Santa Maria -RS e Santos -SP.
Alguns circuitos sediaram provas nacionais importantes e de longa duração como os 1.000 Km de Brasília, as 12 Horas de Lages, os 500 Km da Bahia, as 12 Horas de Porto Alegre, 500 km de Porto Alegre e as 100 Milhas de Belo Horizonte entre outras.
Os circuitos de rua daquela época eram em geral perigosos, sem muitas medidas de segurança que são adotadas nos dias atuais, como muretas de proteção, guard rails etc... Corria-se naqueles tempos em pistas apertadas, com postes e árvores sem as devidas proteções e até em pistas pavimentadas com paralelepípedos.
Alguns deles, a exemplo de Petrópolis que era um dos mais perigosos, ficaram marcados por tragédias e mortes, outros primavam pelo improviso, sem locais adequados para os boxes nem locais seguros para o público que constantemente invadia a pista. Uma das raras exceções foi o circuito da Avenida Centenário em Salvador, que devido a sua posição em um vale, com encostas em quase toda a extensão, permitia ao público ficar em um nível mais elevado em relação ao asfalto e com uma ótima visão da pista.
Na segunda metade da década de 60, foram inaugurados os autódromos do Ceará, do Rio de Janeiro e de Guaporé no Rio Grande do Sul, que vieram fazer companhia ao já consagrado Autódromo de Interlagos na capital paulista, que até então era o único em operação no país.
Circuito da Barra da Tijuca:- Rio de Janeiro
Circuito do Farol da Barra - Salvador
Circuito inaugural de Brasília
Circuito de Blumenau
Circuito do Pici - Fortaleza
Circuito de Brasília
Circuito do Derby - Recife
Circuito da Cidade Universitária - Recife
Circuito do Mineirão - Belo Horizonte
Circuito da Avenida do Centenário - Salvador
Circuito de Lages
Circuito de São Leopoldo - RS
Teresópolis - RJ
Circuito de Camaquã - RS
Circuito de Rio Grande - RS
Circuito de Natal
Circuito de Teresina
Circuito de Piracicaba - SP
Circuito de Araraquara - SP
Circuitos Cavalhada Vila Nova / Pedra Redonda - Porto Alegre
CAVALHADA VILA NOVA
Circuito da Ilha do Fundão - GB
Circuito de Passo Fundo - RS
Circuito de Curitiba
Circuito de Niteroi
Novo Hamburgo - a única foto que temos é deste acidente.
Circuito de Florianópolis
Circuito de Joinville
Circuito de Joaçaba
Circuito de Chapecó
Circuito de Itajaí
Circuito de Maceió
NOTA: Alguns destes circuitos não mudavam de uma corrida para outra, mas alguns tinham o traçado alterado, como é o caso de Piracicaba que alterava constantemente.
MATÉRIA ATUALIZADA EM 07/2022
MATÉRIA ATUALIZADA EM 10/2023
12 comentários:
Parabéns pela postagem e pelo seu trabalho de pesquisa!!!!!
Obrigado piloto!
minha primeira experiência como aprendizado mecânico ao lado de Antonio Ferreirinha foi no circuita da Barra depois o de Niteroi em seguida o Centenário e o de Petrópolis e até hoje estou nessa vida do automobilismo
Parabéns e obrigado pelo comentário!
Parabens !!!
saudades de Piracicaba vendo o Marinho ganhar do Porsche de Marivaldo Fernandes com o DKW 10
lembra de anexar mais um circuito,Campinas ,corrida de fórmula Vê em 1968
Oi, tem como você me responder alguma coisa sobre o de Niterói? Como era o traçado ?
Infelizmente não tenho a planta do traçado de Niterói, caso algum leitor do blog tenha e quiser compartilhar para completar a matéria, é só enviar para m.castrolima.arq@gmail.com ,que
incluiremos.
Obrigado
Obrigado pela informação, incluirei Campinas também.
Parabéns pelo Blog, meu pai - Jose Victorio Castegliani foi criador e presidente do Motor Club Juiz de Fora e realizou duas corridas nas ruas de Juiz de Fora (uma retratado pelo seu Blog) e Km de Arrancada , nos anos 60 - era SHOW!!!!
Obrigado por interagir com o Old Races, seja muito bem vindo..!!
Estou editando o livro de Memórias de CRISPIM, o lendário mecânico da VEMAG-DKW. Vou citar, numa nota sobre circuitos de rua, o seguinte: No BLOG OLD RACES, de Mauricio de Castro Lima, pode ser vista uma ampla pesquisa, publicada em 7 de novembro de 2016 – Os circuitos de rua dos anos 60. https://oldraces.blogspot.com/2016/11/os-circuitos-de-rua-dos-anos-60.html
DE ACORDO?
BOB MEDEIROS, Campinas, SP (professormedeiros@hotmail.com)
Bob Medeiros, pode sim, sem problemas, obrigado por interagir com o Old Races. Com relação a essa publicação, estamos preparando uma atualização com mais informações e mais fotografias.
Abs
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