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sexta-feira, 27 de junho de 2014

Karmann Ghia - veneno dos anos 60




Externamente chamavam a atenção as rodas de tala larga e a pintura feita com pigmento alumínio graúdo semi brilho polido, o que conferia ao carro um visual elegante e fora do comum!

Este Karmann Ghia 1969, foi preparado com veneno usado nas pistas dos anos 60 , numa receita "leve" e adaptada para uso nas ruas!
A originalidade da carroceria foi mantida à exceção do corte dos para lamas traseiros que tiveram pequena modificação pela parte interna e a pintura, na qual foi usado pigmento alumínio graúdo semi brilho.

 Rodas "gauchinhas" aro 13, suspensão dianteira e traseira ligeiramente rebaixadas com  barras estabilizadoras e freios a disco nas quatro rodas.


Internamente tinha o painel preto fosco polido, conta giros até 7.000 rpm, velocímetro até 200 km, marcador de gasolina e manômetro da pressão do óleo, com molduras cromadas em todos os instrumentos.
O estofamento era em courvin e tecido cinza claro e tinha o volante esportivo  forrado em couro grafite, bem como a parte superior do painel.

O motor Volkswagen com 1940cc (Kits 88 mm da marca Cima) tinha cabeçotes de dupla entrada com sedes, válvulas e molas de 39 mm (36 mm as de escape), 02  carburadores duplos Weber 44 IDF, dutos de admissão polidos, comando de válvulas P2 da Puma, eixo virabrequim roletado com 78,4 mm, volante aliviado e balanceado, taxa de compressão 9,5:1 para uso de gasolina com alta octanagem (gasolina azul) .
Escapamento esportivo 4x1 da marca Kadron, com saida para a traseira (próprio para o Karmann Ghia). 
Posteriormente para garantir a durabilidade do motor, foi utilizada uma bomba de óleo duplo corpo com radiador e reservatório externo.
Para completar o conjunto mecânico,uma caixa de marchas nº 2 da Puma, com relação do diferencial 8:31 (longa).
A suspensão dianteira tinha o Kit Puma regulável com estabilizador e a traseira rebaixada também com estabilizador.
 As rodas eram aro 13 de liga leve (modelo gauchinha), com 7 polegadas na frente e 8 polegadas na traseira e o sistema de freios era a disco nas quatro rodas.

Com toda esta preparação o resultado foi um carro muito veloz e estável  para os padrões da época, além de confortável, seguro e muito elegante!


ATUALIZADA EM 10/06/2016

Texto e fotografias: arquivo Mauricio Castro Lima


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