Trezentos e noventa anos depois, Salvador volta a ser invadida pelos Holandeses, não mais em caravelas, não mais para conquistar territórios, desta vez o objetivo é outro, a conquista que eles desejam é a Copa do Mundo de Futebol e os meios utilizados também são outros!
Eles vêm de avião, de navio e até de automóveis e ônibus, trazendo como armas muita alegria e criatividade e sem dúvida conquistaram os baianos pela simpatia e cordialidade!
5 x 1
Ben Oude Kamphuis foi o primeiro a chegar, numa jornada solitária partiu de São Francisco nos Estados Unidos há cinco meses atrás em direção ao Brasil, tendo chegado a Salvador no início do mês a bordo de uma camionete Chevrolet 1959 de 6 cilindros que ele chama carinhosamente de Nellie.
A marcha dos holandeses teve inicio na Praça Municipal em direção ao Pelourinho, formando um verdadeiro tapete laranja no centro da cidade.
A rua da Misericórdia ficou laranja.
O famoso Dutch Orange Bus já em terras baianas, desembarcou de um navio no Rio de Janeiro e veio rodando até Salvador.
Abaixo um Mercedes Benz do início dos anos 70 que desembarcou em New York junto com diversos outros veículos e veio rodando através das Américas até a Bahia!
Os holandeses no Terreiro de Jesus, centro histórico de Salvador.
O Orange Bus no Terreiro de Jesus durante as comemorações do jogo Holanda e Espanha.
A tradicional ORANGE SQUARE foi realizada no Pelourinho no dia da estreia da Holanda na Copa 2014, jogando contra a atual campeã Espanha.
Muito animados e alegres os holandeses juntaram-se a brasileiros e turistas de vários países num clima que lembrava um dia de Carnaval.
Orange Square no Terreiro de Jesus.
Torcedor holandês com a faixa do Esporte Clube Bahia.
Rumo à FONTE NOVA
Torcedores holandeses na Arena Fonte Nova
_________________________________________________________________________________
A odisseia do Dutch Orange Bus:
Da cidade de Breda na Holanda, o Dutch Orange Bus (Ônibus Laranja Holandês) partiu em uma viagem de navio rumo ao porto do Rio de Janeiro.
Pronto para embarque no navio, ao lado do container no qual viajou.
No
dia 6 de junho de 2014, após mais de um mês dentro de um container, o ônibus finalmente
chegou ao porto do Rio de Janeiro.
Os responsáveis pela retirada na alfândega precisaram de ajuda da Embaixada da Holanda para vencer a enorme burocracia brasileira! Na
capital fluminense, aguardaram até a chegada do grupo completo (são vinte proprietários) para então pegarem a estrada rumo a Salvador, esperando a
revanche sobre os espanhóis na sexta-feira, em jogo válido pelo Grupo B.
Após desembarque no Rio de Janeiro e liberação da alfândega.
Rodando em Copacabana.
O veículo que já é uma marca registrada dos holandeses nas Copas, deveria percorrer cerca de 10.000 km em deslocamentos entre as cidades sedes em que a seleção da Holanda deverá jogar, porém na viagem de Salvador para o Rio Grande do Sul, (via Belo Horizonte e São Paulo), quebrou na estrada perto de Betim em Minas Gerais.
Fica a expectativa de que o mesmo possa ser consertado a tempo de prosseguir na jornada dos torcedores holandeses ao longo da copa, por este Brasil a fora!
________________________________________________________________________________
Quase rali, ônibus em navio e estradas: as aventuras de holandeses pela Copa
Clique no link abaixo para ver a matéria do Globoesporte.com
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/holanda/noticia/2014/06/quase-rali-onibus-em-navio-e-estradas-aventuras-de-holandeses-pela-copa.html
Material utilizado na pesquisa de dados e informações- Lancenet.com, R7 Ba, Estadão, Globoesporte, Terra Futebol, Gazeta Press. Fotografias de Gazeta Press, Globoesporte, R7 Ba. Fotografias diversas retiradas de pesquisa na Internet sem indicações de direitos autorais.
COMENTÁRIOS NO FACEBOOK:
- Roberto Passos Silva, Ivan Cravo e Ana Isaura Camelyer curtiram isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário