- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -
A primeira corrida realizada na pista da Avenida do Centenário em Salvador, foi uma prova de Formula V, no dia 05 de maio de 1968.
Foram duas baterias de 40 voltas sendo a primeira vencida pelo BRV nº 50 de Milton Amaral que travou um excelente duelo com Luis Cardassi. A segunda bateria foi vencida por Luis Cardassi que no final terminou desclassificado por irregularidades no motor do seu RIO nº 28.
Abaixo podemos acompanhar o desenrolar da prova passo a passo na excelente reportagem da revista Autoesporte.
A disputa acirrada entre Luis Cardassi e Milton Amaral pela liderança, foi o ponto alto da prova.
Norman Casari ficou em segundo lugar na soma das duas baterias.
Quando veio a chuva foi um verdadeiro festival de rodadas.
Boxes antes da corrida.
Abaixo as paginas da Autoesporte com a reportagem sobre a corrida.
________________________________________________________________________________
Ordem de largada:
1- Ricardo Achcar
2- Norman
Casari
3- Luiz
Cardassi
4- Milton
Amaral
5- Heitor
Peixoto de Castro
6- Albino
Brentar
7- Joffre
Gomes
8- Roberval
Vasconcelos
9- Leonardo
Godói
10- Marcus
Vinicius
11- Lourival
Perez
12- Antônio
Martins
13-Nélson
Bastos
14- José
Silveira Prado
__________________________________________________________________________________ Resultado da 1a bateria:
1- Milton Amaral
2- Luis Cardassi *
3- Norman Casari
3- Norman Casari
4- Heitor
Peixoto de Castro
5- Nélson
Bastos
6- Lourival
Perez
7- Marcus
Vinicius
8- Roberval
Vasconcelos
9- Leonardo
Godói
10-Joffre
Gomes
11- Albino
Brentar
12- José
Silveira Prado
13- Antônio
Martins
Tempo Total - 1h 18m 54s
___________________________________________________________________________________
Resultado da 2a bateria:
1- Luis Cardassi *
* desclassificado por irregularidades no motor
Tempo Total - 1h 18m 54s
Média - 93,96 Km/h
Melhor volta - 1m 50s 1/10
Norman
Casari
Resultado da 2a bateria:
1- Luis Cardassi *
2- Heitor
Peixoto de Castro
3- Norman
Casari
4- Joffre
Gomes
5- Albino
Brentar
6- Marcus
Vinicius
7- Nélson
Bastos
8- José
Silveira Prado
9- Roberval
Vasconcelos
10- Lourival
Perez
11- Leonardo
Godói
12-Antônio
Martins
13- Ricardo
Achcar
* desclassificado por irregularidades no motor
Tempo Total- 1h 18m 7s
Média - 94,68 km/h
Melhor volta - 1m 50 s
Norman
Casari
__________________________________________________________________________________
Resultado oficial das duas
baterias após a desclassificação de Luis Cardassi :
1. Heitor
Peixoto de Castro - BRV nº1
2. Norman Casari - Fitti nº96
3. Milton Amaral - BRV nº50
4. Joffre Gomes - BRV nº5
5. Nelson Bastos - BRV nº16
6. Albino Brentar - Fitti nº11
7. Marcus Vinicius - Fitti nº43
8. Lourival Perez - Fitti nº13
9. Jose Silveira Prado - Fitti nº26
10. Roberval Vasconcellos - Fitti nº25
11. Leonardo Godoi - BRV nº188
12. Antonio Martins - BRV nº 23
2. Norman Casari - Fitti nº96
3. Milton Amaral - BRV nº50
4. Joffre Gomes - BRV nº5
5. Nelson Bastos - BRV nº16
6. Albino Brentar - Fitti nº11
7. Marcus Vinicius - Fitti nº43
8. Lourival Perez - Fitti nº13
9. Jose Silveira Prado - Fitti nº26
10. Roberval Vasconcellos - Fitti nº25
11. Leonardo Godoi - BRV nº188
12. Antonio Martins - BRV nº 23
AB: Ricardo Achcar (Fitti);
Desclassificado: Luis Cardassi (Rio)
Material utilizado na matéria: Reportagem das revistas Autoesporte e Quatro Rodas, Fotografias do arquivo do Automóvel Clube de Salvador.
COMENTÁRIOS NO FACEBOOK:
Nenhum comentário:
Postar um comentário