No Salão do Automóvel de 1970, a Ford do Brasil apresentou um carro conceito baseado no Ford Corcel, que recebeu o sugestivo nome de Ford Corcel Cobra. Este carro que nunca chegou a ser produzido era basicamente um Corcel GT maquiado e com novos equipamentos.
Tinha nova grade
plástica preto fosco com o emblema GT no centro (numa tentativa de imitar o Ford Mustang), rodas de
magnésio Scorro S4 (Mexerica) com 7 polegadas, faróis de iodo, faixas laterais de três cores e logomarcas
Cobra nas colunas laterais.
Na traseira tinha persianas sobre o vidro e um aerofólio pintado de preto fosco sobre a tampa do porta malas.
O interior requintado tinha bancos de courvin em duas cores, volante esportivo e um painel esportivo completo.
Corcel Cobra GT - Abaixo em exposição no Salão do Automóvel.
Material utilizado no post: Fotografias das revistas Quatro Rodas e Autoesporte, Anfavea e Rodas Scorro- texto do Autor.
Atualizada em maio de 2016
Atualizada em maio de 2016
oldraces.blogspot.com - m.castrolima.arq@gmail.com
11 comentários:
Eles poderiam ter levantado a traseira dele. Ficaria bom!
Concordo. obrigado pela observação!
Realmente a Ford na época poderia ter lançado o carro com uma mecânica similar à do Bino, porém não sei os motivos de terem abortado o projeto,além de que o carro era mais completo do que o Corcel GT.
Obrigado pelo comentário.
Se tivesse lançando ele com essa traseira e entrar de ar no capô hoje em dia teríamos um carro super esportivo antigo que daria orgulho
Alguém sabe que fim levou o protótipo exposto no salão , sera que foi destruído ?
Boa pergunta, a maioria dos carros conceito das fábricas brasileiras, com raras exceções, se perderam no tempo, o mesmo aconteceu com diversos carros de corrida brasileiros e também carros que as montadoras utilizaram em testes de resistência. Uma pena, mas naquele tempo não se pensava muito em preservar a história do automóvel e automobilismo.
>Uma pena, mas naquele tempo não se pensava muito em preservar a história do automóvel e automobilismo.
pois é, depois do fim da Segunda Guerra, quando os Ingleses assumiram o controle da semi-destruida fábrica da Volkswagen e iniciar a produção do Volkswagen, o major ivan Hirst conseguiu resgatar/restaura vários protótipos e versões militares do KDF-Wagen, criando uma pequena coleção.
Em entrevista na decada de 80 ou 90 - já em idade avançada, se declarou supreso quanto ficou sabendo que Volkswagen posteriormente deu "sumiço" na maioria destes exemplares.
Obrigado pelo comentário e por interagir com o Old Races.
Poxa Maurício, sou apaixonado por Corcel. Meu pai teve umas 2 Belina 1 (1974 e 1975),1 Corcel GT 1975, este eu gostaria de resgatar para relembrar sua memória. Uma pena eu não ter condições de comprar um. Mas um grande abraço e parabéns pela matéria!
Obrigado, seja bem vindo ao Old Races.
Mas infelizmente as coisas no brasil ficam só no quase ele só ficou na vontade.
Postar um comentário