Translate

sexta-feira, 2 de maio de 2014

FORD Corcel Cobra GT





No Salão do Automóvel de 1970, a Ford do Brasil apresentou um carro conceito baseado no Ford Corcel, que recebeu o sugestivo nome de Ford Corcel Cobra. Este carro que nunca chegou a ser produzido era basicamente um Corcel GT maquiado e com novos equipamentos.


  O Corcel Cobra exposto no Salão do Automóvel de 1970.



Tinha nova grade plástica  preto fosco com o emblema GT no centro (numa tentativa de imitar o Ford Mustang), rodas de magnésio Scorro S4 (Mexerica) com 7 polegadas, faróis de iodo, faixas laterais de três cores e logomarcas Cobra nas colunas laterais.
 Na traseira tinha persianas sobre o vidro e um aerofólio pintado de preto fosco sobre a tampa do porta malas.


O interior requintado tinha bancos de courvin em duas cores, volante esportivo e um painel esportivo completo.


                            Corcel Cobra GT - Abaixo em exposição no Salão do Automóvel.







Material utilizado no post: Fotografias das revistas Quatro Rodas e Autoesporte, Anfavea e Rodas Scorro- texto do Autor.

Atualizada em maio de 2016 

oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

11 comentários:

V8 disse...

Eles poderiam ter levantado a traseira dele. Ficaria bom!

Old Races disse...

Concordo. obrigado pela observação!

Old Races disse...

Realmente a Ford na época poderia ter lançado o carro com uma mecânica similar à do Bino, porém não sei os motivos de terem abortado o projeto,além de que o carro era mais completo do que o Corcel GT.
Obrigado pelo comentário.

Sonois disse...

Se tivesse lançando ele com essa traseira e entrar de ar no capô hoje em dia teríamos um carro super esportivo antigo que daria orgulho

Ernst disse...

Alguém sabe que fim levou o protótipo exposto no salão , sera que foi destruído ?

Old Races disse...

Boa pergunta, a maioria dos carros conceito das fábricas brasileiras, com raras exceções, se perderam no tempo, o mesmo aconteceu com diversos carros de corrida brasileiros e também carros que as montadoras utilizaram em testes de resistência. Uma pena, mas naquele tempo não se pensava muito em preservar a história do automóvel e automobilismo.

Sokol1 disse...

>Uma pena, mas naquele tempo não se pensava muito em preservar a história do automóvel e automobilismo.

pois é, depois do fim da Segunda Guerra, quando os Ingleses assumiram o controle da semi-destruida fábrica da Volkswagen e iniciar a produção do Volkswagen, o major ivan Hirst conseguiu resgatar/restaura vários protótipos e versões militares do KDF-Wagen, criando uma pequena coleção.

Em entrevista na decada de 80 ou 90 - já em idade avançada, se declarou supreso quanto ficou sabendo que Volkswagen posteriormente deu "sumiço" na maioria destes exemplares.

Old Races disse...

Obrigado pelo comentário e por interagir com o Old Races.

Unknown disse...

Poxa Maurício, sou apaixonado por Corcel. Meu pai teve umas 2 Belina 1 (1974 e 1975),1 Corcel GT 1975, este eu gostaria de resgatar para relembrar sua memória. Uma pena eu não ter condições de comprar um. Mas um grande abraço e parabéns pela matéria!

Old Races disse...

Obrigado, seja bem vindo ao Old Races.

Unknown disse...

Mas infelizmente as coisas no brasil ficam só no quase ele só ficou na vontade.

Postar um comentário