A DKW foi fundada em 1916, por Jørgen Skafte Rasmussen, na Saxônia, Alemanha.
DKW Reich 37
As letras DKW significavam inicialmente "Dampf-Kraft-Wagen", carro de força a vapor, isto porque os primeiros produtos fabricados pela empresa eram pequenos motores a vapor. Com o tempo, a DKW passou a fabricar motocicletas e motores a gasolina com ciclo de dois tempos, sendo que alguns foram adaptados para brinquedos, vindo então uma segunda denominação, "Des Knaben Wunsch", o desejo do menino.
Propaganda das motocicletas DKW
A terceira e última denominação "Das Kleine Wunder", a pequena maravilha, permaneceu por muito tempo e apareceu em vários textos promocionais da marca em todo o mundo.
A DKW utilizava como símbolo o brasão mostrado na figura abaixo, com um tom forte de verde com a cor associada à marca.
A Auto Union adotou como símbolo quatro argolas entrelaçadas que representavam as quatro empresas que se uniram no início dos anos 30. A argola mais à esquerda representava a Audi, a segunda representava a DKW, a terceira a Horch e a última, mais a direita, representava a Wanderer.
Atualmente, milhares de saudosistas por todo o mundo colecionam motocicletas e automóveis fabricados pela DKW, que foi um marco na história automobilística.
O símbolo das argolas entrelaçadas foi adotado pela Audi, sucessora das outras três e sobrevive como marca de grande prestigio até os dias atuais.
DKW F 89 1941
DKW F89 Coupé
Em 1953, é lançado o F91, com motor de três cilindros.
O valente motor 1000cc de três cilindros e dois tempos.
DKW F91 1953 Meisterklasse.
Em 1956, são lançados o F93 e o Munga. Nesse ano, a Vemag começa a montar no Brasil uma camioneta derivada da família F91, denominada de Vemaguete. |
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DKW F93 Sonderklasse 1958 e abaixo, o Munga, que na versão brasileira recebeu o nome de Candango. | ||
Propaganda DKW - Vemag no Brasil |
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O DKW produzido no Brasil pela Vemag | ||
DKW sedan 1966 transformado para 2 PORTAS
No Brasil o DKW modelo F93 só foi fabricado na versão sedan com 4 portas. Uma modificação para transformar o sedan em coupé (2 portas), era realizada pela
concessionária Valmac, entre os anos de 1964 e 1967.
Além desta conversão, a Valmac também fazia uma customização e acrescentava sob encomenda, bancos individuais, freios a disco, pintura metálica, alavanca do câmbio no chão, teto solar, faróis auxiliares e preparação do motor.
Além desta conversão, a Valmac também fazia uma customização e acrescentava sob encomenda, bancos individuais, freios a disco, pintura metálica, alavanca do câmbio no chão, teto solar, faróis auxiliares e preparação do motor.
CONTINUA
Material utilizado: Pesquisa- Revista Quatro Rodas
Clássicos nº 12 ,textos de Wikipédia e Vintage World Cars Fotografias retiradas da Internet sem indicação de direitos autorais. Propagandas antigas DKW , AUTO UNION e Vemag.
- Mário Cabral Filho, Ana Isaura Camelyer e Jorge Novis curtiram isso.
- Antonio Justo Couto Mauricio ainda n achei as fotos continuo procurando nas casa dos irmãos e outros abç
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