O nome Abarth é na
maioria das vezes sempre associado à marca italiana Fiat, porém a parceria de maior
sucesso e importância que Carlo Abarth fez no universo automobilístico, foi com a marca francesa SIMCA.
A obra prima deste mago do automobilismo, o Abarth Simca 1300/2000, foi projetado a partir da mecânica do Simca 1000. Abarth construiu uma carroceria muito leve em alumínio que acoplou ao chassi Simca encurtado em 4 polegadas, recebendo inicialmente um motor 1300 de 4 cilindros muito envenenado, que chegava a 140 HP. Com este carro, venceu o Campeonato Mundial de Marcas de 1962.
Posteriormente
com a adoção do motor 2 litros de 4 cilindros, dois cabeçotes com duplo comando
de válvulas e 202 HP, derrotou os poderosos Porsche 904 no European Mountain Climb Challenge
.
FICHA TÉCNICA
Abarth Simca 2000 GT
Potencia : 202 cvCilindrada : 1946 cm³
Consumo: 12 Litros por 100 km
Velocidade máxima: 270 km/h
Na sequencia de fotos abaixo estão detalhes deste fascinante carro que já nasceu com as corridas no seu DNA !
As belas e arrojadas linhas da carroceria tipo berlinetta.
Interior da versão "de rua".
Interior espartano na versão de competições.
O poderoso motor Simca 2 litros, super envenenado pela Abarth.
Detalhe das tampas dos duplos comandos Abarth.
Detalhes dos 2 carburadores duplos horizontais.
Detalhes da suspensão traseira e descarga.
________________________________________________________________________________
O designer automobilístico Carlo Abarth nasceu em Viena na Áustria em 15 de novembro de 1908. Seu nome original de batismo era Karl Albert Abarth. Quando se naturalizou como cidadão italiano, alterou para Carlo Alberto Abarth, que é o equivalente na língua do país que escolheu para viver.
Carlo Abarth faleceu em 24 de outubro de 1979.
Carlo Abarth (15 November 1908 – 24 October 1979), born Karl Albert Abarth, was an automobile designer. Abarth was born in Austria, but later was naturalized as an Italian citizen; and at this time his first name Karl was changed to its Italian equivalent of Carlo.
A ABARTH foi uma das mais importantes montadoras de automóveis de corrida da Itália, foi fundada por Carlo Abarth em 15 de abril de 1949, na cidade de Turim.
_________________________________________________________________________________
Os Abarth Simca no Brasil :
Em nosso país os Abarth tiveram uma importante participação na História do Automobilismo, deixando uma coleção de vitórias quando por aqui competiram.
O Departamento de competições da Simca do Brasil importou três unidades dos Abarth, que foram pilotados pelas mãos habilidosas de Jaime Silva, Ciro Caires, Fernando (Tôco) Martins e Ubaldo Lolli.
O Abarth nº 26 pilotado por Jaime Silva vencendo uma prova.
Os dois Abarth 26 e 44 correndo juntos no circuito de Interlagos
Jaime Silva e o Abarth 26.
Ciro Caires e o Abarth 44.
O terceiro Abarth importado pela Simca do Brasil, foi o que menos correu, teve a carroceria um pouco alongada para receber um motor V8 Tufão de fabricação nacional. Aqui nesta corrida usa o nº 83.
NOTA: É muito comum aqui no Brasil denominarem erroneamente de SIMCA ABARTH, como se fosse um carro produzido pela Simca.
________________________________________________________________________________
Leia a história dos três Abarth Simca que correram no Brasil nos anos 60, clicando no link abaixo:
http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/Simca-Abarth-td4201028i40.html
Clique no link abaixo para assistir um filme antigo (recuperado),do GP IV Centenário em 1965 no Rio de Janeiro, onde os Abarth da Equipe Simca do Brasil enfrentam os Alpines da Equipe Willys, as Alfas GTA da Equipe Jolly Gancia, os DKW Malzoni da Vemag e até uma Ferrari GTO.
https://www.youtube.com/watch?v=BV613pvM4bg#t=135
Material utilizado: Fotografias retiradas da Internet sem indicação de direitos autorais - fotografias da revista Quatro Rodas - fotografias coloridas por Espaço Old Races. Texto do autor, baseado em pesquisas diversas.Vídeo compartilhado do You Tube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário