Translate

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Os primeiros carros do Brasil

O Clement Panhard & Levassor da família Lanat, foi o sétimo auto móvel do país e o quinto com motor a combustão interna, é o único sobrevivente da lista abaixo e está em exposição permanente no belíssimo Museu da Santa Casa da Misericórdia em Salvador Bahia, cidade onde desembarcou em fevereiro de 1901 e nunca mais saiu!

Primeiros carros do Brasil:

1º- 1871 - Auto Móvel a vapor escocês com rodas de borracha, um Thomson Road Steamer - Francisco Antônio Pereira Rocha - BA.


2º- 1893- Peugeot type 3, com motor a combustão - Alberto e Henrique Santos Dumont - SP.

3º- 1897 - Serpollet a vapor de 8 CV - José do Patrocínio - RJ.

4º- 1897 - Benz a combustão interna - Álvaro Fernandes da Costa Braga - RJ.

5º- 1898 - Automobile Peugeot - Tobias de Aguiar - SP

6º- 1900 - Voiturette Decauville de 2 cilindros a combustão interna - Adalberto Guerra Duval - RJ.


7º- 1901 - Voiture Légère Clement Panhard & Levassor a combustão interna - José Henrique Lanat - BA.

8º- 1901 - Rochet-Schneider com motor a combustão interna - Conde Alvares Penteado - SP.


Veja mais clicando no link abaixo:
https://oldraces.blogspot.com/2014/04/salvador-antiga-e-o-automovel-1871-1959.html

NOTA: As imagens dos veículos são meramente ilustrativas, sendo as únicas do verdadeiro carro original, as do Clement Panhard & Levassor da família Lanat.

Matéria corrigida e atualizada em 01/05/2020.

oldraces.blogspot.com

sábado, 11 de janeiro de 2020

Nossa arte!

Um pouco da nossa arte automotiva:
Autor - Mauricio de Castro Lima
Brasileiro, arquiteto urbanista, nascido em Salvador Bahia.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO
oldraces.blogspot.com





Clique no link para ver um pouco mais das nossas pinturas :

https://oldraces.blogspot.com/2019/01/galeria-de-arte-old-races.html?m=1




oldraces,blogspot.com

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

O inesquecível Corcel Bino

De 1969 a 1972 a Bino Sandaco, primeira "Speed Shopp" do Brasil, transformava o pacato e recém lançado Ford Corcel, em um esportivo envenenado e personalizado de acordo com o gosto do cliente.

Veja nos links abaixo as matérias já publicadas anteriormente sobre o Ford Corcel Bino:

PARTE 1
https://oldraces.blogspot.com/2013/08/ford-corcel-bino-parte-1.html

PARTE 2
https://oldraces.blogspot.com/2013/08/ford-corcel-bino-parte2.html

PARTE 3
https://oldraces.blogspot.com/2013/09/ford-corcel-bino-parte-3.html


quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Bizarros...

E quando a gente pensa que já viu de tudo... 







Fotografia compartilhada na Internet, sem indicação de direitos autorais.

oldracesblogspot.com

sábado, 4 de janeiro de 2020

Marinho



Marinho em mais uma de suas muitas vitórias a bordo da carretera DKW nº 10, a mesma que assombrou nas 1000 Milhas de Interlagos em 1961. Na fotografia ele vence uma prova no Circuito do Farol da Barra em Salvador, um mês após as Mil Milhas.

__________________________________________________
Faleceu ontem, dia 3 de janeiro, o ex piloto Mário César de Camargo Filho, o “Marinho”, como era conhecido por todos, foi um dos primeiros pilotos profissionais do país, pilotando pela antiga fábrica Vemag, à qual esteve ligado desde 1958 até a extinção da mesma após ser comprada pela Volkswagen em 1966.
 Com um estilo de pilotar agressivo, era muito rápido e preciso, tendo sido um dos melhores pilotos brasileiros dos anos 60/70, um ícone nas lembranças dos saudosistas, sempre a bordo dos DKW e Malzonis brancos e portando o imponente numero 10. 

Marinho foi um dos fundadores da Lumimari em 1964, empresa que depois passou a se chamar Puma Veículos e Motores, tendo sido também sócio de Milton Mastenguin na Comercial MM (Milton/Marinho) e posteriormente após deixar essas duas empresas, foi sócio da concessionária VW Marinho Veículos, entre outros empreendimentos.
Marinho que completaria 83 anos no próximo dia 15, nasceu no Parana mas morou sempre no Estado de São Paulo e desde os anos 70 adotou a cidade de Ourinhos no oeste paulista, para viver até os dias atuais e onde veio a falecer.
Deixamos aqui a nossa Homenagem a este grande piloto.
Descanse em paz campeão!!!
Old Races


domingo, 22 de dezembro de 2019

Boas Festas!



Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações! 

Old Races
2019/2020

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Uma bela pintura...



 Belíssima pintura que achamos na internet, deixamos de citar o nome do autor por desconhecê-lo.

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Protótipos ALDEE


Os protótipos Aldee ainda são competitivos, mesmo após mais de duas décadas de participações em provas de  endurance brasileiras, em especial as Mil Milhas, na qual já foi campeão.


No próximo dia 21/12/2019 este Aldee estará presente no grid dos 500 km de Interlagos 2019.

Inscritos:
0        Marcelo Coelho/Caio Dias – Fusca 2.0
2        Eduardo Bernasconi/Felipe Pilli – Audi DTCC                                 
6        Caio Lacerda – VW Gol ou VW Passat           
7        Paulo “Loco” Figueiredo/Silvio Zambello – Aldee-VW 2.0                           
10      Roberto Dal Pont/Luiz Abbade – Spyder
12      Mauro Kern                                                                                          
16      Luiz Fernando Baptista/”Kid” Aranha – Ford Maverick V8              
17      Leandro Guerra/Ciro Paciello – Spyder                                         
18      Iures Delfino/Estêvão Alexandre/Rogério Dudu – Sandero RS       
21      Marcelo Ferraz/Thiago Lourenço/Fabiano Rocha – Chevrolet Corsa
22      Erick Grosso/Fernando Kfouri/Luiz Braga – Alfa Romeo 156           
44      Roberto Amaral “Coruja” – Chevrolet Opala                                  
51      Rodrigo Pereira/Renan Casetta/João Barret – Fiat Linea Turbo      
71      Marcelo Servidone/Luís Finotti/Marcelo Fortes – VW B


 O Aldee nasceu para ser um fora de série sofisticado, para uso nas ruas, mas só obteve sucesso mesmo foi como carro de corridas, tanto na sua versão coupé original, como na versão spider.



No link abaixo uma história bem contada desse valente carro de corridas:


http://blogdamilmilhas.blogspot.com/2012/06/prototipo-aldee-20-e-poucos-anos-de-mil.html?m=1

Leia também a história do Aldee clicando aqui:

https://www.lexicarbrasil.com.br/464/



sábado, 14 de dezembro de 2019

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

O Puma Volkswagen 0001

O Puma GT Volkswagen Espartano carroceria nº 0001 e chassi nº 1.430.111, com as placas do fabricante, em uma seção de fotos e filmagens, dias antes de ser entregue à Scuderie AF.
Foi também o primeiro Puma VW a sair da fábrica com motor 1600 preparado para competições e rodas de magnésio. As rodas Scorro modelo “Bôlo de Noiva”, foram fabricadas especialmente para ele e posteriormente incorporadas à linha de produção.

O primeiro Puma Volkswagen fabricado, foi um modelo de corridas, que a fábrica denominou de Espartano.

A carroceria nº 0001 de 1968, não era outro senão o carro da Escuderia AF da Bahia e que entre outros vários feitos, foi o vencedor da prova inaugural do Autódromo Virgílio Távora do Ceará, conduzido pelas hábeis mãos do piloto Lulu Geladeira.
Foi também o primeiro Puma Volkswagen a participar de uma corrida, (500 Km da Bahia em 1968) e também o primeiro a vencer uma corrida, (as 2 Horas de Recife de 1968).



Leia clicando no link abaixo, a história do resgate deste ícone do automobilismo baiano e brasileiro:

https://oldraces.blogspot.com/2016/06/puma-da-af-cacada-ao-felino.html